entretenimento

5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA

Integração sensorial é uma prática essencial na Terapia Ocupacional indicada para pessoas autistas. Ela ajuda a melhorar o processamento  de estímulos sensoriais, como sons, texturas e movimentos,  e busca promover essa integração em crianças com autismo em diferentes ambientes.

E como escolher a melhor atividade? Respeitar o perfil único de cada criança com TEA é essencial, pois cada criança tem suas preferências, interesses e desafios, por isso é fundamental adequar as atividades de acordo com suas necessidades individuais. A seguir, conheça algumas atividades indicadas!

1. Oficinas de Arte e Artesanato

Estimulam a criatividade e a expressão emocional, além de envolverem o tato e a visão em diversas atividades manuais.

2. Contação de histórias

Livros, desenhos, teatros  e fantoches são ótimas maneiras de envolver a criança na contação de histórias, criando uma narrativa lúdica  e imaginativa para estimular o raciocínio.

3. Aulas de Música

A musicoterapia pode ter um efeito calmante e ajudar na expressão emocional. Aprender a tocar instrumentos ou cantar em grupo promove a interação social e a coordenação motora.

4. Esportes em Equipe Adaptados

Jogos em equipe incentivam a cooperação e promove o senso de responsabilidade entre grupo, além de estimular o uso da comunicação não verbal e melhorar a coordenação motora  e o equilíbrio.

5. Terapia com Animais

A interação com animais pode  ser reconfortante e estimulante, ajudando as crianças a desenvolverem habilidades sociais, assim práticas como a Equoterapia podem ser benéficas nesse sentido.

Oferecer oportunidades inclusivas é essencial para o crescimento e a felicidade de cada criança com autismo, permitindo que ela alcance seu máximo potencial em um ambiente acolhedor e enriquecedor.

Se interessou pelo assunto? Confira mais no blog: