Autismo, e agora?

Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul 

O diagnóstico tardio de autismo atinge muitas pessoas, como o cantor Vitor Fadul, marido do historiador Leandro Karnal, que foi diagnosticado aos 25 anos. Veja a seguir como é feito o diagnóstico na fase adulta.

Segundo Ashley Curcio, psicóloga da Genial Care, o diagnóstico tardio de autismo é mais difícil porque os sintomas podem se sobrepor a outros transtornos de saúde mental, como ansiedade ou TDAH.

Em geral, os sinais mais comuns são: problemas para entender o tom de voz, expressões faciais ou linguagem corporal de outras pessoas, dificuldade para entender humor ou sarcasmo e para se relacionar.

Desta forma, o profissional deve analisar se o paciente tem desafios de interação social e comunicação, dificuldades com estímulos sensoriais (se fica ansioso em lugares barulhentos) e interesses restritos.

Além disso, o profissional também pode conversar com pessoas que convivam com o paciente, para entender a sua história de desenvolvimento. Isso ajuda a garantir um diagnóstico mais preciso.

Acesse o Instagram da Genial Care e saiba mais sobre o caso de Vitor Fadul e confira a entrevista que Ashley deu à CNN Brasil explicando tudo sobre o diagnóstico tardio de autismo!