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A educação de crianças autistas é um desafio que demanda abordagens inovadoras e adaptativas. Nesse contexto, a tecnologia assistiva surge como uma aliada valiosa, proporcionando ferramentas e recursos que podem facilitar o aprendizado e o desenvolvimento dessas crianças.
Tecnologia assistiva é o nome dado aos recursos que têm o objetivo de proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, como o autismo.
É por meio delas que é possível ter conquistas importantes como independência e inclusão.
Quando falamos em pessoas com autismo, o uso de tecnologias assistivas para o desenvolvimento em diversas esferas têm sido cada vez mais discutido e estudado. É sobre esse tema que abordamos no artigo a seguir, acompanhe!
O que é tecnologia assistiva?
Entende-se por tecnologia assistiva (TA) todo tipo de ferramenta que faz uso de recursos tecnológicos para promover o ensino de habilidades para pessoas com deficiência.
Ou seja, a tecnologia assistiva refere-se a qualquer item, equipamento, software ou sistema utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais dessas pessoas.
No caso da educação de crianças autistas, a TA desempenha um papel essencial na promoção da inclusão e no apoio às necessidades específicas dessas crianças.
De acordo com Tenório (2015), “a TA é utilizada como instrumento de acessibilidade e inclusão”, e visa integrar tecnologia e inclusão em uma ferramenta capaz de atender e auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais. Ou seja, seu uso beneficia PCDs com dificuldades de aprendizagem.
A aplicação da tecnologia assistiva pode ser feita por profissionais de várias áreas de conhecimento, e seu processo passa por algumas etapas, como:
- Pesquisa;
- Fabricação;
- Uso de equipamentos, recursos ou estratégias.
Todas as etapas acima possuem o objetivo de potencializar as habilidades funcionais. Sendo assim, as TAs podem ser usadas, também, nas intervenções para o autismo, como vemos a seguir.
Quais são os tipos de tecnologia assistiva?
A tecnologia assistiva abrange uma ampla variedade de ferramentas e recursos projetados para atender às necessidades específicas de pessoas com diferentes tipos de deficiências.
No contexto da educação de crianças autistas, a escolha adequada da tecnologia assistiva é fundamental, já que elas darão apoio e suporte no desenvolvimento e aprendizado dessas crianças.
Existem algumas categorias e especificidades para as tecnologias assistivas, o que ajuda a entender melhor as necessidades e possibilidades de cada uma, além de possíveis barreiras no aprendizado.
Auxílios para a vida diária
Materiais e produtos para auxiliar em tarefas rotineiras, como comer, cozinhar, vestir-se e até mesmo tomar banho. Também podemos pensar em possibilidades de tecnologia assistiva para a manutenção da casa, por exemplo.
CAA – Comunicação Alternativa e Aumentativa
A CAA é bastante ampla, com ela podemos ter recursos eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas não vocais ou com limitações de comunicação.
São muito utilizadas as PECS (pranchas de comunicação com símbolos) ou até mesmo vocalizadores e softwares dedicados para esse fim.
Recursos de acessibilidade ao computador
Equipamentos de entrada ou saída (síntese de voz ou baile), auxílios alternativos ao acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz) que permitem as pessoas usarem de forma integral um computador.
Sistemas de controle de ambientes
Alguns sistemas operacionais acessíveis, como sistemas eletrônicos especializados, permitem que pessoas com limitações, moto-locomotoras ou outras, consigam controlar aparelhos eletrônicos ou sistemas de segurança.
Auxílio de mobilidade, de visão ou déficit auditivo
Sistemas de tecnologia assistiva com adaptações para mobilidade, locomoção, visão ou até mesmo audição podem ser utilizados, como cadeiras de rodas motorizadas, bases móveis, andadores, adequação de veículos, equipamentos com lupas, lentes e leitura de documentos ou telefones com teclado e sistemas por voz.
Tipos de tecnologia assistiva para crianças com autismo na escola
Aplicativos e dispositivos específicos auxiliam na comunicação não verbal, promovendo a expressão das crianças autistas, que podem ser implementados para facilitar a interação e a expressão de necessidades.
Algumas possibilidades são:
- Aplicativos de Comunicação;
- Jogos sensoriais;
- Plataformas de aprendizado personalizadas;
- Aplicativos para Desenvolvimento de Habilidades Sociais;
- Software de troca de figuras.
Mas vale ressaltar que: é fundamental destacar que a escolha e implementação da tecnologia assistiva devem ser baseadas nas necessidades específicas de cada criança, levando em consideração seu perfil cognitivo, emocional e sensorial!
Como a TA pode ajudar pessoas com autismo?
Para todos os efeitos legais, pessoas autistas são consideradas pessoas com deficiência. E esse entendimento também é válido quando falamos do uso de tecnologia assistiva para o desenvolvimento delas.
A tecnologia assistiva para pessoas autistas pode auxiliar em diversos campos, como:
- Favorecem o processo de alfabetização;
- Estimulam a fala;
- Despertam a atenção e a concentração;
- Motivam à participação e a integração social;
- Fornecem suporte para a realização de tarefas diárias;
- Promovem o entendimento do funcionamento do ambiente ao redor;
- Propiciam a expressão de emoções.
Elas ainda podem ser fortes aliadas no desenvolvimento de uma comunicação alternativa, pois seus recursos são, muitas vezes, usados na criação de pranchas de comunicação, por exemplo.
Tecnologia assistiva no ambiente escolar
A tecnologia assistiva também tem sido muito usada dentro do ambiente escolar, como uma forma de fornecer suporte visual e chamar a atenção dos alunos, especialmente aqueles que estão no espectro do autismo.
Isso porque o uso de recursos tecnológicos proporcionam uma metodologia de ensino mais ativas, que faz com que a criança também se sinta parte do processo e ajuda na construção do seu próprio conhecimento.
Além disso, elas também ajudam no desenvolvimento de capacidades cognitivas, sensoriais e interacionais. Alguns exemplos de tecnologias assistivas na educação são:
- Computadores;
- Tablets;
- Jogos e brincadeiras lúdicas.
Além dos benefícios citados, fazer uso das tecnologias assistivas com alunos no espectro do autismo pode ajudar no processo de generalização para que a criança replique o que foi aprendido no ambiente escolar em outros locais e contextos.
Por fim, vale lembrar que o uso desses recursos precisa ser feito com a avaliação da equipe que acompanha as intervenções com a criança e respeitando também as práticas baseadas em evidências já reconhecidas para o TEA.
Conclusão
A tecnologia assistiva desempenha um papel transformador na educação de crianças autistas, proporcionando oportunidades significativas para o desenvolvimento de suas habilidades e potencializando suas capacidades únicas.
Ao incorporar essas tecnologias no ambiente educacional, pais, familiares e profissionais contribuem para um cenário mais inclusivo e favorável ao crescimento dessas crianças.
Dessa forma, a tecnologia assistiva não apenas se torna uma aliada na educação de crianças autistas, mas também promove um ambiente educacional mais equitativo e adaptado às diversas formas de aprendizado.
Acreditamos que, ao compreender e utilizar adequadamente essas ferramentas, podemos construir um futuro mais inclusivo e capacitador para todas as crianças, independentemente de suas necessidades especiais.
Para continuar aprendendo sobre o assunto e entender mais sobre a CAA no desenvolvimento de crianças no espectro, leia nosso conteúdo sobre o assunto: