Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
RUBI Sessões 9 e 10: pai segura bebê no colo, ambos riem

RUBI Sessões 9 e 10: Ensinando habilidades 1 e 2

Estamos no sexto volume da série que criamos sobre o protocolo RUBI de treinamento parental. Este material tem como objetivo principal capacitar pais e cuidadores no manejo de comportamentos desafiadores de seus filhos no espectro.

Falamos anteriormente sobre as sessões 1 a 8 e organizamos as informações da seguinte forma nos textos anteriores:

  • Sessões 1 e 2, que têm como foco introduzir os princípios comportamentais, como o modelo A-B-C de registro e análise de comportamentos e apresentar estratégias de prevenção para os comportamentos desafiadores;
  • Sessões 3 e 4, que cobrem a importância da organização de uma rotina diária e a introdução do conceito de reforço;
  • Sessões 5 e 6, que se aprofundam no conceito de reforço e no ignorar de maneira  planejada, enquanto estratégia para potencializar o desenvolvimento saudável de crianças com TEA;
  • Sessões 7 e 8, que apresentam como objetivo principal estratégias para o ensino e fortalecimento de habilidades de cooperação e de comunicação funcional.

Esse artigo apresenta as sessões 9 e 10, que têm como objetivo principal se aprofundar no ensino de habilidades que possibilitam o aumento da autonomia de crianças com TEA. 

RUBI – Sessão 9: Ensinando habilidades 1

A nona sessão tem como principal objetivo apresentar procedimentos para o ensino de habilidades que fomentem a autonomia e desenvolvimento saudável de crianças com autismo. 

Alguns dos temas abordados nesse momento do treinamento parental são:

  • Elencar quais habilidades precisam ser ensinadas para a criança;
  • Ensinar o conceito de task analysis (análise de tarefas);
  • Ensinar encadeamento como técnica de ensino;
  • Revisar vídeos curtos que exemplificam o uso do encadeamento para o ensino de novas habilidades.

A ideia geral dessa etapa é juntar o conhecimento adquirido nas sessões anteriores – princípios do comportamento, estratégias de prevenção, estabelecimento de uma rotina diária e a importância do conceito de reforço – e utilizá-lo para encorajar comportamentos pró sociais e importantes para a independência da criança.

Sendo assim, além de trabalhar para a diminuição de comportamentos desafiadores, parte do que é importante no trabalho com crianças no espectro é ensinar novas habilidades para que elas atinjam todo seu potencial.

Mas quais são essas habilidades que podem ser ensinadas? O RUBI são descritas algumas delas:

  • Habilidades de brincar;
  • Habilidades sociais;
  • Habilidades acadêmicas;
  • Habilidades de organização.

Dessa forma, para que seja possível ensinar novas competências para a criança, os pais e pessoas cuidadoras precisam aprender alguns procedimentos de ensino que podem facilitar essa aprendizagem. Dentre esses procedimentos estão a task analysis e o encadeamento.

O que é task analysis?

Task analysis é um procedimento de ensino de novas habilidades que divide a competência a ser ensinada em pequenos passos. Um exemplo de habilidade que, para ser ensinada, precisa passar por esse tipo de análise é escovar os dentes.

Para aprender a escovar os dentes, seguimos uma sequência de comportamentos: 

  • Segurar a escova;
  • Abrir a pasta de dentes;
  • Colocar a pasta na escova; 
  • Fechar a pasta de dentes;
  • Escovar; 
  • Enxaguar a boca;
  • Secar a boca;
  • Limpar a escova;
  • Guardar a escova.

É justamente esse tipo de habilidade que para ser ensinada podemos utilizar a task analysis, já que é necessário que a criança aprenda uma sequência de comportamentos para conseguir executá-la. 

O que é encadeamento?

Outro procedimento utilizado no ensino de novas habilidades, em conjunto com a task analysis, é o encadeamento

Dessa forma, após a habilidade ser quebrada em pequenos passos, é necessário analisar quais dessas etapas a criança ainda não realiza de maneira independente (sem ajuda). Isso dará uma pista de por onde começar o ensino.

É importante que o foco seja em ensinar um passo por vez, e somente quando a criança tiver conseguido realizá-lo é que se deve passar para o próximo. Nesse meio tempo, a pessoa cuidadora ou profissional deve realizar os passos que sobrarem para a criança.

Além disso, é importante decidir qual será a ordem de ensino das etapas.  Existem duas possibilidades: começar pelo primeiro passo e seguir a ordem até que a tarefa seja concluída ou começar pelo último passo da cadeia e seguir os passos em ordem contrária. 

Uma boa forma de decidir por qual dos caminhos seguir é escolher o passo que será mais fácil para a criança executar, isso pode ajudar na motivação tanto da criança, quanto da pessoa cuidadora.

RUBI – Sessão 10: Ensinando habilidades 2

Na sessão 10 o tema central é mantido, ou seja, ainda é abordado o ensino de novas habilidades. Porém, nessa etapa do RUBI, o foco se dá na variedade de dicas que podem ser oferecidas para potencializar o aprendizado da criança.

Alguns dos seguintes temas fazem parte dessa sessão:

  • Modelação como procedimento de ensino;
  • Dicas visuais, verbais e físicas como procedimentos de ensino;
  • Como usar dicas;
  • Revisar vídeos curtos desses procedimentos.

Com a apresentação dessas estratégias de ensino, os familiares e pessoas que convivem com a criança passam a ter mais condição de planejar e ensinar comportamentos efetivos para que ela tenha uma vida mais independente e saudável. 

O que é modelação?

É possível ensinar uma nova habilidade de diversas maneiras. Por isso, o RUBI apresenta diversos procedimentos que podem otimizar a aprendizagem da criança com autismo. 

A modelação é uma forma possível de ajudar no ensino e funciona da seguinte forma: 

  1. O familiar executa a habilidade a ser ensinada;
  2. A criança imita esse comportamento. 

Para algumas crianças imitar pode ser difícil. Por isso, nessas situações é necessário ensiná-la a imitar, já que esse comportamento facilita e permite a aprendizagem de muitas habilidades em contextos naturais da criança, como na escola ou com amigos.

O que são dicas visuais, verbais e físicas?

Além da modelação, existem outras formas de potencializar a aprendizagem de novos comportamentos. Os autores do RUBI organizaram um jeito de facilitar que pessoas cuidadoras se lembrem disso:

Há coisas que você DIZ, MOSTRA e FAZ para ajudar a criança a aprender uma nova habilidade. 

  • Dicas verbais: são as coisas que você DIZ que a ajudam a executar uma tarefa;
  • Dicas visuais: são as coisas que você MOSTRA que ajudam a criança a realizar uma tarefa;
  • Dicas físicas: são as coisas que você FAZ que a ajudam a fazer uma tarefa.

Existem também alguns cuidados a serem tomados com o uso de dicas no ensino de novos comportamentos. Dentre eles, um muito importante, é utilizar apenas as dicas realmente necessárias para que a criança realize a tarefa.

Nessa sessão, também é apresentado um pequeno resumo das formas que possibilitam uma aprendizagem de sucesso vistas até esse momento, além de alguns outros temas.

Para você saber mais sobre como o RUBI funciona, fique de olho no nosso blog. O próximo texto da sequência vai apresentar a sessão 11: Generalização e manutenção, última sessão padrão do manual.

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso