Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?
Isabela Marques
Publicado em 16 de setembro de 2022 Atualizado em 10 de julho de 2023
Índice de Conteúdos
Escovar os dentes é uma atividade da vida diária que pode ser desafiadora para pessoas autistas, por isso, para desenvolver essa habilidade, é indicado que um profissional da Terapia Ocupacional (T.O.) acompanhe a pessoa com exercícios e atividades que promovam o desenvolvimento, principalmente, da coordenação motora fina.
Com a ajuda de um terapeuta ocupacional, a pessoa no espectro desenvolve habilidades necessárias para escovar os dentes. Além de oferecer mais autonomia para ela, esses exercícios impactam em outras atividades da vida diária, promovendo sempre o bem-estar.
Neste artigo, vamos falar como a terapia ocupacional para escovar os dentes é tão importante, e como ela afeta no desenvolvimento da criança autista. Confira!
Terapia Ocupacional no autismo


Terapeutas da Genial Care
Quando ouvimos falar em intervenções indicadas na terapia ocupacional para pessoas autistas, é muito comum pensar nas terapias de integração sensorial. Isso porque muitas pessoas no TEA apresentam dificuldades com hiper e hipossensibilidade:
- Hipersensibilidade: é quando a pessoa sente demais os estímulos. Por isso, os sons podem ser, por exemplo, mais altos e estímulos visuais muito fortes;
- Hipossensibilidade: já aqui, a pessoa precisa de muito esforço para sentir qualquer tipo de estimulação. Por isso é comum que pessoas com hipossensibilidade estejam sempre agitadas e em movimento.
Entretanto, a terapia ocupacional é um aliado para ajudar a desenvolver autonomia nas atividades da vida diária (AVDs), que representam tudo o que é rotineiro e vem se desenvolvendo ao longo da evolução de toda criança, através de exercícios que estimulam a coordenação motora, além de canções lúdicas que explicam a importância em realizar essa AVD.
Por exemplo: a criança ao longo dos anos aprende a tomar banho sozinha, se alimentar, ir ao banheiro e escovar os dentes.
Esse processo acontece à medida que a família estimula os comportamentos, porém a criança autista pode ter dificuldade em iniciar e se adaptar a essas ações. Pode ser que a criança também apresente alguma disfunção executiva, que compromete as funções executivas, conhecida como as habilidades cognitivas de controle, planejamento e ações.
E quando a família percebe que há problemas na hora da escovação da pessoa autista, é aí que entra o trabalho de suporte feito por um terapeuta ocupacional.
Importância da T.O. no autismo
A terapia ocupacional proporciona um ambiente seguro e estruturado, no qual a criança é guiada e incentivada a desenvolver habilidades motoras finas, coordenação e habilidades sensoriais necessárias para uma escovação eficaz.
Além disso, o terapeuta ocupacional pode fornecer orientações personalizadas aos pais e cuidadores, ajudando-os a adaptar a rotina de escovação de acordo com as necessidades individuais da criança.
Ter um profissional especializado em terapia ocupacional disponível para ajudar a criança autista a escovar os dentes não só promove a independência e autocuidado, mas também contribui para a saúde bucal a longo prazo.
Através de técnicas adequadas, adaptações e estratégias personalizadas, a criança pode adquirir habilidades essenciais que serão úteis ao longo de sua vida.
Autonomia e escovação de dentes para crianças autistas
Mas afinal, quais são os sinais que as pessoas autistas apresentam quando sentem dificuldade de escovar os dentes? Como saber se a família precisa levar a criança até um terapeuta ocupacional para ajudar na escovação?
Em dados compartilhados pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), é comum que as crianças desenvolvam a habilidade da escovação entre 8 e 10 anos, mas essa ação precisa ser incentivada desde quando ela é pequena, a fim de desenvolver independência nas tarefas da vida diária.
Para que esse processo aconteça de forma saudável, a família precisa lembrar de que:
Elas precisam desenvolver a coordenação motora
Nos anos iniciais, as crianças ainda desenvolveram a coordenação motora suficiente para realizar uma higiene bucal indicada (escovar todos os dentes, escovar a língua e girar a escova nos sentidos corretor.
Isso varia de acordo com a trajetória de cada criança, pois a autonomia é conquistada conforme os estímulos que ela recebe, seja em casa ou na escola.
Crianças não devem escovar os dentes sozinhas
Como sempre falamos aqui no blog, os hábitos de higiene são fundamentais para definir a condição de saúde bucal das crianças. E a participação dos pais nesses hábitos é de extrema importância.
Tanto para motivação da criança quanto para auxiliar nos movimentos de escovação e até mesmo na passagem do fio dental.
É papel dos pais intervir e fazer uma escovação mais precisa e adequada
Se deixar as crianças escovarem sozinhas, provavelmente elas vão ser mais rápidas que o indicado, e muitas partes importantes da “técnica” serão deixadas de lado.
Escovar os dentes com ajuda da terapia ocupacional
Um profissional da T.O. especializado em autismo pode trabalhar com a criança para desenvolver habilidades motoras finas necessárias para segurar e manusear corretamente a escova de dentes.
Além de poder utilizar estratégias sensoriais para ajudar a criança a lidar com a sensibilidade oral e outras sensações desconfortáveis associadas à escovação dos dentes.
A T.O. pode fornecer suporte e treinamento aos pais e cuidadores, ensinando técnicas e estratégias para tornar a escovação dos dentes mais eficiente e agradável para a criança autista. E recomendar adaptações específicas, como:
- Uso de escovas de dentes com cerdas macias;
- Sabores de pasta de dente que a criança prefere;
- Técnicas de escovação que sejam mais confortáveis para a criança.
O objetivo é que essa ação se torne prazerosa, para que a criança possa repetir!
Para que isso aconteça, o profissional busca orientar os pais e cuidadores a supervisionar durante a ação, com objetivo de estimular hábitos saudáveis a fim de promover a saúde bucal.
Etapas de aprendizado para escovar os dentes na terapia ocupacional
Para iniciar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, o terapeuta ocupacional trabalha com alguns exercícios com a criança, visando fortalecer a coordenação motora, seja ela grossa ou fina.
Parte dessa metodologia é também dedicar para que a criança autista entenda as etapas da escovação, que pode ser feita através de suportes visuais.
Entenda como algumas ações são feitas na escovação da criança autista, e podem ser potencializadas através do contato com a terapia:
1. Pegar a escova de dentes
A escova é segurada pelos quatro dedos colocados na palma da mão e o polegar é pouco ativo: é a preensão palmar, uma das primeiras que a criança desenvolve. Por meio de desenhos, ou até o contato com o hábito, a criança pode aprender a forma ideal para pegar a escova.
2. Molhar a escova de dentes
A criança deve coordenar seus gestos para levar a escova debaixo do jato de água. A noção de espaço e equilíbrio é trabalhada dentro da terapia ocupacional.
3. Abrir e fechar a torneira e abrir o tubo de pastas de dentes
É solicitado um movimento da mão parecido com aquele que permite rosquear. A criança não precisa experienciar primeiramente com a torneira, mas com brinquedos que permitam a realização de ações parecidas, ou apertar massinha, por exemplo.
4. Apertar o tubo de pasta de dentes
É necessário que a criança controle a força que exerce sobre o tubo: aperte forte para que a pasta de dente saia, mas não muito, para evitar esvaziar o tubo. O movimento da criança deverá ser muito controlado, e ela aprende isso em contato com a educação sensorial, conhecendo o mundo ao redor através de toques curiosos.
5. Colocar a pasta na escova
A criança usa as duas mãos, ou somente uma, se a escova for colocada sobre a pia. Pressionando o tubo, a criança deve colocar lentamente a pasta sobre uma superfície estreita, solicitando a coordenação olho-mão. Esta etapa demanda um bom controle do movimento e um certo julgamento para estimar a quantidade de pasta dental necessária.
6. Escovar os dentes
A criança deverá saber onde se encontra sua boca e poder levantar seu braço para segurar a escova. Para fazer o movimento de escovação, mais uma vez é necessário ter uma boa coordenação motora.
Além do mais, a criança deve ajustar seu movimento para alcançar os dentes de trás, no alto e embaixo. Para fazer o que é solicitado, deverá compreender o que significa no alto, atrás, na frente: dito de uma outra forma, deverá compreender as palavras que se referem ao espaço.
7. Bochechar a água
Quando tem um líquido na boca, a criança tem o hábito de engolir. Inclusive, um outro movimento que lhe é solicitado: cuspir na pia, o que era, até então, proibido no momento das refeições; é, portanto, uma nova aprendizagem complexa.
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Conclusão
A presença de um profissional da terapia ocupacional especializado em autismo desempenha um papel fundamental na ajuda às crianças autistas a aprenderem a escovar os dentes de forma independente.
Esses profissionais têm conhecimentos e técnicas específicas para lidar com as dificuldades sensoriais, motoras e de autocuidado que podem afetar a habilidade da criança em realizar essa atividade diária.
É fundamental reconhecer a importância desse suporte profissional e buscar a ajuda de um terapeuta ocupacional especializado em autismo para proporcionar às crianças autistas a oportunidade de desenvolver habilidades de escovação dos dentes de forma eficaz, promovendo sua independência, saúde e bem-estar geral.
Para ler mais sobre Terapia Ocupacional no autismo, acesse o texto no blog:
Terapia Ocupacional no Autismo
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Isabela Marques
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