Fonoaudiologia

Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas

A apraxia da fala é um distúrbio neurológico que modifica a capacidade de uma pessoa planejar e coordenar os movimentos necessários para a produção da fala. É uma condição que resulta em dificuldades na articulação correta das palavras.

Na apraxia da fala, os músculos responsáveis pela fala podem estar intactos, mas a pessoa tem dificuldade em enviar os sinais corretos do cérebro para coordenar esses músculos. Como resultado, a fala pode se tornar lenta, descoordenada e imprecisa.

Dessa forma, muitas crianças no espectro apresentam essa condição como uma comorbidade no TEA, já que a capacidade de se comunicar verbalmente é um dos aspectos que merecem atenção quando pensamos em pessoas atípicas.

Essa condição pode ser dividas em duas formas diferentes de manifestação, que são: Apraxia de Desenvolvimento: a pessoa já nasce com ela e apresenta dificuldade na capacidade de formar sons e palavras desde sempre;

Apraxia Adquirida: surge em qualquer idade, fazendo com que a pessoa fique incapaz de falar como já está acostumada e/ou aprendeu a fazer. Por exemplo: devido a acidente vascular cerebral (AVC), lesões cerebrais traumáticas, tumores cerebrais ou condições neurológicas degenerativas.

O tratamento da apraxia da fala geralmente envolve terapia da fala com um profissional da fonoaudiologia. Essa terapia visa melhorar a coordenação e a precisão dos movimentos da fala, usando técnicas específicas para ajudar a pessoa a desenvolver estratégias compensatórias.

Não deixe de preencher nosso formulário para fazer parte do nosso time de fonoaudiologia! Transforme vidas como terapeuta na Genial Care!

Quer saber mais sobre apraxia da fala? Acesse o blog da Genial Care