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rubi sessões: menino hora com as mãos pra o alto. imagem em preto e branco

RUBI Sessões 5 e 6: Reforçamento 2 e Ignorar de forma planejada

Este é o quarto volume da série que preparamos sobre o protocolo RUBI de treinamento parental. Esse material tem como principal objetivo capacitar pais para o manejo de comportamentos desafiadores de seus filhos no espectro.

Anteriormente escrevemos sobre as duas primeiras sessões, que têm como foco introduzir os princípios comportamentais, como o modelo A-B-C de registro e análise de comportamentos e apresentar estratégias de prevenção para os comportamentos desafiadores. 

Também já falamos sobre as sessões três e quatro, que cobrem a importância da organização de uma rotina diária e a introdução do conceito de reforço.

Este texto apresenta as sessões 5 e 6 para que familiares e especialmente profissionais tenham acesso a essa intervenção.

RUBI – Sessão 5: Reforço 2

A quinta sessão dá continuidade ao tema central da sessão anterior, a discussão do conceito de reforço. Porém, nessa etapa o objetivo principal é que seja abordado um tipo específico de consequência do comportamento: o reforço social (elogios, por exemplo). 

Dessa forma, a pessoa cuidadora deve encerrar a sessão sabendo:

  • Dar exemplos de reforçadores utilizados pela criança;
  • Identificar corretamente erros em vídeos curtos que exemplificam o uso de reforçadores sociais;
  • Desenvolver um plano para usar em casa as estratégias de reforço.

Para que os familiares atinjam esses objetivos, os seguintes temas são cobertos durante essa sessão:

  • Formas de interagir com a criança em momentos de brincadeira;
  • Como planejar momentos de interação com a criança por meio da brincadeira;
  • Variedade de habilidades que podem ser promovidas nos momentos de brincadeira planejados;
  • Estratégias para estimular habilidades de brincar da criança
    (observar, imitar, elogiar);
  • Formas de lidar com o surgimento de comportamentos desafiadores durante a brincadeira.

Para que cada um desses tópicos sejam trabalhados, o manual oferece uma explicação detalhada de como o terapeuta pode abordar cada um deles, além da descrição de quais são os materiais necessários para a realização da sessão. 

RUBI – Sessão 6: Ignorar de maneira planejada.

A sessão 6 tem como foco a discussão de outro tipo específico de consequência do comportamento: ignorar de maneira planejada. Dentro desse tema também são discutidas quais dificuldades podem ser encontradas com o uso dessa estratégia e quais são as situações adequadas para sua utilização.
As pessoas cuidadoras nesta etapa devem aprender a:

  • Identificar corretamente erros em vídeos curtos que exemplificam o reforçamento de comportamentos desafiadores;
  • Identificar as regras para o uso da estratégia de ignorar de maneira planejada;
  • Demonstrar o uso da estratégia em um role play;
  • Ajudar a planejar como usar essa estratégia em casa.

Parte do conteúdo que os autores mencionam como importante para que os pais atinjam esses objetivos é apresentar as três formas que existem de utilizar o ignorar, para potencializar o desenvolvimento da criança.

Quais são as três formas de planejar o ignorar como consequência do comportamento?

  1. Ignorar a criança e o comportamento (por exemplo: comportamentos analisados como birra).
  2. Ignorar a criança e não o comportamento (por exemplo: comportamentos perigosos).
  3. Ignorar o comportamento mas não a criança (por exemplo: criança fazendo a mesma pergunta de forma repetitiva).

A ideia central de utilizar o ignorar como consequência de uma ação é a de que essa estratégia faz com que comportamentos que dificultam o desenvolvimento saudável da criança diminuam de frequência. 

Claro que utilizar essa ferramenta requer uma análise detalhada da função do comportamento, além dos familiares estarem cientes dos cuidados necessários para que isso seja feito de forma ética e cuidadosa com a criança.

Se você quer saber mais sobre como o RUBI funciona, fique de olho no nosso blog!  O próximo texto da sequência apresentará as sessões 7 e 8: Cooperação e Treinamento de comunicação funcional.

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