Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
CAA: menina autista com papel contendo letras alfabéticas.

CAA e autismo: A importância da comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento da criança com TEA

Muitos pais e pessoas cuidadoras buscam entender qual a ligação entre CAA e autismo, já que a Comunicação alternativa e aumentativa é uma ferramenta voltada para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que enfrentam dificuldades na comunicação verbal e buscam desenvolver suas habilidades de fala e linguagem.

Isso porque o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo, caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos.

Dessa forma, essas dificuldades podem incluir atraso ou dificuldade na fala, falta de compreensão do que é dito ou até mesmo a ausência de desenvolvimento da linguagem.

Neste artigo, exploraremos como a CAA e autismo estão ligados, e de qual maneira essa estratégia pode fazer uma diferença notável na vida dessas crianças e de suas famílias. Continua a leitura!

O que é CAA?

profissional da fonoaudiologia aplicando CAA com criança em sessão

A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) é um conjunto abrangente de estratégias e recursos que auxiliam indivíduos com dificuldades na comunicação verbal a expressarem pensamentos, necessidades e emoções de forma eficaz.

Para isso, são utilizados sistemas de comunicação que não são essencialmente verbais vocais (como a fala), e que podem ou não ter algum tipo de recurso como auxílio.

Com isso, existem suportes visuais que podem ajudar no desenvolvimento infantil para auxiliar no processo de comunicação, fala, linguagem e alfabetização como:

  • Símbolos;
  • Dispositivos eletrônicos;
  • Imagens;
  • Comunicação por gestos e
  • Aplicativos de comunicação.

Essas estratégias são extremamente importantes para que o desenvolvimento da criança autista ocorra de maneira saudável, sendo muitas vezes crucial para a inclusão escolar, estabelecimento de relações sociais e aprendizado de novas habilidades.

Mas é importante lembrar que: assim como qualquer outro conjunto de intervenções, a implementação da CAA deve ser feita por meio da avaliação por uma equipe multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, para garantir que as necessidades da pessoa no espectro sejam atendidas.

CAA e autismo: Como essa estratégia pode ajudar?

mulher e criança fazendo exercícios de fala

Quando pensamos em CAA e autismo, vemos que essa estratégia desempenha um papel fundamental, uma vez que muitas crianças com TEA enfrentam desafios específicos na comunicação, tornando a expressão de seus pensamentos e sentimentos um desafio complexo.

São várias as possibilidades dentro da CAA e autismo para auxiliar as crianças no espectro a melhorarem suas habilidades tanto de expressão como de compreensão, e de comunicação em geral com outras pessoas. Entre seus principais benefícios podemos destacar:

  • Auxilia na expressão de desejos, sensações, ideias e sentimentos;
  • Ajuda no desenvolvimento da fala;
  • Aprendizado de palavras iniciais;
  • Contribuição na inclusão escolar;
  • Diminuição de comportamentos desafiadores ou agressivos;
  • Incentivo do contato visual;
  • Melhora na compreensão das palavras;
  • Redução do estresse e frustração.

Quais os benefícios da CAA no desenvolvimento infantil?

criança e fonoaudióloga em sessão de terapia da Genial Care

A comunicação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano. Ela serve como alicerce para o aprendizado, a interação social e a compreensão do mundo ao nosso redor.

Precisamos lembrar que a comunicação vai além da fala, por isso a ligação da CAA e autismo, ajuda crianças que frequentemente enfrentam dificuldades na comunicação verbal e na compreensão da linguagem.

A fala é a nossa maneira de transmitir palavras e sons, mas sua compreensão é individual. A linguagem vai além, incluindo a distinção entre sílabas e letras, e pode ser desafiadora para crianças autistas que podem pronunciar palavras, mas lutam para formar frases com sentido. Já a comunicação, por sua vez, engloba a troca de informações por meio de fala, linguagem, gestos, posturas e expressões faciais.

A Comunicação Aumentativa e Alternativa faz parte da comunicação multimodal, que oferece diversas formas de se comunicar além da fala, como a comunicação escrita, pelo olhar e gestos.

Assim, CAA e autismo se conectam como uma forma essencial para superar barreiras e estimular um desenvolvimento mais completo.

1. Expressão de necessidades e emoções

A CAA permite que as crianças expressem suas necessidades mais básicas, como fome, sede, dor ou desconforto emocional. Essa capacidade de comunicação reduz a frustração e o estresse, melhorando significativamente a qualidade de vida da criança e dos cuidadores.

2. Aprimoramento da compreensão

Utilizando símbolos visuais, auditivos ou táteis, a CAA ajuda as crianças a compreenderem melhor as informações ao seu redor. Isso inclui seguir instruções simples, compreender histórias e participar de atividades educacionais.

3. Facilitação da interação social

A CAA promove interações sociais mais significativas, permitindo que as crianças com TEA se conectem com seus pais, familiares e colegas de forma mais eficaz. Isso fortalece os laços emocionais e ajuda a criança a se sentir mais integrada em seu ambiente social.

4. Estímulo ao desenvolvimento acadêmico

A comunicação é a base do aprendizado. A CAA pode ser uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento acadêmico e cognitivo das crianças com autismo, apoiando o acesso a conteúdo educacional e a participação em atividades de aprendizado.

Conclusão

Quando pensamos em CAA e autismo, entendemos que estamos falando de uma ferramenta incrivelmente valiosa para crianças no espectro. Ela desempenha um papel muito importante ao facilitar a comunicação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

À medida que pais e profissionais buscam maneiras de apoiar o crescimento e o bem-estar de crianças com TEA, a CAA deve ser considerada como um recurso essencial que pode ajudar a desbloquear todo o potencial dessas crianças excepcionais.

Assim como qualquer estratégia de ensino de novos comportamentos, ao iniciar o uso de alguma ferramenta de comunicação alternativa e aumentativa, é necessário que haja uma avaliação por toda equipe para ser oferecida a melhor alternativa para a criança.

E isso só é possível por meio de uma análise funcional individualizada do caso, isto é, somente analisando quais são as dificuldades daquela criança e quais são os comportamentos que ela já emite, que é possível escolher de maneira adequada a melhor estratégia.

Já temos um conteúdo completo aqui em nosso blog sobre os desafios da Comunicação Alternativa no autismo, vale muito a pena ler e continuar aprendendo:

Os desafios da Comunicação Alternativa no autismo

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso