direitos dos autistas
Em setembro de 2023, foi aprovada no Rio de Janeiro a Lei n° 10.090, que trata da substituição dos sons utilizados nas escolas públicas e privadas por músicas, especialmente pensadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Isso significa que, agora, as escolas terão que trocar os sinais sonoros comuns por sinais musicais mais adequados e amigáveis para crianças e jovens com TEA. Uma grande vitória para a inclusão!
Por que essa lei é tão importante? Pois a sensibilidade em pessoas autistas pode ser muito intensa, principalmente quando se trata de hipersensibilidade a certos sons. Isso significa que barulhos que para a maioria das pessoas são normais e toleráveis podem ser extremamente desconfortáveis, dolorosos ou até mesmo angustiantes para quem tem TEA.
Imagina como seria estar em um ambiente com muitos sons altos e perturbadores o tempo todo? Para alguém com hipersensibilidade auditiva, isso pode ser avassalador e proporcionar crises sensoriais e desconforto.
Portanto, a mudança para sinais musicais mais suaves nas escolas pode fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas, proporcionando um ambiente mais tranquilo e menos estressante.
Agora, o ambiente escolar pode ser ainda mais confortável e acolhedor para todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.
Quer saber mais sobre os direitos dos autistas na educação? Acesse o link abaixo: