Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?
Natália Calegare
Publicado em 02 de abril de 2022 Atualizado em 18 de agosto de 2023
Índice de Conteúdos
Estamos no sexto volume da série que criamos sobre o protocolo RUBI de treinamento parental. Este material tem como objetivo principal capacitar pais e cuidadores no manejo de comportamentos desafiadores de seus filhos no espectro.
Falamos anteriormente sobre as sessões 1 a 8 e organizamos as informações da seguinte forma nos textos anteriores:
- Sessões 1 e 2, que têm como foco introduzir os princípios comportamentais, como o modelo A-B-C de registro e análise de comportamentos e apresentar estratégias de prevenção para os comportamentos desafiadores;
- Sessões 3 e 4, que cobrem a importância da organização de uma rotina diária e a introdução do conceito de reforço;
- Sessões 5 e 6, que se aprofundam no conceito de reforço e no ignorar de maneira planejada, enquanto estratégia para potencializar o desenvolvimento saudável de crianças com TEA;
- Sessões 7 e 8, que apresentam como objetivo principal estratégias para o ensino e fortalecimento de habilidades de cooperação e de comunicação funcional.
Esse artigo apresenta as sessões 9 e 10, que têm como objetivo principal se aprofundar no ensino de habilidades que possibilitam o aumento da autonomia de crianças com TEA.
RUBI – Sessão 9: Ensinando habilidades 1
A nona sessão tem como principal objetivo apresentar procedimentos para o ensino de habilidades que fomentem a autonomia e desenvolvimento saudável de crianças com autismo.
Alguns dos temas abordados nesse momento do treinamento parental são:
- Elencar quais habilidades precisam ser ensinadas para a criança;
- Ensinar o conceito de task analysis (análise de tarefas);
- Ensinar encadeamento como técnica de ensino;
- Revisar vídeos curtos que exemplificam o uso do encadeamento para o ensino de novas habilidades.
A ideia geral dessa etapa é juntar o conhecimento adquirido nas sessões anteriores – princípios do comportamento, estratégias de prevenção, estabelecimento de uma rotina diária e a importância do conceito de reforço – e utilizá-lo para encorajar comportamentos pró sociais e importantes para a independência da criança.
Sendo assim, além de trabalhar para a diminuição de comportamentos desafiadores, parte do que é importante no trabalho com crianças no espectro é ensinar novas habilidades para que elas atinjam todo seu potencial.
Mas quais são essas habilidades que podem ser ensinadas? O RUBI são descritas algumas delas:
- Habilidades de brincar;
- Habilidades sociais;
- Habilidades acadêmicas;
- Habilidades de organização.
Dessa forma, para que seja possível ensinar novas competências para a criança, os pais e pessoas cuidadoras precisam aprender alguns procedimentos de ensino que podem facilitar essa aprendizagem. Dentre esses procedimentos estão a task analysis e o encadeamento.
O que é task analysis?
Task analysis é um procedimento de ensino de novas habilidades que divide a competência a ser ensinada em pequenos passos. Um exemplo de habilidade que, para ser ensinada, precisa passar por esse tipo de análise é escovar os dentes.
Para aprender a escovar os dentes, seguimos uma sequência de comportamentos:
- Segurar a escova;
- Abrir a pasta de dentes;
- Colocar a pasta na escova;
- Fechar a pasta de dentes;
- Escovar;
- Enxaguar a boca;
- Secar a boca;
- Limpar a escova;
- Guardar a escova.
É justamente esse tipo de habilidade que para ser ensinada podemos utilizar a task analysis, já que é necessário que a criança aprenda uma sequência de comportamentos para conseguir executá-la.
O que é encadeamento?
Outro procedimento utilizado no ensino de novas habilidades, em conjunto com a task analysis, é o encadeamento.
Dessa forma, após a habilidade ser quebrada em pequenos passos, é necessário analisar quais dessas etapas a criança ainda não realiza de maneira independente (sem ajuda). Isso dará uma pista de por onde começar o ensino.
É importante que o foco seja em ensinar um passo por vez, e somente quando a criança tiver conseguido realizá-lo é que se deve passar para o próximo. Nesse meio tempo, a pessoa cuidadora ou profissional deve realizar os passos que sobrarem para a criança.
Além disso, é importante decidir qual será a ordem de ensino das etapas. Existem duas possibilidades: começar pelo primeiro passo e seguir a ordem até que a tarefa seja concluída ou começar pelo último passo da cadeia e seguir os passos em ordem contrária.
Uma boa forma de decidir por qual dos caminhos seguir é escolher o passo que será mais fácil para a criança executar, isso pode ajudar na motivação tanto da criança, quanto da pessoa cuidadora.
RUBI – Sessão 10: Ensinando habilidades 2
Na sessão 10 o tema central é mantido, ou seja, ainda é abordado o ensino de novas habilidades. Porém, nessa etapa do RUBI, o foco se dá na variedade de dicas que podem ser oferecidas para potencializar o aprendizado da criança.
Alguns dos seguintes temas fazem parte dessa sessão:
- Modelação como procedimento de ensino;
- Dicas visuais, verbais e físicas como procedimentos de ensino;
- Como usar dicas;
- Revisar vídeos curtos desses procedimentos.
Com a apresentação dessas estratégias de ensino, os familiares e pessoas que convivem com a criança passam a ter mais condição de planejar e ensinar comportamentos efetivos para que ela tenha uma vida mais independente e saudável.
O que é modelação?
É possível ensinar uma nova habilidade de diversas maneiras. Por isso, o RUBI apresenta diversos procedimentos que podem otimizar a aprendizagem da criança com autismo.
A modelação é uma forma possível de ajudar no ensino e funciona da seguinte forma:
- O familiar executa a habilidade a ser ensinada;
- A criança imita esse comportamento.
Para algumas crianças imitar pode ser difícil. Por isso, nessas situações é necessário ensiná-la a imitar, já que esse comportamento facilita e permite a aprendizagem de muitas habilidades em contextos naturais da criança, como na escola ou com amigos.
O que são dicas visuais, verbais e físicas?
Além da modelação, existem outras formas de potencializar a aprendizagem de novos comportamentos. Os autores do RUBI organizaram um jeito de facilitar que pessoas cuidadoras se lembrem disso:
Há coisas que você DIZ, MOSTRA e FAZ para ajudar a criança a aprender uma nova habilidade.
- Dicas verbais: são as coisas que você DIZ que a ajudam a executar uma tarefa;
- Dicas visuais: são as coisas que você MOSTRA que ajudam a criança a realizar uma tarefa;
- Dicas físicas: são as coisas que você FAZ que a ajudam a fazer uma tarefa.
Existem também alguns cuidados a serem tomados com o uso de dicas no ensino de novos comportamentos. Dentre eles, um muito importante, é utilizar apenas as dicas realmente necessárias para que a criança realize a tarefa.
Nessa sessão, também é apresentado um pequeno resumo das formas que possibilitam uma aprendizagem de sucesso vistas até esse momento, além de alguns outros temas.
Para você saber mais sobre como o RUBI funciona, fique de olho no nosso blog. O próximo texto da sequência vai apresentar a sessão 11: Generalização e manutenção, última sessão padrão do manual.
Conheça nosso atendimento padrão ouro em intervenção para autismo
Quero conhecerEscrito por:
Natália Calegare
Esse artigo foi útil para você?
Artigos relacionados
Receba conteúdos geniais !
Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.