Mitos e verdades do autismo

7 mitos e verdades sobre autismo 

Apesar de muitas informações científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) serem cada vez mais divulgadas, ainda existem muitos mitos que atrapalham a veiculação de informações verdadeiras.Vamos conhecer os mais falados?

Não existe nenhuma comprovação científica a respeito dessa informação!  Pelo contrário, a vacinação é super importante para a saúde de todas as pessoas do mundo!

1- Vacinas causam autismo 

2- Falta de carinho dos pais causam autismo

Essa informação é tão absurda, mas pessoas cuidadoras e familiares podem se culpar pelo autismo das crianças, e isso não é verdade! Os pais não têm culpa nenhuma sobre o autismo em seus filhos, e o autismo não tem nada a ver com a falta de amor.

3- Pessoas autistas vivem em seu próprio mundo

Não! O TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, por isso precisam de intervenções para desenvolverem essas habilidade. Aliás, nenhuma pessoa se desenvolve como a outra: somos todos diferentes.

Mentira! Cada pessoa (típica e atípica) possuí uma forma e tempo de aprendizado, todas as pessoas têm a capacidade de aprender e desenvolver dentro dos próprios limites. Por isso é tão importante buscar por intervenções que se conectam com a pessoa autista e impulsionam o desenvolvimento.

4- Autistas não aprendem

5 - Traumas psicológicos causam autismo?

 As causas do autismo ainda estão sendo estudadas, mas sabe-se que a genética e o ambiente têm grande influencia no transtorno de neurodesenvolvimento. Vale lembrar também que autismo não é doença!

Existe sim intervenções para potencializar o desenvolvimento de pessoas autistas, que são realizados por uma equipe multiprofissional sendo: psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais e outros.

6- Não existe tratamento para TEA

7- Autistas devem frequentar espaços especializados

Autistas podem frequentar espaços regulares. Por exemplo, jovens são capacitados a cursar universidades e adultos a trabalhar no mercado comum. A inclusão é muito importante para o desenvolvimento da pessoa com TEA!

Gostou do conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e conferir nossa postagem que abrange mais mitos sobre autismo!