Pesquisar
torne-se
3
especialidades
5
data-curso-360
2
5
07-curso
Dias
Horas
Min
Dias
Horas
Min
coronavirus e autismo

Coronavírus e autismo: como lidar com as mudanças na pandemia

O Brasil passa pela segunda onda da pandemia provocada pelo novo coronavírus, e as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para contenção do vírus vêm, desde o início, causando uma mudança significativa na vida de quem convive com crianças no espectro do autismo. Por isso, muitas famílias têm vivido com muito estresse e dificuldade em lidar com os comportamentos desafiadores do autismo causados pelo coronavírus.

Pensando em como ajudar as famílias e também os profissionais que atendem crianças com autismo nesse período, nossa líder clínica Ashley Curcio, em parceria com a doutora Liliana Rocha, escreveu um artigo com dicas e recomendações para regulação emocional e manejo de comportamentos desafiadores, pensando não só nas dificuldades causadas pelo coronavírus para quem está no autismo, mas também para o dia a dia. Veja a seguir:

Autorregulação emocional

Para iniciar o processo de autorregulação emocional, é necessário compreender nossos próprios sentimentos e encontrar uma atividade que nos ajuda a combater o estresse

“No momento em que você se sentir se afogando na onda de desespero, lembre-se de NADAR!” , é assim que a doutora Liliane propõe que comecemos a refletir sobre o momento atual e também consigamos iniciar o processo de autorregulação emocional.

É importante pensar o seguinte: “Como estou me sentindo? O que meu filho está fazendo? O que me fez sentir assim?”

Lembre-se: quando seu corpo libera hormônios do estresse, certas partes do cérebro são prejudicadas (por exemplo: solução de problemas, comunicação, pensamento crítico). É essencial que você faça exercícios para se manter emocionalmente equilibrado, afinal são eles que ajudam a manter seu sistema nervoso o mais regulado possível.

Uma prática recomendada para lidar com momentos de crise e dificuldade de regulação emocional é o ‘jogo do senso’, que consiste uma série de ações usando nossos sentidos para nos trazer de volta à realidade

Lembre-se de Nadar! (Mas o que isso significa?)

Note

Diante de uma dificuldade de regulação emocional, você pode praticar o que chamamos de ‘jogo do senso’, que assim como o próprio nome já diz se trata de uma série de ações que usam seus sentidos e te trazem de volta à realidade. Deixamos um guia abaixo, mas é importante ressaltar que você não precisa segui-la à risca e fazer sempre as 5 etapas. Pode fazer o que ajudar mais ou até misturar a ordem:

  • 5: Reconheça 5 coisas que você vê ao seu redor e as nomeie mentalmente
  • 4: Reconheça 4 coisas que você pode tocar ao seu redor
  • 3: Reconheça 3 coisas que você ouve
  • 2: Reconheça 2 coisas que você pode cheirar
  • 1: Reconheça 1 coisa que você pode provar (paladar)

O que você também pode fazer de imediato

Além de praticar o jogo do senso e também de se exercitar constantemente, existem algumas coisas que você pode – e deve – fazer para passar por esse período de uma maneira mais tranquila e proporcionar mais bem-estar para toda sua família. Veja abaixo.

Aceitar 

“Esta é uma crise global. Não há nada que eu ou alguém possa fazer para corrigir isso imediatamente. Estamos fazendo o melhor que podemos.”

Deixar rolar

Continue se engajando nos exercícios mencionados acima. Continue “notando” e fique conectado com o sistema de suporte que você tem ao seu redor, da forma mais segura possível (por exemplo, telessaúde, zoom, whatsapp, skype).

  • Se fizer sentido no seu contexto:

continue usando as ferramentas que o time de suporte do seu filho já tem montado e que ajudou o ajudou até agora. Por exemplo: rotina visual, economia de fichas, suportes visuais para completar tarefas ou brincar, CAA (comunicação alternativa e ampliada).

Aja de acordo com o que importa

Invés de se perguntar “como posso ajudar meu filho?”. Pergunte a você mesma as seguintes questões:

1- O que eu valorizo como  (mãe/pai?) – Isso pode ser aplicado a qualquer aspecto da sua vida e com qualquer outra relação afetiva (filho, marido, esposa).

2- Como isso se manifesta no meu dia a dia? Aqui temos alguns exemplos de valores e ações comprometidas* que mostram como você pode mensurar esses valores de uma forma prática e real.

O valor é o que você deseja e o comportamento alvo o que pode ajudar a determiná-lo:

  • VALOR: autonomia do meu filho

COMPORTAMENTO-ALVO: número de atividades independentes em que a criança se envolve sem a presença dos pais

  • VALOR: estar mais presente com meu filho

COMPORTAMENTO-ALVO: número de minutos gastos em brincadeiras com meu filho (sem meu telefone ou outras distrações)

  • VALOR: cuidar de mim

COMPORTAMENTO-ALVO: número de atividades concluídas com a ausência da criança

Quando você identifica termos observáveis e mensuráveis para esses comportamentos,  você adquire mais capacidade de:

A: Captar os momentos em que seu filho está exibindo novas habilidades que você nunca viu. Lembre-se de reforçá-las. Ou seja, incentivar seu filho a vivenciar e executar aquelas habilidades novamente, além de elogiar e destacar o comportamento para eles.

B:Emparelhar ação com a palavra (falar o que você está fazendo quando estiver fazendo) ajuda a criança a começar a entender a linguagem e aumentar o vocabulário.

C: Apresentar atividades que exponham seu filho às metas/conceitos nos quais vocês estão trabalhando. Por exemplo, identificar itens, categorizar, imitar, solicitar e comentar, após uma análise visual da tarefa, habilidades da vida diária, atributos, conceitos de matemática e leitura.

D: Aproveite as oportunidades de aprendizado que ocorrem naturalmente. Em outras palavras, incorpore metas (acima – C) em momentos em que estão cozinhando juntos, lavando roupa, tomando banho, escovando os dentes, brincando com os irmãos, esperando as refeições, jogando independentemente e assim por diante.

Ashley e Liliane recomendam que você anote seus valores, comportamentos-alvos e ações que se compromete a fazer. Além disso, é importante que você leia e reveja continuamente a lista. Todos os dias pela manhã com um café funciona para muita gente, ou o máximo de vezes que puder.

Você ficará impressionado com o impacto que um compromisso tão simples pode ter.

Respire

Lembre-se que a ideia aqui é fornecer uma pausa em seus pensamentos

ruminantes e fornecer oxigênio ao cérebro para, fisicamente, “acalmar seus nervos”.

Dicas e conceitos gerais para lembrar:

1- Fornecer previsibilidade (informe o que vai acontecer e quando) e papéis produtivos são essenciais para o sucesso!

2- Ao assistir TV: inserir programas educativos e ficar “presente” com seu filho pode promover oportunidades de aprendizagem, conexão que ajuda com o estresse e regulação emocional (lembrem que seus filhos sentem o que vocês estão sentindo e emitindo).

Sabemos o quanto o coronavírus impactou pessoas que estão no autismo. Por isso, coloque as dicas em prática, estamos empolgadas para saber se elas ajudaram na sua rotina!

Conheça nosso atendimento para autismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1º lugar em medicina | Elizeu Você sabia que Elon Musk é autista? Autismo leve pode piorar? Mito ou verdade? Existe teste online para diagnosticar o autismo infantil? Direitos de pais com filhos com autismo Pondé afirma que autismo está no ‘hype’ e causa polêmica Uma Advogada Extraordinária: representatividade do autismo Autismo: Fui diagnosticada aos 60 anos e agora? Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! AUTISMO e ASPERGER: 25 sinais de Autismo Infantil