NEWS

Letícia Sabatella revela diagnóstico de autismo: "foi libertador"

Aos 52 anos, a atriz Letícia Sabatella compartilhou sua jornada pessoal ao revelar que foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta. A atriz compartilhou sobre o assunto no Podcast Papagaio Falante.

A atriz explicou que a descoberta foi feita com a ajuda de uma médica especializada em psiquiatria e neurologia, e que ela ainda está entendendo sobre o diagnóstico e essa jornada pessoal consigo mesma.

Durante o podcast, ela afirmou que "o autismo é um assunto sobre o qual ainda não me sinto totalmente preparada para discutir em profundidade, já que não tive tempo de estudá-lo a fundo", mas que o diagnóstico lhe trouxe outra perspectiva sobre si mesma e a forma que se relaciona com o mundo.

Ela mencionou que sua escolha pela arte e teatro foi sua maneira de lidar com a hipersensibilidade e a perspectiva única que o TEA lhe trouxe

"Foi meu mecanismo para, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade", contou a atriz.

Apesar do autismo ser diagnosticado, na maioria das vezes, ainda na infância, existem muitas pessoas que recebem o diagnóstico tardio, como na adolescência ou na vida adulta.

O diagnóstico de autismo em adultos é um passo importante para muitos, pois ajuda a entender melhor suas experiências e características únicas, e a encontrar profissionais que ofereçam apoio nessa jornada.

Quer saber mais sobre diagnóstico tardio do espectro autista? Acesse nosso blog: