Direitos dos autistas

Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento

O Governo de São Paulo está expandindo o apoio presencial e oferecendo salas sensoriais para a emissão da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa Autista), promovendo a inclusão da comunidade autista.

A Ciptea pode ser solicitada gratuitamente online, tornando o processo mais fácil e acessível. E na emissão presencial, é preciso ir até os postos do Poupatempo, que agora contam com salas sensoriais projetadas para proporcionar um ambiente confortável e tranquilo para pessoas autistas.

A inclusão de salas sensoriais nos postos do Poupatempo é um destaque importante. Esses espaços são projetados para atender pessoas autistas e neurodivergentes, oferecendo um ambiente confortável com abafadores de sons externos, controle de iluminação e recursos como quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos.

Essas salas estão disponíveis em mais de 20 postos do poupatempo na grande São Paulo e em regiões metropolitanas ao redor da capital (Campinas, São Bernardo, São José dos Campos, etc). Confira a lista no site:

O Governo de SP está reforçando a acessibilidade na Semana Nacional da Inclusão da Pessoa com Deficiência, para reconhecer e reforçar os direitos das pessoas autistas por meio de políticas públicas e iniciativas, como, por exemplo, a Ciptea.

A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, que está em vigor desde abril. Isso demonstra um compromisso de longo prazo em apoiar essa comunidade.

A carteira tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas autistas e seus responsáveis a serviços públicos e privados, incluindo saúde, educação e assistência social em todo o estado de São Paulo.

Para saber mais sobre a Ciptea, acesse o Blog da Genial Care: