Para famílias

O que é discalculia e qual sua relação com autismo?

A discalculia é um transtorno de desenvolvimento e aprendizagem caracterizado pela dificuldade na compreensão de conceitos matemáticos e números. Geralmente, os sinais começam nos anos iniciais da escola.

O transtorno não faz parte dos critérios diagnósticos do autismo, mas algumas pessoas com autismo podem enfrentar essa dificuldade de aprendizagem. É um desafio adicional que merece atenção.

A discalculia pode se manifestar de diferentes formas: verbal, prática e lógica. Compreender esses tipos é fundamental para oferecer o apoio adequado para quem tem dificuldade.

Os sinais da discalculia incluem dificuldades com números, cálculos básicos, raciocínio lógico e até mesmo ansiedade em relação à matemática. Reconhecer a dificuldade é o primeiro passo para ajudar e oferecer suporte adequado!

E qual a relação entre discalculia e autismo?  Alguns estudos sugerem que pessoas autistas têm maior probabilidade de desenvolver o transtorno devido a diferenças em processamento numérico e habilidades cognitivas.

Segundo os estudos, as dificuldades de comunicação social e de interação social inerentes ao autismo podem, por vezes, dificultar ainda mais o desenvolvimento de habilidades matemáticas.

Oferecer apoio personalizado  é essencial para melhorar as habilidades matemáticas e cognitivas de quem tem discalculia. Por isso, promover um ambiente inclusivo é fundamental para que todas  as pessoas, independentemente de suas diferenças, alcancem seu potencial máximo

E você, gostou do conteúdo? Não deixei de acessar nosso blog e ler mais sobre o assunto!