NOTÍCIAS

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança 

A Escala M-CHAT (do inglês Modified Checklist for Autism in Toddlers) é uma escala de rastreio bastante usada para identificar possíveis sinais de autismo em crianças entre 16 e 30 meses.  

Conhecida como um teste de rastreio de autismo, a M-CHAT é uma das ferramentas mais usadas e validadas cientificamente para detectar autismo em bebês.   

Porém, na 6ª edição da Caderneta de Criança lançada pelo Ministério da Saúde em abril de 2024, a Escala M-CHAT foi excluída. Isso gerou diversas críticas na comunidade do autismo. 

Essa Caderneta é um livrete entregue à família quando a criança nasce, após receber a alta hospitalar da maternidade.  Com ela é possível acompanhar o desenvolvimento, crescimento e saúde até os 9 anos de idade. 

Nas edições anteriores, a Escala M-CHAT fazia parte da Caderneta da Criança como ferramenta para chegar ao diagnóstico e até mesmo orientar pais que tem alguma suspeita de TEA em seus filhos.

Segundo o secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a “Escala M-CHAT foi retirada dessa edição para priorizar outros conteúdos na Caderneta”.

Com a repercussão nas redes sociais e críticas da comunidade autista, foi anunciado que o M-CHAT estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital e também na versão em PDF da Caderneta da Criança. 

Após diversas críticas, o Ministério da Saúde também afirmou que a Escala M-CHAT será recolocada em uma nova versão da Caderneta publicada no futuro. 

Nós da Genial Care desenvolvemos um formulário onde você pode realizar o teste da Escala M-CHAT agora mesmo!   Basta clicar no link logo abaixo. Simples, rápido e seguro!