terapia ocupacional

3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas

A terapia ocupacional (T.O.) promove atividades que beneficiam o desenvolvimento de pessoas autistas, buscando ajudar a criança autista a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem problemas para desenvolvê-los. 

A T.O. auxilia em atividades que favorecem o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades de interagir, pensar, criar (psico-ocupacionais) e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo  e de lazer.

A T.O. trabalha a partir das habilidades e limitações de cada pessoa. Ele cria junto a pessoa no espectro novas formas de realizar atividades, propondo maior autonomia e independência. E essas habilidades são adaptadas para cada perfil da pessoa.

Os profissionais de terapia ocupacional, muitas vezes, recomendam começar o dia com um circuito sensorial: um programa de atividades que ajudam as crianças a alcançar um estado “pronto para aprender”, que são uma ótima maneira de energizar ou acalmar as crianças no dia a dia.

Esses circuitos podem ser de: 1- Estado de Alerta:  para estimular o sistema nervoso central do corpo em preparação do aprendizado, por exemplo: - Girar, pular em uma bola de ginástica; - Pular sozinho com os pés.

2. Organizar atividades que exijam que o cérebro e o corpo trabalhem juntos: - Equilibrar-se em uma prancha oscilante; - Rolar troncos; - Malabarismo.

3. Atividades calmantes –  trabalho muscular pesado e pressão profunda – para dar uma consciência de seu corpo no espaço e aumentar a capacidade de autorregulação da entrada sensorial: - Empurrões na parede; - Flexões; - Uso de pesos.

Faça parte de nossa equipe de terapeutas extraordinários que estão mudando o cenário do autismo no Brasil, acesse o forms: