Direitos dos autistas 

Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito

Você já ouviu falar do “cordão de girassol”? O cordão de girassol tem sido adotado como símbolo para pessoas com deficiências invisíveis, representando a resiliência e força delas. 

Você pode ter notado pessoas usando um cordão de girassol como acessório. Esse símbolo representa apoio a pessoas com deficiências invisíveis, lembrando que nem todas  as batalhas são visíveis externamente.

[coloque aqui atrás a imagem]

O girassol, com sua simbologia de força e otimismo, foi adotado como símbolo para pessoas com deficiências invisíveis. O cordão de girassol tem sido usado para mostrar solidariedade e aumentar a conscientização

Em alguns estados, foram sancionadas leis de apoio ao uso do cordão de girassol, buscando criar um senso de comunidade, promovendo a compreensão e o apoio a todas as pessoas que vivem com desafios internos não visíveis externamente.

É o exemplo dos estados de Minas Gerais, Distrito Federal e Paraíba, que sancionaram projetos de leis para que os órgãos de Política de Inclusão forneçam o cordão (mediante ao laudo)

[coloque aqui atrás a imagem]

No estado de São Paulo o projeto de lei sobre o uso do cordão também foi apresentado na Assembleia Legislativa, mas esse ainda não foi aprovado. 

O cordão de girassol é uma faixa estreita verde, semelhante aos cordões utilizados em crachás, adornada com estampas de girassóis (como a imagem). Segundo informações disponíveis, ele foi criado no ano de 2016 por funcionários do Aeroporto Gatwick, em Londres.

Gostaria de mais informações sobre o Cordão de Girassol? Acesse nosso conteúdo completo sobre o tema!