Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?
Isabela Marques
Publicado em 18 de outubro de 2022 Atualizado em 13 de julho de 2023
Índice de Conteúdos
O termo Análise de Tarefas, ou Task Analysis, significa, de forma simples, pegar uma habilidade e dividi-la em etapas para facilitar o processo e o desenvolvimento da mesma, ou seja, “quebrar a tarefa maior em pequenos pedacinhos”.
Desta forma, é possível ensinar cada pedacinho desta habilidade maior, de forma pausada, para que a criança consiga entender e aprender cada etapa.
A Análise de Tarefas é uma Prática Baseada em Evidências Científicas e está dentro das ferramentas utilizadas pela da Análise de Comportamento, conhecida também como Terapia ABA, ou Ciência ABA.
Neste artigo você vai conhecer mais sobre os benefícios de utilizar a Análise de Tarefas no processo de aprendizagem de crianças autistas.
O que é ABA?
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência de ensino e desenvolvimento, que direciona sua intervenção à modificação de comportamentos sociais pelos estudos, e pesquisas da Ciência do Comportamento.
As intervenções baseadas em ABA permitem a estruturação de um trabalho individualizado, respeitando a singularidade de cada criança, todo o acompanhamento e as intervenções que serão escolhidas consideram aspectos individuais da criança em questão, moldados e modificados de acordo com a evolução da criança e as necessidades da família.
Sendo assim, o acompanhamento se baseia no repertório comportamental pré-existente da criança, e também na evolução comportamental que a mesma passa no decorrer do tratamento.
O acompanhamento de intervenções baseadas na ABA tem ganhado espaço no Brasil, e no mundo todo, principalmente quando se trata do contexto da aprendizagem direcionada a crianças com desenvolvimento atípico. Uma das aplicações das técnicas e métodos da ABA, no acompanhamento de crianças com desenvolvimento atípico é realizada de forma estruturada.
E o foco da mesma consiste em ensinar novos comportamentos. Principalmente os relacionados à linguagem. Bem como, em diminuir a ocorrência de comportamentos estereotipados.
Os comportamentos que o acompanhamento baseado em ABA propõe promover são aqueles que, aplicados ao dia a dia da criança e de sua família, possam aumentar a qualidade de vida dos envolvidos.
O que significa Análise de Tarefas?
De acordo com o procedimento de Análise de Tarefas, dentro do contexto da ABA, a habilidade maior, que foi dividida em pedaços menores, será ensinada para a criança através de pequenos passos a cada vez.
A aprendizagem é realizada de passo a passo. Com um aprendizado aprofundado de cada pedaço menor da habilidade. Até que seja possível chegar a habilidade maior, que é o objetivo final do procedimento.
Alguns dos objetivos da prática da Análise de Tarefas estão relacionados em promover o bem-estar e auxiliar a interação da criança autista com outras pessoas ao redor. Buscando, por exemplo:
- Desenvolver a tolerância ao contato corporal;
- Ensinar uma criança a utilizar um sistema alternativo e aumentativo de comunicação;
- Ensinar a rotina diária a uma criança.
E como o procedimento funciona na Análise do Comportamento (ABA)?
O procedimento de Análise de Tarefa, dentro da ABA, descomplica, para a criança atípica, a execução de todo o processo de aprendizagem de uma habilidade, principalmente por essa divisão de tarefas de uma habilidade, permitindo que a criança consiga aprender mais e melhor as novas habilidades que estão sendo apresentadas para ela.
Quando e como utilizar a Análise de Tarefas?
A Análise de Tarefas pode ser utilizada em qualquer momento do dia em que a criança precisa cumprir algum objetivo, seja ele uma atividade diária, ou até mesmo realizar a tarefa da escola.
Os componentes da Análise de Tarefas constituem uma cadeia de comportamentos, e o processo de ensinar o comportamento através do treino e reforço de cada um dos componentes chama-se encadeamento (chaining).
As sequências podem ser ensinadas por fases – da primeira para a última ou em sentido contrário – ou ensinando todas as componentes de uma vez. Esta decisão depende muito da avaliação do profissional e das necessidades de suporte da criança.
A tarefa de lavar as mãos pode ser dividida em sete etapas, da seguinte forma:
1- Abrir a torneira;
2- Molhar as mãos na água;
3- Colocar sabonete nas mãos molhadas;
4- Esfregar as mãos até fazer espuma;
5- Tirar a espuma com água corrente;
6- Fechar a torneira;
7- Secar as mãos na toalha.
O ensino destas sequências envolve um acompanhamento próximo do responsável em ensinar a tarefa (profissional ou pessoa cuidadora), que pode utilizar suportes visuais, e, eventualmente, ajudas físicas.
Quando falamos em suporte visuais, muitas vezes é indicado fixar pequenos cartazes, ou criar um quadro, com imagens representativas das sequências a cumprir, para que as crianças possam seguir na ausência da supervisão do adulto.
Por onde começar?
- identifique a tarefa que pretende ensinar, seja ela ser tarefas do dia a dia como:
- Escovar os dentes;
- Se vestir;
- Ir ao banheiro;
- Comer;
- Escrever o próprio nome;
- Fazer a tarefa de matemática;
- Pintar um desenho.
Ou até mesmo tarefas relacionadas à escrita e aprendizagem, por exemplo: escrever o próprio nome, fazer a tarefa de matemática, pintar um desenho, etc.
- Identifique as competências ou conceitos que a criança já detém para desempenhar a tarefa.
Por exemplo: ela consegue segurar a escova de dentes? Quanto tempo consegue ficar sentada no lugar? Quais letras do seu nome conhece? Este passo indica as competências ou conceitos necessários para realizar a tarefa.
- Divida a tarefa numa sequência de passos – esta é a fase crucial do processo e nem sempre é muito fácil. Veja o exemplo acima da tarefa “lavar as mãos”.
- Ajuste a sequência de passos às competências da criança – por exemplo, se o objetivo for que a criança fique sentada durante 10 minutos, é preciso ver quanto tempo é que ela é capaz de ficar sentada neste momento e decidir qual será a progressão razoável.
Por exemplo, se a criança consegue estar sentada 2 minutos no início da intervenção, estabeleça objetivos de progressão, aumentando tempo gradualmente, 3 minutos, 5 minutos, até atingir os 10 minutos desejados.
Para que a Análise de Tarefas funcione, é muito importante que o terapeuta aplicador ABA acompanhe o desenvolvimento da criança e entenda quais habilidades ela necessita de maior intervenção, além de, é claro, estar sempre em contato com a pessoa cuidadora para compreender todas as singularidades da criança autista.
Em nosso blog temos uma categoria dedicada a Terapia ABA, acesse o botão abaixo para conhecer mais sobre essa prática que transforma o processo de aprendizagem.
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Isabela Marques
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