Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta habilidades sociais e outros comportamentos do indivíduo. Seus sinais podem ser percebidos na primeira infância. Veja a seguir alguns deles!
Normalmente, os sinais de atraso no desenvolvimento que podem causar suspeita de autismo são notados quando a criança tem entre 18 meses e três anos de idade.
Nesse período, conhecido como primeira infância (de 0 a 6 anos), existem alguns marcos do desenvolvimento que, se não atingidos, podem ser sinais de alerta para que a família busque ajuda médica.
Vale lembrar que nem todos os bebês com autismo apresentam todos os sinais e muitos que não estão no espectro podem apresentar alguns deles. Por isso que a avaliação profissional é fundamental.
Dito isso, vamos ao que interessa! Separamos 5 sinais de autismo em bebês que são mais comuns, e começamos por um muito conhecido e que já deixa todos os pais em alerta: a demora para desenvolver a fala.
A insistência na rotina ou “birras” quando algo foge do controle também é um sinal de autismo, pois as crianças dentro do espectro têm dificuldades em lidar com mudanças.
Outro sinal muito conhecido é o pouco ou nenhum contato visual. No caso dos bebês, as mães podem perceber isso durante a amamentação, que é um momento de mais contato.
A ecolalia é uma condição que também aparece cedo. É quando a criança com autismo tende a repetir palavras ou frases que ouviu na televisão ou em conversas, sem intenção de se comunicar.
Por fim, as famosas estereotipias, que são os comportamentos repetitivos, bem comuns no autismo. Muitos deles podem ter a função de regulação emocional.
Esses foram alguns sinais de autismo que são mais comuns na primeira infância. Se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer os sinais em outras fases, acesse o blog da Genial Care!