Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
Prática baseada em evidências: bebê está com fones de ouvido e sorrindo

Prática baseada em evidências para o autismo

Ao explorarmos essa abordagem, mergulharemos no mundo da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e compreenderemos a importância de práticas embasadas na pesquisa para um desenvolvimento saudável e positivo.

Nesse momento, as pessoas cuidadoras começam a procurar por ajuda e técnicas de ensino e aprendizagem que vão auxiliar no desenvolvimento dos pequenos, garantindo oportunidades de aprendizagem eficientes.

Mas afinal, o que significa dizer que uma intervenção é feita com uma Prática Baseada em Evidências? Como entender se as estratégias são realmente pautadas nas PBEs e como identificar o progresso da pessoa com autismo enquanto passa por esse tipo de terapia?

Sabemos que o assunto pode trazer inúmeras dúvidas, especialmente para famílias de primeira viagem que ainda não sabem muito sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Por isso, criamos esse texto para te explicar os detalhes mais importantes sobre intervenções que têm base em evidências científicas e como elas funcionam, na prática. Confira!

O que é Prática Baseada em Evidências Científicas?

terapeuta em consulta com criança e pai

A importância da Prática Baseada em Evidências (PBEs) faz parte da trajetória de muitas famílias ao receber o diagnóstico de autismo. Com elas, é possível proporcionar uma intervenção estruturada e eficaz para crianças com autismo, garantindo resultados baseados em ciência.

Mas primeiro, vamos começar pelo básico. Afinal de contas, o que é uma prática baseada em evidências científicas?

Esse termo é usado para determinar um conjunto de procedimentos para os quais os pesquisadores forneceram um nível aceitável de pesquisa que mostra que a prática produz resultados positivos para crianças, jovens e ou adultos com TEA.

Nesse caso, podemos dizer que a utilização desses resultados de pesquisas, por exemplo, serve como ferramenta para atingir a evolução com as necessidades do indivíduo. Ou seja, não é um “achismo” – funciona mesmo e é comprovado!

Em 2014, a Associação para a Ciência no Tratamento do Autismo (ASAT, na sigla em inglês), publicou o Evidence-based Practices for Autism, que analisou 20 anos de intervenções para TEA em diversas áreas relacionadas à Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

E com isso identificou a existência de 28 práticas baseadas em evidências para o TEA que atingiram todos os critérios propostos pela revisão. Destas, 23 eram baseadas nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

O que é ABA e como ela funciona?

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA do inglês Applied Behavior Analysis) é a parte prática (ou aplicação) das técnicas da Análise do Comportamento (AC).

A ABA se concentra na compreensão e modificação do comportamento, utilizando técnicas específicas para promover habilidades sociais, de comunicação e funcionais.

Essa ciência é individualizada, considerando as necessidades únicas de cada criança, estruturada com estratégias para incentivar o aprendizado e a generalização das habilidades adquiridas.

Isso quer dizer que profissionais que atuam com ela devem seguir alguns passos para implementar a intervenção:

  • Desenvolver um estudo individual de cada pessoa: conhecer seu contexto, as habilidades que já adquiriu e aquelas que precisa aprender e também entender mais sobre seu núcleo familiar e rotina;
  • Elaborar estratégias: a partir da análise inicial, desenvolver um plano de intervenção que possa ajudar no desenvolvimento de habilidades e na redução de comportamentos desafiadores, quando necessário. E com comportamentos desafiadores, nos referimos às crises no autismo e não às estereotipias;
  • Medir o progresso e promover a generalização: é também dever da equipe que atua com a pessoa avaliar seus aprendizados e compartilhar tudo com a família. Além de ensinar estratégias que as pessoas cuidadoras devem aplicar no dia a dia para promover a generalização, ou seja, o ensino de habilidades em todos os contextos no qual a pessoa está inserida.


Isso porque, para uma terapia ser de fato baseada em ABA, ela precisa ter algumas características:

  • Ser focada no ensino de habilidades relevantes;
  • Garantir que elas sejam usadas na rotina, fora da sessão.

Apesar de ser indicada para o autismo, a ciência ABA não é indicada apenas para pessoas com TEA, já que suas estratégias podem beneficiar pessoas em diferentes contextos e situações. Um bom exemplo do seu uso é em escolas e na psicologia organizacional em empresas.

Prática Baseada em Evidências recomendadas para o autismo

terapeuta ABA e criança em atendimento
Terapeuta Genial Care

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática baseada em evidências é recomendada para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente autistas.

Essas abordagens são orientadas por pesquisas sólidas e resultados mensuráveis, o que garante uma intervenção embasada e confiável. Dentro desta categoria, encontram-se ferramentas como:

Intervenção baseada em antecedentes

As intervenções baseada em antecedentes são uma organização de eventos ou circunstâncias que precedem uma atividade ou demanda a fim de aumentar a ocorrência de um comportamento ou levar à redução dos comportamentos desafiadores.

Comunicação alternativa e aumentativa

A CAA ou comunicação alternativa e aumentativa são um conjunto de intervenções usando e /ou ensinando o uso de um sistema de comunicação que não é verbal/vocal que pode ser auxiliada (por exemplo, dispositivo, livro de comunicação) ou sem ajuda (por exemplo, linguagem de sinais).

Intervenção de Momentum Comportamental

A Intervenção de Momentum Comportamental é uma série de solicitações que começam levando a pessoa a realizar coisas simples e/ou mais desejadas, criando um momentum que reforça engajamento e diminui a resistência de engajar em algo indesejado. Assim, a solicitação indesejada tem mais possibilidades de ser cumprida.

Estratégias instrucionais Cognitivas-comportamentais

As estratégias instrucionais Cognitivas-comportamentais são instruções sobre gestão ou controle de processos cognitivos que conduzem a mudanças de comportamento social ou acadêmico.

Reforçamento Diferencial de comportamento(DRA, DRI, DRO)

Os reforçamentos diferenciais de comportamento são um processo sistemático que aumenta o comportamento desejável ou a ausência de um comportamento indesejável, fornecendo consequências positivas para demonstração/não demonstração de tal comportamento.

Estas consequências podem ser fornecidas quando o aluno está: a) engajado em um comportamento desejado específico diferente do comportamento indesejável, b) envolvido em um comportamento que é fisicamente impossível de fazer enquanto exibe o comportamento indesejável, ou c) não se envolve no comportamento indesejável.

DRA – Reforço Diferencial de Comportamento Alternativo

No DRA temos a liberação do reforço depois de uma ou mais ocorrências de um comportamento particular, que seja treinado ou ensinado, e não necessariamente seja incompatível com a conduta comportamental indesejada.

DRI – Reforço Diferencial de Comportamento Incompatível

Este tipo de reforçamento diferencial representa a liberação do reforço depois de uma ou mais ocorrências de um comportamento que seja incompatível com o comportamento inadequado.

DRO – Reforço Diferencial de Outros Comportamentos

O DRO constitui a liberação do reforço após um determinado intervalo de tempo, no qual o comportamento inadequado não é feito, reforçando qualquer outra conduta que não seja aquela que se pretende diminuir a frequência ou extinguir.

Ou seja, durante essa estratégia escolhemos qualquer outro comportamento diferente do que é considerado inapropriado para realizarmos um reforçamento durante um tempo.

Instrução direta (DI)

A Instrução Direta é uma abordagem sistemática de ensino usando uma sequência instrucional com um pacote com protocolos ou lições em script. Enfatiza o diálogo do professor e do aluno por meio de respostas independentes dos alunos, e emprega correções de erro sistemáticas e explícitas para promover o domínio e a generalização.

Ensino por tentativas discretas

A ABA estruturada ou ensino por tentativas discretas pode ser usado para ensinar uma nova habilidade ou comportamento por meio de uma abordagem instrucional com tentativas em massa ou repetidas com cada tentativa consistindo na instrução/apresentação do professor, a resposta da criança, uma consequência cuidadosamente planejada e uma pausa antes de apresentar a próxima instrução.

Exercício e movimento

O Exercício e Movimento (EXM) pode ser entendido como um conjunto de intervenções que usam o esforço físico e as habilidades motoras específicas/técnicas de movimento consciente para direcionar várias habilidades comportamentais de uma pessoa.

Com ele, é possível melhorar a aptidão física e aumentar os comportamentos direcionados. Ou seja, usamos a coordenação específica de um indivíduo, ações que fazem com que ele realize determinada atividade consciente, como chutar uma bola ou levantar o braço, para direcionar suas habilidades comportamentais, aquelas que permitem a interação interpessoal.

Extinção

A Extinção é um princípio comportamental que pode ser usado para diminuir ou eliminar um comportamento interferente, eliminando ou retendo as consequências que o provocam. Com ele, focamos na diminuição de comportamentos desafiadores das crianças, como fazer birras, gritar, chorar, se jogar no chão, se arranhar, entre outros.

Avaliação funcional

A Avaliação funcional é uma forma sistemática de determinar a função ou motivo de um comportamento para que um plano de intervenção eficaz possa ser desenvolvido. Nessa prática baseada em evidências a pessoa fica exposta a quatro condições diferentes para determinar em qual delas ele continuará se comportando da mesma forma.

Treinamento de comunicação funcional

Esse treinamento pode ser usado para substituir comportamentos desafiadores por comportamentos comunicativos mais apropriados e eficazes.

Modelação

A Modelação é usada para demonstrar visualmente uma habilidade ou comportamento para um aluno. Demonstração de um comportamento alvo desejado que resulta no uso do comportamento do aluno e que leva à aquisição do comportamento alvo.

Musicoterapia

A Musicoterapia é uma intervenção que incorpora canções, entonação melódica e/ou ritmo para apoiar a aprendizagem ou desempenho de habilidades/ comportamentos. Isso inclui musicoterapia, assim como outras intervenções que incorporam música para abordar habilidades específicas.

Intervenção naturalística

A Intervenção naturalística ou ABA naturalista, como também é conhecida, consiste na aplicação de princípios de análise comportamental aplicada durante as rotinas e atividades diárias de um aluno para promover, apoiar e encorajar naturalmente habilidades / comportamentos alvo.

Intervenções implementadas pelos pais

A implementação pelos pais de uma intervenção para seu filho que promova sua comunicação social ou outras habilidades, ou diminua seu comportamento desafiador. Fazem parte dessa categoria tanto intervenções para alguns aspectos centrais do TEA, quanto intervenções para comportamentos desafiadores.

Instrução e intervenção mediada por pares

A Instrução e intervenção mediada por pares apoia interações sociais positivas e significativas entre pares e alunos com autismo. Com ela os pares promovem diretamente as relações sociais das crianças com autismo, entre outras habilidades e objetivos individuais de aprendizagem.

O adulto organiza o contexto social (grupos de brincadeiras, e contatos sociais) e quando necessário fornece suporte (fornece sugestões e reforço) às crianças com autismo para que elas possam interagir com seus pares.

Reforço

O Reforço é usado para aumentar as chances de um aluno com autismo a usar uma habilidade ou comportamento alvo. Chamamos de reforçadores todas as consequências de um comportamento, que aumentam as chances dele voltar a ocorrer no futuro. Eles podem ser itens, objetos, interações ou atividades que acontecem como consequência de uma resposta, e variam de pessoa para pessoa.

Dica

As dicas são uma forma de assistência verbal, gestual ou física dada aos alunos para apoiar eles a adquirem ou se envolverem em um comportamento ou habilidade direcionado.

Bloqueio de respostas e redirecionamento

O Bloqueio de respostas e redirecionamento funciona como uma introdução de um comentário ou outras distrações quando um comportamento de interferência está ocorrendo. É projetado para desviar a atenção do aluno longe do comportamento interferente e resulta em sua redução.

Autogestão

A Autogestão funciona como uma instrução com foco em alunos que discrimina comportamentos apropriados e inadequados, monitora, com precisão, e registra seus próprios comportamentos, recompensando o comportamento adequado.

Integração sensorial

As estratégias de Integração sensorial são intervenções que visam a capacidade de uma pessoa de integrar informações sensoriais (visual, auditiva, tátil, proprioceptiva e vestibular) de seu corpo e ambiente, a fim de responder usando um comportamento organizado e adaptativo.

Narrativas sociais

As Narrativas sociais ajudam os alunos com autismo a compreender as situações sociais e oferece exemplos de como responder nesse contexto.

Treinamento de habilidades sociais

O Treinamento de habilidades sociais se refere à instrução dirigida por adultos usada para ensinar aos alunos maneiras de participar de forma adequada e com sucesso em suas interações com outras pessoas.

Análise de tarefas

A Análise de tarefas divide habilidades ou comportamentos-alvo complexos em etapas menores. Os membros da equipe então trabalham com o aluno para ensinar sistematicamente as etapas individuais.

Instrução e intervenção auxiliada por tecnologia

As Instrução e intervenção auxiliada por tecnologia referem-se à instrução ou intervenção em que a tecnologia é o recurso central de apoio à aquisição de um objetivo para o aluno.

Atraso

O Atraso é uma prática usada para diminuir sistematicamente o uso de dicas durante as atividades de instrução, usando um breve atraso entre o instrução e a dica.

Videomodelagem

A Videomodelagem ajuda na demonstração do comportamento/habilidade gravada em vídeo para auxiliar o aluno na aprendizagem dessa habilidade

Suportes visuais

Os Suportes visuais são uma estratégia de exibição visual que ajuda o aluno a se envolver em um comportamento ou habilidades independentes de ajudas adicionais.

Conclusão

A aplicação de práticas baseadas em evidências no contexto do autismo é uma fundamental para garantir resultados clínicos e pautar o avanço no desenvolvimento infantil ao longo da vida.

Essas abordagens são orientadas por pesquisas sólidas e resultados mensuráveis, o que garante uma intervenção embasada e confiável.
Além disso, ao optar por intervenções baseadas em evidências, pais e cuidadores podem estar seguros de que estão investindo tempo e esforço em estratégias que realmente fazem a diferença na vida de seus filhos.

Através de abordagens como a ABA, as crianças com autismo encontram um espaço para crescer, aprender e florescer. A importância de práticas baseadas em evidências vai além das barreiras da incerteza, criando oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento saudável e positivo.

Existem ainda outros modelos de intervenção como TEACCH, Denver e Floortime que já foram estudados para pessoas no TEA. Aqui em nosso blog, você consegue ler mais sobre cada um deles no detalhe, e continuar aprendendo!

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso Escala M-CHAT: saiba como funciona!