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O método TEACCH é um programa clínico e educacional criado por meio de um projeto de pesquisa, que observou os comportamentos de crianças autistas em diversas situações do cotidiano.
O foco desse modelo está na promoção do aprendizado a partir da valorização das capacidades cognitivas de cada indivíduo. Além disso, ele se baseia na adaptação dos ambientes, facilitando os novos aprendizados nas mais diversas ocasiões como escola, casa, trabalho e outros.
Muitas famílias, pais e cuidadores de pessoas com TEA acabam ficando com dúvidas quando o assunto são intervenções para melhora da qualidade de vida, já que encontram a ABA, o método TEACCH, Denver e muitos outros.
Por isso, neste texto, você vai entender melhor o que é o método de TEACCH, quais são os seus objetivos e suas diferenças com a ciência ABA. Acompanhe!
O que é método TEACCH?
Criado na década de 1960, pelo Dr. Erick Schopler no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, o método TEACCH é a sigla para Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children que, em português, significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação.
Ele foi uma resposta do governo ao movimento crescente de pais que reclamavam da falta de atendimento para crianças com autismo na sociedade. A partir de 1972, ele se tornou um modelo para outros programas em todo o mundo.
Todo esse modelo foi fundamentado na psicolinguística e psicologia comportamental para ajudar pessoas com TEA a adquirirem independência e autonomia por meio do desenvolvimento de novas habilidades e maior compreensão do mundo ao seu redor.
Aqui no Brasil, esse método é muito difundido pelas professoras Viviane Costa Leon, terapeuta ocupacional e psicopedagoga, e Maria Elisa Granchi, psicóloga do desenvolvimento e especialista no atendimento de pessoas autistas.
Quais são os objetivos do método TEACCH?
Como vimos, o TEACCH foca em melhorar as habilidades sociais e de comunicação da pessoa no espectro, além de reduzir comportamentos desafiadores e melhorar a qualidade de vida de todo o núcleo familiar.
Pessoas autistas que usam esse modelo ganham muito mais autoconfiança e conseguem realizar ações de forma produtiva e independente.
Entre os principais princípios e prioridades do método TEACCH estão:
- Adaptação dos objetivos ao nível de repertório da pessoa com TEA;
- Ambiente de aprendizagem estruturados;
- Compreensão do autismo e identificação das diferenças por meio de avaliações individuais;
- Ensino de forma flexível;
- Foco na pessoa, seus interesses, habilidades e necessidades;
- Sequência de tarefas diárias por diferentes meios, como fotografias e desenhos;
- Utilização de estruturas visuais para organização dos ambientes e tarefas.
Como usar o método TEACCH?
O método TEACCH usa uma avaliação conhecida como PEP-R — Perfil Psicoeducacional Revisado. A partir dela é possível avaliar a criança com autismo e identificar quais são os pontos fortes e interesses, assim como as dificuldades diárias. Com todos esses dados os profissionais conseguem elaborar um programa individualizado para desenvolver as habilidades necessárias.
Para que o TEACCH seja efetivo, o ambiente de aprendizagem precisa ser adaptado para facilitar a compreensão da criança com o mundo ao seu redor, gerando assim independência e autonomia nas decisões.
Seus principais princípios para a melhora do desenvolvimento são:
- Ambientes organizados;
- Ensino estruturados;
- Previsibilidade.
Em todas as sessões, a pessoa no espectro encontra a estrutura e organização necessária para compreender o ambiente e ganhar autonomia nas situações. Além disso, muitas vezes são usados suportes visuais para aumentar o poder de comunicação, como: objetos sinalizadores, ícones, fotografias e escrita.
Há também o uso de agenda de imagens para sinalização da rotina pessoal e das marcações visuais no ambiente, ajudando o indivíduo na realização de tarefas simples e compreensão do que está sendo pedido.
Qual a diferença entre os métodos ABA e TEACCH?
Agora que você já conhece o método TEACCH, deve estar se perguntando no que ele diferencia da Análise do Comportamento Aplicada, já que ambas abordagens trabalham com um ambiente planejado e atividades com antecedência.
Antes de tudo, é importante lembrar que a ABA não é um método, mas sim uma ciência de aprendizagem, ao contrário do TEACCH que é um programa educacional. Dessa forma, as intervenções em ABA procuram promover o ensino de novas habilidades e reduzir os comportamentos desafiadores.
O que diferencia as abordagens é que o TEACCH é um programa de menor intensidade se comparado com a ABA. Além disso, ele também fornece dados sistemáticos e estudos a longo prazo.
O TEACCH preza pela estrutura do ambiente e pode ser visto como um conjunto de fatores para obter uma determinada resposta naquele espaço. Ou seja, com ele, o profissional espera que o ambiente crie uma resposta para certa ação.
Já a ABA é a ciência que fornece o estudo para todos os comportamentos humanos que são relevantes, assim, seu foco está na observação, análise e explicação entre o ser humano, o aprendizado e o ambiente.
Dessa forma, podemos considerar o TEACCH como a prática e a ABA como a teoria. Já que, apenas a partir da análise do comportamento, é possível saber quais são as necessidades que devem ser atendidas em cada atividade.
Durante as intervenções para pessoas no espectro, os profissionais não precisam usar um ou outro. É possível que eles se complementam, ao invés de se contraporem.
Por isso, é muito importante que a equipe multidisciplinar entenda quais as necessidades da criança e saiba encontrar oportunidades de aprendizagem em diversos ambientes e contextos, trazendo as estratégias que melhor se aplicam aquele espaço.
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Blog Genial Care
4 respostas para “A importância do método TEACCH para o desenvolvimento da criança com autismo”
desejo saber se saberiam indicar onde cursar esse método aqui no Brasil. Obrigada
Olá, Bartira. Como vai? Esperamos que muito bem!
Bartira, com base nos estudos que fizemos para criação deste texto, consideramos o método TEACCH uma prática que usa a ciência ABA como teoria. Em todo caso, no Brasil, as Professores Viviane Costa Leon (terapeuta ocupacional e psicopedagoga) e Maria Elisa Granchi (sicóloga do desenvolvimento e especialista no atendimento de pessoas autista), são as profissionais que mais difundem o método.
Esperamos ter ajudado.
Desejamos um feliz ano novo para você e toda sua família.
Abraço!
Boa tarde!
gostaria de saber sobre o valor do método.
Olá, José. Como vai? Esperamos que muito bem!
José, sua dúvida é em relação ao Método TEACCH? No caso, deseja saber o valor pago para saber o método? Ou o valor ao nível de tratamento?
Aqui na Genial Care, primamos por rigor clínico, mas não comercializamos métodos e sim, auxiliamos crianças a atingirem seu máximo potencial!
Esperamos ter respondido sua dúvida.
Forte abraço!