Para famílias

Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico?

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social. 

O que é autismo? 

Primeiro de tudo:

Embora o autismo não seja uma doença, o diagnóstico é uma ferramenta importante para garantir que as pessoas autistas possam acessar resumos, serviços e apoios adequados para vidas plenas e produtivas!

Esses recursos podem incluir terapia comportamental, educação inclusiva, terapia ocupacional e outras intervenções que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas.

Além disso, como cada pessoa no Espectro Autista é única, um diagnóstico ajuda profissionais de saúde e educadores a entender as necessidades específicas e adaptar os tratamentos e estratégias de apoio para essas pessoas.

Apoio familiar: o diagnóstico também oferece apoio às famílias, ajudando-as a entender o autismo e a aprender estratégias para melhor apoiá-lo. Isso pode ser fundamental para a família lidar com os desafios e celebrar as conquistas.

Pesquisa e legislação: as informações contribuem para futuras pesquisas sobre o TEA, e até mesmo da advocacia em torno do autismo. Além de ajudar a aumentar a conscientização, a compreensão e o financiamento para a pesquisa sobre autismo, potencializar a defesa por direitos e políticas inclusivas.

Leia mais sobre diagnóstico de autismo no Blog da Genial Care: