Para Famílias

Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber?

Chegou o fim de ano e com ele o Natal e Ano Novo. Além de ser um momento de confraternização, é também um momento conhecido pelos fogos de artifício que tanto incomodam as pessoas com autismo. 

Isso porque a hipersensibilidade é uma característica muito comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desta forma, os sons podem ser mais altos e os estímulos visuais muito fortes.

Uma sugestão para ajudar a pessoa autista com hipersensibilidade a lidar com fogos de artifício é o uso de fones de ouvido antirruído. Além disso, separamos outras dicas, dá só uma olhada!

Dê previsibilidade: é importante trabalhar com a previsibilidade com pessoas autistas. Por isso, reforce com antecedência, seja de forma visual ou verbal, que terá queima de fogos.

Protetores de espuma: esses objetos conseguem bloquear até 30 decibéis, o que já ajuda a diminuir um pouco o volume dos fogos de artifício. É possível encontrá-los em farmácias por um preço acessível.

Permaneça dentro de casa: se a pessoa com autismo fica muito incomodada com o barulho dos fogos de artifício, pode ser melhor ficar em casa ou em um ambiente confortável para ela. Não tente forçá-la!

Converse com seus vizinhos: explique para seus vizinhos sobre o autismo e a dificuldade que seu filho tem em lidar com sons muito altos. Sabendo disso, eles podem cooperar.

O barulho dos fogos de artifício pode ser realmente incômodo para pessoas com autismo e até mesmo desencadear uma crise. Para saber mais sobre o assunto, acesse o Blog da Genial Care!