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Criança brincando na areia

5 dicas de brincadeiras para integração sensorial no autismo

As atividades sensoriais ou brincadeiras para integração sensorial são práticas recomendáveis para a primeira infância da criança (de 0 a 5 anos), que segue a filosofia em deixar a criança livre para explorar as possibilidades do mundo ao redor, resultando em estímulo dos sentidos: paladar, olfato, visão e audição. 

Além de trazer esses estímulos, as brincadeiras sensoriais são uma poderosa aliada para a criança autista, pois podem auxiliar no desenvolvimento social, ajudar a criar mecanismos de comunicação e reduzir comportamentos repetitivos. 

Neste artigo, vamos falar mais sobre os benefícios dessa prática, e indicar 5 divertidas atividades sensoriais para crianças com autismo.

O que é “integração sensorial”?

A integração sensorial é um processo neurobiológico que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente. 

Através dela os sentidos fornecem informações acerca de condições físicas do corpo e do ambiente, oferecendo a possibilidade de experimentar no corpo as ações do cotidiano. 

Ou seja, integração sensorial é entender o ambiente, o corpo e todos os estímulos exteriores, tendo uma reação ou aprendizado de acordo.

Integração sensorial e o autismo

As integrações sensoriais no autismo estão dentro da Terapia de Integração Sensorial, método utilizado — principalmente — por Terapeutas Ocupacionais, que tem como objetivo criar estímulos apropriados em crianças com autismo. 

O método pode ser aplicado a outros tipos de pacientes:

  • Pessoas com Síndrome de Down;
  • Déficit de atenção;
  • Outras disfunções neurológicas.

As técnicas de Terapia de Integração Sensorial procuram trazer mais conforto a quem tem dificuldade em processar informações sensoriais, além de auxiliar quem tem excesso, ou falta de sensibilidade em algum dos sentidos.

Banner sobre a Rede Genial de terapeutas com mulher segurando uma prancheta de anotações e um criança sorrindo com os braços levantados.

Brincadeiras para integração sensorial indicadas para crianças com TEA

Para alcançar as fundamentações sensoriais, a terapia ocupacional utiliza o interesse e a motivação da criança, onde desenvolve a intervenção num contexto de brincadeiras que envolve cuidadosamente experiências sensoriais como:

  • Toque;
  • Movimento;
  • Sensações musculares/articulares;
  • Equilíbrio;
  • Notoriedade de espaço e lugar.

Listamos aqui algumas brincadeiras para integração sensorial que podem ser feitas em casa pelas famílias. É importante salientar que: adaptar esses momentos para os gostos pessoais da criança, além de ser um ato especial, promove muita diversão.

  • Massinha de farinha

Use a criatividade para criar diferentes formas com uma massinha caseira, feita com farinha caseira e super fácil de preparar: basta misturar farinha e água em um grande recipiente, mexa até obter uma consistência massuda. 

  • Argila e suas formas

A argila é ideal para promover a interação e estimular o aspecto sensorial. Quando a argila ainda está no formato líquido, ela pode ser moldada de diferentes maneiras. Além de estimular os sentidos, a criança acompanha a mudança de estado da argila que, ao secar, torna-se a versão final da construção da criança. 

As atividades acima estimulam a criança a conhecer as diferentes texturas, além de aguçar a criatividade ao modelar a forma da massa. 

  • Brinquedos congelados

Coloque os pequenos brinquedos em uma caixa de plástico com um pouco de água, e congelar. Desenforme o bloco de gelo e peça à criança para tirar os brinquedos de lá, usando ferramentas como borrifadores com água morna, martelos de brinquedo, etc. Exploração faz parte do processo de descoberta, e a brincadeira estimula o sentido da visão. 

  • Classificação de formas

Em uma lata ou assadeira coloque pequenos grãos (feijão e arroz) ou macarrão, junto a outros itens pequenos, como botões, clipes, miçangas, etc. Em seguida, peça para a criança pegar esses objetos com pinças ou com os dedos e separá-los de acordo com características em comum, como tamanho ou cor. 

Além de ajudar a reconhecer as diferentes formas, o ato de “pinçar” ajuda na psicomotricidade

  • Jogo de degustação

Neste jogo, as crianças experimentam diferentes tipos de comida com os olhos vendados e, em seguida, tentam adivinhar o que é. A escolha das comidas depende do gosto das crianças, mas este jogo pode ser uma boa forma de introduzir novos sabores e texturas.

Brincar é coisa séria!

As cinco brincadeiras podem ser feitas pela própria família, com preparo caseiro para estimular o desenvolvimento da criança. Entretanto, além das citadas acima, há atividades que parecem ser “simples”, mas que possuem esse estímulo sensorial, são elas: 

  • Bolhas de sabão;
  • Pinturas;
  • Desenhos com giz de cera;
  • Massa de modelar.

É importante ressaltar que nem todas as atividades sensoriais precisam ser feitas dentro de casa. A escola também é uma grande aliada nesse processo, principalmente durante o período da primeira infância (0 a 5 anos), que promovem atividades como: trenzinho humano e esconde-esconde que oferecem a oportunidade da criança criar notoriedade espacial. 

Também existem jogos físicos que são utilizados nessa terapia, como quebra-cabeça, jogo da memória, kit contagem e muito mais. É possível identificar alguns deles em espaços terapêuticos, utilizados por profissionais. 

Afinal, brincar é coisa séria! As brincadeiras com jogos e brinquedos ajudam os pequenos a desenvolverem uma série de habilidades imprescindíveis para sua evolução, são elas: cognitiva, individual, social, simbólica. 

Em nosso blog já falamos sobre a importância do uso de brinquedos para o autismo, que tal conhecer os benefícios?

Brinquedos para autismo e a importância do uso de objetos reguladores

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