Aprovado Projeto de Lei que obriga SUS aplicar a escala M-CHAT em crianças de 2 anos
O Projeto de Lei 433/24 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicar escala M-CHAT, teste composto por 23 perguntas que auxiliam no diagnóstico precoce do autismo em crianças de 16 a 30 meses de idade.
O Deputado Eduardo da Fonte, autor do projeto, afirma que, "por ser um teste simples e de fácil aplicação, não gera ônus para o SUS e traz um valor inestimável para o desenvolvimento infantil".
M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers), ou Lista de Verificação Modificada para Autismo em Bebês, é um teste de rastreio criado em 1999, pelas doutoras em ciências humanas Diana Robins, Deborah Fein e Marianne Barton.
Elas criaram o teste com base no Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), desenvolvido por Simon Baron-Cohen e seus colaboradores.
A escala M-CHAT é composta por 23 perguntas de “SIM” ou “NÃO”, que abordam comportamentos típicos e atípicos, os relacionando ao autismo, como: interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos.
A partir das pontuações, a criança recebe um dos três níveis de risco de autismo. São eles:
— Risco baixo:pontuação de 0 a 2— Risco moderado: pontuação de 3 a 7— Risco alto:pontuação de 8 a 20
É importante lembrar que apesar de ajudar na percepção precoce dos sinais de autismo e servir como um ponto de partida, o M-CHAT não substitui o diagnóstico clínico. Por isso, depois da realização é importante levar o resultado para um médico e investigar o desenvolvimento infantil da criança.
Nós da Genial Care desenvolvemos um formulário onde você pode realizar o teste da Escala M-chat agora mesmo!
Basta clicar no link logo abaixo. Simples, rápido e seguro!