Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
mulher negra de óculos lendo ou escrevendo um relatório descritivo.

Educação infantil: 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo

O processo de escrever um relatório descritivo sobre uma criança com autismo para a escola pode ser bastante desafiador.

No entanto, essa é uma oportunidade essencial para que a família dê informações que auxiliem a instituição a dar o melhor suporte para aquele indivíduo, garantindo o respeito e acolhimento necessários para a socialização, desenvolvimento e aprendizado.

De modo geral, um relatório descritivo ou carta de apresentação, como também é conhecido, foca em contar mais sobre aquela criança: como ela é, qual seu nível de necessidade de suporte, o que ela gosta, o que não gosta e também alguns comportamentos desafiadores que costuma ter e qual a melhor forma de abordar a situação.

Neste texto, feito em parceria com a terapeuta Bruna Manzolli, da Rede Genial, trazemos 7 passos para você aprender a montar o relatório descritivo de uma criança com autismo. Ao final, temos um modelo próprio para você baixar e usar com sua criança!

Por que fazer um relatório descritivo da criança com autismo?

Em primeiro lugar, é importante falar sobre a importância de um relatório descritivo da criança com autismo para a escola. Este documento funciona como uma carta de apresentação sobre a criança para a escola, ajudando professores a conhecerem melhor o repertório e necessidades dela.

Como sabemos, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pelas dificuldades na interação e comunicação social e a presença de padrões de comportamento restritos e repetitivos — como a ecolalia e as estereotipias.

Além disso, cada pessoa autista é única e deve ter suas particularidades respeitadas. Por esse motivo, é importante que a equipe multidisciplinar que acompanha o desenvolvimento da criança faça uma avaliação para conhecê-la melhor e criar e aplicar um modelo de intervenção que respeite suas singularidades.

Com a escola, é o mesmo. Além de ser um espaço de convivência e aprendizado fundamental para pessoas com autismo, as crianças costumam passar boa parte do tempo nas escolas.

Por isso, é essencial que a equipe pedagógica as conheça e consiga estimulá-las da melhor maneira para impactar seu desenvolvimento.

Existe diferença entre um relatório descritivo ou carta de apresentação de crianças autistas?

Tanto um relatório descritivo quanto uma carta de apresentação são documentos com objetivo de fornecer informações detalhadas sobre a criança autista, destacando suas características, necessidades, habilidades e desafios específicos.

A maior diferença entre eles é que o relatório descritivo é algo mais detalhado e geralmente escrito por profissionais da saúde ou terapeutas que acompanham o desenvolvimento da criança.

Ele fornece uma análise abrangente da criança autista, incluindo seu histórico médico, diagnóstico, desenvolvimento cognitivo, habilidades de comunicação, comportamentos sensoriais e estratégias de intervenção eficazes

Já uma carta de apresentação é uma versão mais informal do documento, muitas vezes escrita pelos pais ou responsáveis da criança. Ela é destinada a apresentar a criança autista a novos ambientes, como uma nova escola ou atividade extracurricular, destacando suas características únicas, interesses, desafios e necessidades especiais.

Por isso, apesar de pouco diferentes, esses documentos são fundamentais quando estamos falando da adaptação escolar de crianças no espectro.

Essa carta de apresentação à escola ajuda na inclusão do aluno, como um guia para os profissionais que estejam envolvidos no cuidado dessa criança.

Ambos trazem detalhes e contam com espaços para a família preencher com as informações da criança, além de algumas explicações sobre o nível de necessidade e suporte e possíveis estratégias para lidar com comportamentos desafiadores.

7 passos para escrever um relatório descritivo ou carta de apresentação da criança autista

Segundo Bruna, a principal função do relatório descritivo é fornecer informações da criança a partir de uma visão integral, seu desenvolvimento, comportamento, dificuldades, preferências e habilidades.

“Com isso, a equipe escolar possui maior repertório para desenvolver estratégias de adaptação, participação e manejo no período escolar, além de trabalhar com nível adequado de exigência no dia a dia.”

O relatório também aumenta a possibilidade de criação de vínculo com a criança, apontando caminhos para que essa construção seja respeitosa e o mais natural possível, sabendo que o vínculo é primordial ao longo de toda vida escolar.

“A partir dos dados disponibilizados à escola, espera-se um preparo da equipe e também uma contextualização às crianças da turma, com linguagem acessível e adequada à faixa etária. Assim todos caminham juntos para uma inclusão efetiva”, comenta.

Especialista em educação inclusiva e atuando há 8 anos no cuidado de pessoas com autismo, ela traz 7 passos para você montar um relatório descritivo ou carta de apresentação da sua criança em casa

Baixe no final deste texto nosso modelo de relatório para preencher com os dados da sua criança!

1 – Comece pela introdução

Para iniciar o relatório, faça uma breve introdução apresentando a criança e o porquê de você estar fazendo aquele relatório. “Uma dica legal é que a família pode escrever como se fosse a criança no documento”, explica Bruna. Exemplo:

“Olá, eu sou a Carol. Tenho 5 anos e recebi meu diagnóstico de autismo grau 2 de suporte há pouco tempo. Esse relatório é para você me conhecer mais e saber auxiliar o meu desenvolvimento na escola”.

2 – Comece contando mais sobre a criança

A primeira informação que deve constar no relatório descritivo é justamente sobre a criança. Aqui, você pode trazer desde aspectos como idade do diagnóstico, coisas que ela gosta e o que não gosta e também sobre como se comporta e interage socialmente. Veja alguns tópicos importantes:

  • História médica da criança;
  • Desenvolvimento dela;
  • Intervenções que faz e rotina;
  • Medicamentos que usa.

Em resumo, qualquer informação que você considere importante e relevante para a escola.

3 – Converse com quem acompanha a criança

Além da família, outras pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento da criança podem contribuir para a criação do relatório descritivo dela.

“Profissionais, terapeutas, outros professores e médicos podem ajudar a ter uma compreensão completa de como a criança se desenvolve. Possíveis efeitos colaterais de medicação, manejos adequados a comportamentos desafiadores, ferramentas para serem utilizadas no dia a dia, histórico escolar, tudo isso pode ser complementado pela equipe multidisciplinar para oferecer maior compreensão, empatia e estratégias possíveis de serem implementadas na rotina escolar”, alerta Bruna.

4 – Fale com sinceridade sobre o desenvolvimento da criança

O autismo faz com que a criança apresente alguns sinais de atraso no desenvolvimento desde cedo, o que pode ajudar inclusive na busca pelo diagnóstico.

Sendo assim, é muito importante que a família traga aspectos referentes ao desenvolvimento da criança no relatório descritivo para a escola. Aqui, podem ser mencionados atrasos ou desafios específicos do autismo.

Um exemplo disso é quando a criança tem dificuldades na coordenação motora grossa e fina, o que pode influenciar na alfabetização e processo de escrita. Sabendo disso, a equipe pedagógica pode criar estratégias junto à equipe multidisciplinar para garantir o aprendizado.

Banner sobre a Rede Genial de terapeutas com mulher segurando uma prancheta de anotações e um criança sorrindo com os braços levantados.

5 – Descreva o comportamento da criança

Além das dificuldades e atrasos no desenvolvimento, falar sobre o comportamento da criança é fundamental para auxiliar a escola a pensar em processos como a interação social, comportamentos repetitivos e desafios na comunicação que podem ser trabalhados.

“Na rotina escolar há vários desafios aos quais a criança será exposta, sejam desafios sociais, sensoriais ou pré-acadêmicos/acadêmicos. Tendo conhecimento prévio sobre o desenvolvimento integral da criança, a equipe pode pensar em formas de aumentar a previsibilidade, controlar o ambiente, definir o que pode ser utilizado com objetivo de engajar a criança, como aproveitar oportunidades de interação e também como orientar toda a comunidade escolar.”, afirma Bruna.

6 – Comente sobre a resposta da criança às intervenções

Explicar como a criança tem respondido às intervenções também é uma etapa necessária no relatório descritivo. Aqui, você pode incluir as terapias que ela faz, medicamentos que toma e outros recursos.

É muito importante trazer pontos de ação e estratégias que podem ajudar durante comportamentos desafiadores e que são praticados na intervenção terapêutica. Isso ajuda a criar uma generalização dos ensinamentos aprendidos em outros ambientes.

7 – Conclua e não se esqueça de revisar o relatório descritivo

Por último, é importante concluir o relatório ou carta de apresentação com um resumo das informações que constam ali e trazer sugestões pensadas junto à equipe multidisciplinar para auxiliar na inclusão e desenvolvimento da criança no ambiente escolar.

Depois de tudo pronto, revise o documento com a equipe que acompanha o desenvolvimento da criança e pessoas que auxiliaram a elaborá-lo e verifique se ele está claro, coerente e traz as informações de forma simples.

Seguindo essas etapas, você conseguirá um relatório descritivo eficaz da criança com autismo para a escola. Ajudando a equipe pedagógica a obter informações úteis para garantir o suporte adequado no ambiente escolar.

Conclusão

Conseguimos entender que um relatório descritivo ou até mesmo carta de apresentação, apesar de geralmente escritos por pessoas diferentes, são essenciais para fornecer informações abrangentes da criança autista, incluindo histórico médico, diagnóstico, desenvolvimento cognitivo, habilidades de comunicação, comportamentos sensoriais e estratégias de intervenção eficazes.

Tanto o relatório descritivo quanto a carta de apresentação desempenham um papel essencial em facilitar a compreensão e o apoio à criança autista em diversos contextos sociais e educacionais.

Ambos os documentos são fundamentais para promover um ambiente inclusivo e de apoio para crianças autistas, ajudando a construir pontes de comunicação e compreensão entre a criança, seus cuidadores e a comunidade ao seu redor.

Precisa de ajuda? Clique no botão abaixo e use nosso modelo de carta de apresentação para preencher com as informações da sua criança.

Baixe nosso modelo de Relatório Descritivo

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso