Índice de Conteúdos
A Síndrome de Tourette é uma desordem de movimento, que causa alguns comportamentos involuntários no corpo. Durante uma crise desse distúrbio, a pessoa com tourette acaba tendo múltiplos tiques e espasmos corporais, os quais não consegue controlar.
Foi o que aconteceu com o cantor Lewis Capaldi durante um show na Alemanha, na terça-feira (21/02). Ele havia revelado seu diagnóstico da Síndrome de Tourette em setembro do ano passado em uma transmissão ao vivo no Instagram.
Infelizmente, a síndrome ainda é bastante incompreendida e pouco falada na sociedade, o que acaba gerando muitas dúvidas nas pessoas. Neste texto, você vai entender melhor sobre ela e o caso do cantor Lewis Capaldi. Acompanhe a leitura!
O que é Síndrome de Tourette?
A Síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico caracterizado por diversos movimentos súbitos, rápidos, repetitivos e involuntários, chamados de tiques, que podem ser vocais ou motores. Esses tiques são classificados como:
- Tique simples: movimentos repetitivos e breves que envolvem um grupo muscular limitado, como movimentos oculares, encolhimento de ombros e sacudir a cabeça;
- Tique complexo: padrões coordenados e distintos de movimentos mais duradouros e que envolvem diversos grupos musculares, como torção no pescoço, caretas ou tiques mais específicos como cheirar algo, tocar objetos e pular.
Quando pensamos em tiques vocais ou fônicos, eles também podem se diferenciar em ações mais simples ou mais complexas e individuais, que até podem ser falar palavras obscenas e vulgares.
Esses movimentos podem ser piores em momentos de ansiedade, nervosismo ou excitação, e até mesmo mais leves durante atividades mais focadas e calmas. Além disso, algumas experiências físicas podem desencadear ou agravar os tiques, tudo depende da individualidade.
Sintomas, diagnósticos e tratamentos da Síndrome de Tourette
A grande maioria dos casos de Síndrome de Tourette apresentam tiques motores como a manifestação inicial. Mas, com o passar do tempo e do desenvolvimento cognitivo da pessoa, esses tiques podem evoluir para algo mais complexo.
Embora sejam um pouco menos frequentes nas pessoas com Tourette, alguns sintomas tornaram a síndrome mais conhecida que são:
- Coprolalia: uso involuntário de palavras obscenas;
- Copropraxia: uso involuntário de gestos obscenos;
- Ecolalia: formulação de repetições de sons, palavras ou frases ditas por outras pessoas.
Assim como no autismo, a Síndrome de Tourette precisa de um diagnóstico médico, feito por neuropediatras e psiquiatras especializados, já que não existe nenhum tipo de exame que possa detectar o distúrbio. Os critérios para o diagnóstico são:
- Tiques motores ou vocais múltiplos que se manifestam durante algum tempo;
- Tiques que ocorrem em salvas (diversas vezes por dia), vários dias ou por um período de pelo menos três meses consecutivos;
- O quadro clínico deve começar antes dos 18 anos de idade.
Pensando em tratamento, é preciso lembrar que a síndrome não é uma doença, e por isso não tem cura. Com as intervenções e terapias comportamentais cognitivas adequadas para cada pessoa, ela pode ser controlada e amenizada.
As estratégias são focadas em treinar as pessoas para monitorarem as sensações premonitórias e os tiques, criando respostas voluntárias fisicamente incompatíveis. Além disso, existem medicamentos que conseguem diminuir a quantidade de tiques e podem melhorar a vida da pessoa.
Mas é importante lembrar que apenas profissionais especializados podem criar qualquer tipo de plano de ação para pessoas com Síndrome de Tourette.
O que aconteceu com Lewis Capaldi?
O cantor Lewis Capaldi, diagnosticado com Síndrome de Tourette em setembro de 2022, teve uma crise durante um show em Frankfurt, na Alemanha. Enquanto cantava a música “Someone you loved” ele começou a ter uma crise, com diversos tiques específicos.
Nesse momento ele ainda tentou continuar, mas acabou se afastando do microfone por não conseguir controlar os movimentos involuntários de seu corpo. Foi então que a plateia continuou a música em coro, ajudando-o durante a crise.
É possível ver o momento em que os fãs ajudam Lewis durante sua crise na apresentação em diversos vídeos nas redes sociais, como esse, publicado na conta de uma mãe atípica.
Não fazia muito tempo que o cantor tinha revelado seu diagnóstico para o público, durante uma transmissão em seu Instagram. Ele contou que “está aprendendo novas maneiras de lidar com a síndrome o tempo todo”.
No ano passado, durante uma apresentação no programa “The Jonathan Ross Show” ele disse que descobrir que tinha Tourette foi um “grande alívio”, após viver anos no escuro sobre o transtorno.
“Eu tenho Touterre. Eu não queria que fosse uma grande coisa. Eu me contorço muito e meu omrbo esquerdo sobe e eu faço isso com a cabeça.”
Vale ressaltar que reprimir as crises e tiques de uma pessoa com Síndrome de Tourette é bastante prejudicial, gerando mais frustração e até mesmo piorando o momento. Por isso, o ideal é conversar com a pessoa, ter respeito e empatia durante a interação.
Se você quer saber mais sobre neurodiversidade e entender a relação com o TEA, acesse nosso conteúdo sobre esse tema:
Neurodiversidade e autismo