news

Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com  a música!

Jacob, um jovem de 19 anos com autismo, por muito tempo só conseguia dizer duas palavras: 'comer' e 'sim', mas durante a pandemia, com o apoio de sua família, Jacob aprendeu a digitar e descobriu que tinha uma incrível sinfonia em sua mente.

Segundo o pai de Jacob, Paul Rock, em entrevista para o Fantático, "quando Jacob aprendeu a teclar, ele mostrou que sabia ler e soletrar. Em um mês, ele trocou material de terceira série pelo nível universitário."

Ainda segundo o Fantástico:  "Jacob é também um poeta, e suas palavras refletem sua jornada: 'sou um prisioneiro no meu próprio corpo, mas estou saindo em grande estilo.' Ele descreve a música de maneira única".

"Suas suposições estão erradas. Sou um prisioneiro no meu próprio corpo, mas to saindo em grande estilo". Diz um dos poemas de Jacob.

Com a ajuda de seu amigo Rob Laufer, suas instruções se transformaram em uma partitura. Agora, Jacob pode expressar sua criatividade de forma surpreendente, destacando a importância da comunicação alternativa para pessoas com autismo.

Além disso, Jacob demonstrou uma incrível capacidade de memória e seu medo da morte de seus pais. Sua história nos mostra o poder da comunicação alternativa e como o estímulo e apoio podem fazer a diferença na vida de pessoas com autismo. 

Na reportagem do fantástico, Rob contou que ficou surpreso ao acompanhar o desenvolvimento de Jacob. "Ninguém fazia ideia do que ele pensava. Agora, depois que eu li o trabalho dele, a poesia... Fiquei impressionado. Então, comecei a fazer perguntas e me emocionar", diz Rob.

A conexão de Rob e Jacob deu super certo! E mesmo com correções nas digitações e também nas pautas musicais, a comunicação do adolescente autista com a família e amigos se tornou ainda mais acessível e funcional.

Para saber mais sobre a importância comunicação alternativa para pessoas autistas, acesse o blog da Genial: