Direitos dos autistas

Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas

Na última terça-feira, 12/09/2023, a Câmara dos Deputados entrou em debate sobre a capacitação de acompanhantes terapêuticos para crianças e adolescentes com TEA em creches e escolas de todo o país.

A subcomissão especial passou a discutir medidas para incluir pessoas autistas no ambiente escolar. Até o momento, 154 projetos de lei em andamento na Câmara abordam o tema.

É o que cita o portal oficial da Câmara dos Deputados, a deputada Alessandra Haber (MDB-PA), que preside a subcomissão, levantamento feito em julho deste ano mostrou que há 154 projetos de lei em tramitação na Câmara que têm o Transtorno de Espectro Autista como tema principal.

"É de fundamental importância trazer subsídios para esta discussão, não apenas para propor medidas ainda não contempladas, mas também acelerar a tramitação desses projetos de lei para que mais rapidamente se transformem em medidas efetivas para essas pessoas", destaca a deputada.

O debate trouxe novamente a importância da educação inclusiva, que busca acolher as crianças com autismo, neurotípicas e neuroatípicas que possuem dificuldade na alfabetização, atingindo o desenvolvimento intelectual.

 A função da educação inclusiva é tornar acessível todo conteúdo trabalhado em sala de aula, além disso os alunos precisam de um apoio constante durante as aulas, seja através do material didático adaptado, ou de um professor de educação inclusiva que acompanhe a criança, além do docente da sala de aula.

A educação inclusiva é garantida por lei! E a Câmara dos Deputados, com o Projeto de Lei, busca tornar cada vez mais capacitados os profissionais que se dedicam para tornar a educação acessível e de qualidade.

Para saber mais sobre os direitos na educação, acesse o Blog: