Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
imagem da cantora sia e do cantor vitor fadul

6 Famosos autistas: conheça algumas personalidades no espectro

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos.

Segundo dados recentes divulgados pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos, 1 em cada 36 pessoas é autista. Assim, ainda é muito comum que pessoas no espectro cresçam sem saber do diagnóstico e o recebam somente na vida adulta — o que chamamos de diagnóstico tardio de autismo.

Dessa forma, é comum que muitos famosos autistas, como a cantora SIA, que recentemente compartilhou em um podcast a notícia de seu diagnóstico de autismo, tenham um entendimento maior sobre o transtorno e compartilhem seus diagnósticos.

Assim como ela, outras celebridades só foram entender que eram autistas ao chegar na vida adulta. Neste texto, vamos explorar alguns famosos que são autistas e descobrir como eles têm impactado e inspirado pessoas ao redor do mundo.

Conheça 6 famosos autistas

O espectro autista abrange uma grande variedade de características e sinais, e é importante reconhecer que, de nenhuma forma, ele é limitante para as pessoas diagnosticadas. Expandir conversas e promover uma compreensão mais inclusiva, é fundamental para que cada vez mais pessoas procurem informação médica sobre um possível laudo.

Felizmente, o TEA tem sido discutido cada vez mais na nossa sociedade, seja nas redes sociais, política ou mídia, potencializando e trazendo foco para pautas sobre neurodiversidade e representatividade no espectro, o que ajuda a quebrar mitos e estereótipos.

Junto a isso, muitas pessoas já adultas, como famosos, procuram por profissionais para lidar com a suspeita de autismo, uma vez que temos uma quantidade maior e mais verídica de informações sendo compartilhadas, consequentemente promovendo a conscientização e identificação.

Separamos 6 famosos autistas que estão no espectro e provavelmente você não sabia, olha só!

1. Angélica Morango

 

jornalista angelica morango
Imagem: Arquivo Pessoal

A participante do BBB10 e jornalista Angélica Morango, recebeu o diagnóstico também na fase adulta, aos 37 anos, e disse que hoje, consegue entender algumas questões do passado e se olha com mais carinho e ternura.

Assim como outros famosos autistas, ela foi buscar acompanhamento psicológico para entender melhor algumas características suas, até querendo saber se poderia ser TDAH.

Ela contou em seu Instagram que receber esse diagnóstico tardio “foi diferente de tudo o que já tinha sentido em toda a vida, um misto de libertação e medo”

2. Dan Aykroyd

Embed from Getty Images

O ator e comediante canadense, conhecido por seus papéis em “Os Caça-Fantasmas” e “Um Tira da Pesada”, foi diagnosticado com autismo em 2013, aos 60 anos.

Ele tem sido um defensor da conscientização e da aceitação do autismo, compartilhando sua experiência para ajudar a reduzir os estereótipos associados ao espectro. Além disso, o ator também fala muito sobre como o TEA o ajudou a se concentrar em suas habilidades criativas, usando seu foco para escrever roteiros de filmes.

3. Vitor Fadul

 

 

Jovem rapaz de camisa branca. A foto tem um efeito de glitch.
Imagem: Arquivo Pessoal

Vitor Fadul teve seu diagnóstico aos 25 anos, o que trouxe um novo olhar para sua vida e carreira no cenário musical.

Sua jornada após-diagnóstico o levou a uma busca por autenticidade e à conscientização sobre o autismo, compartilhando sua experiência e encorajando outros a abraçarem sua singularidade.

4. Amanda Ramalho

 

 

famosos autistas: Mulher sentada de pernas cruzadas em uma poltrona.
Imagem: Arquivo Pessoal

Ex apresentadora do programa Pânico da Jovem Pan, a jornalista Amanda Ramalho também compartilhou seu diagnóstico tardio aos 36 anos de idade. Ela contou que mesmo fazendo terapia há 10 anos, sempre ignorava o assunto quando o profissional abordava.

Foi somente durante uma mudança de apartamento que ela conseguiu perceber que tinha muita dificuldade com mudanças e essas ações a deixavam um pouco desconfortável. Com isso, ele se sentiu mais seguro para iniciar a busca pelo diagnóstico.

Hoje, ela usa seu Instagram como plataforma para compartilhar informações verdadeiras sobre neurodiversidade e ajudar mais pessoas a se descobrirem no espectro.

“Em muitos casos, ter conhecimento e aceitação em relação ao autismo, faz com que a liberdade de ser quem a gente realmente é fique mais próxima.”

5. Sia

Embed from Getty Images

Conhecida por sucessos musicais como “Chandelier” e “Elastic Heart”, a cantora Sia compartilhou recentemente seu diagnóstico de autismo. Durante a participação no podcast “Rob Has a Podcast” ela desabafou sobre sua jornada com o autismo, destacando as lutas e os triunfos que enfrentou ao longo dos anos.

Apesar de não falar com qual idade recebeu seu laudo, ela comentou sobre como isso a ajudou a amar a si mesmo em um processo de aceitação.

“Nos sentimentos vistos pela primeira vez em nossas vidas por quem realmente somos, e então podemos começar a sair para o mundo e apenas operar como seres humanos com orações e não fingindo ser nada.”

5. Chris Packham

Embed from Getty Images

Chris Packham é um famoso naturalista e apresentador de TV britânico. Ele é conhecido por seus programas de documentários sobre vida selvagem e pela defesa da preservação ambiental.

Packham foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 40 anos e, desde então, tem sido figura importante do Reino Unido na conscientização e compreensão do autismo. Ele teve dificuldades com a comunicação social e frequentemente se sentiu isolado e incompreendido.

Chris é o apresentador do “Inside Our Autistic Minds” é um documentário lançado em 2021 pela BBC que explora as experiências de pessoas autistas, além de ter um documentário próprio, de 2017, sobre sua história que se chama “Aspergers and Me“, onde ele relata melhor sobre sua reação à terapia ABA e outras terapias usadas para pessoas autistas.

O que é diagnóstico tardio?

Diferente de um diagnóstico que acontece quando se é criança, para diagnosticar o autismo na vida adulta, são necessários outros procedimentos e avaliações. Para confirmar a suspeita, é necessário que a pessoa passe por uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de avaliar e descrever o perfil de desempenho cognitivo.

Com isso, é possível avaliar alterações cognitivas, que acontecem pelos transtornos neurológicos, como o autismo. Após a avaliação, o profissional consegue indicar as melhores intervenções e acompanhamento adequado.

Muitos adultos têm procurado ajuda para o diagnóstico tardio de autismo. Isso acontece, principalmente, porque se identificam com pessoas conhecidas que também estão no espectro ou até mesmo com personagens de séries e filmes.

Apesar do processo de diagnóstico tardio de autismo ser longo e muitas vezes difícil para quem está nesta busca, obter uma resposta pode trazer a sensação de alívio e autocompreensão.

E autistas adultos não devem – NUNCA – serem invalidados. Autismo não tem cura e é para a vida toda; por isso, precisa de intervenção e acompanhamento clínico de qualidade.

Conversamos com Letícia Magalhães, que recebeu o diagnóstico na vida adulta. Confira o depoimento dela clicando aqui.

Além desses 5 exemplos de famosos autistas que trouxemos neste texto, temos outro conteúdo com outra lista de celebridades que ajudam a desconstruir muitos mitos acerca do TEA, como o de que pessoas autistas vivem em seus próprios mundos. Vale a pena ler!

Conheça mais famosos autistas

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso