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Metodologias ativas: como essa prática estimula o aprendizado do autista na adolescência?

Metodologias ativas são um conjunto de abordagens de ensino que buscam colocar o estudante no centro do processo educacional, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem.

Elas podem ser benéficas para o desenvolvimento dos adolescentes no espectro autista, pois oferecem um enfoque de ensino mais envolvente e adaptável às necessidades individuais de cada aluno.

Existem metodologias que permitem que o aluno tenha um papel ativo no seu próprio processo de conhecimento, o que pode ser um impulso de desenvolvimento, principalmente para adolescentes autistas que podem ter dificuldade em se comunicar verbalmente ou se envolver socialmente em sala de aula.

Para saber mais sobre metodologias ativas de aprendizagem, continue nesse texto!

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas de ensino são uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, tornando-o protagonista ativo e participante da construção do próprio conhecimento.

Essa abordagem busca promover uma educação mais significativa e engajadora, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências que vão além da simples memorização de conteúdos.

Algumas das metodologias ativas mais comuns incluem a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem por projetos, a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a metodologia de projetos integrados e a aprendizagem por investigação.

Cada uma dessas metodologias tem suas particularidades, mas todas compartilham o objetivo: tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, participativo e significativo para os estudantes.

Existem 3 mais conhecidas e desenvolvidas dentro da sala de aula, sendo elas:

  • Aprendizagem cooperativa: os estudantes trabalham em grupos, onde cada membro é responsável por uma parte do processo. Dessa forma, todos aprendem juntos e ajudam uns aos outros.
  • Aprendizagem por descoberta: os estudantes são desafiados a resolver problemas ou questões, sem que o professor apresente uma solução prévia. Dessa forma, eles precisam buscar informações, testar hipóteses e elaborar uma solução própria.
  • Gamificação: os elementos dos jogos são utilizados para engajar e motivar os estudantes no ensino. Dessa forma, eles se envolvem em atividades lúdicas que têm um objetivo educacional.

Essas são apenas algumas das metodologias ativas que existem. Cada uma tem suas particularidades, mas todas têm em comum o fato de valorizarem o papel ativo do estudante no processo de aprendizagem.

Gamificação como um suporte visual

menino ruivo sentado na frente do computador com fone de ouvido

Uma das principais vantagens da gamificação para adolescentes autistas é que os jogos e aplicativos oferecem um ambiente seguro e controlado para praticar e experimentar habilidades sociais.

Ao jogar, eles podem aprender a reconhecer expressões faciais e emoções, praticar a comunicação funcional, desenvolver habilidades de resolução de problemas, autonomia e tomada de decisões.

Além disso, a gamificação pode ser utilizada para ensinar habilidades específicas, como planejamento, organização, coordenação motora, e outras habilidades importantes para a vida diária.

Os jogos podem ser projetados para atender às necessidades e interesses individuais dos adolescentes autistas, o que pode aumentar sua motivação e engajamento na atividade.

Outra vantagem da gamificação é que os jogos oferecem feedback imediato e recompensas, o que pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança dos adolescentes autistas.

Isso pode ajudá-los a se sentir mais motivados a se envolver em atividades sociais e a buscar novas experiências.

Lembrando que é sempre importante considerar as necessidades e habilidades individuais de cada adolescente autista e trabalhar com profissionais capacitados para desenvolver estratégias de suporte e intervenção apropriadas.

Quais são as metodologias ativas propostas pela BNCC?

Dentro do plano de ensino básico no Brasil proposto pelo Ministério da Educação (MEC), algumas metodologias ativas são usadas com frequência.

Apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não prescrever metodologias específicas, ela visa estabelecer diretrizes e competências gerais que devem ser desenvolvidas em todos os níveis de ensino.

A BNCC ainda enfatiza a importância do uso de metodologias ativas e participativas para promover uma educação mais significativa e engajadora.

Dentre algumas das metodologias ativas que estão em consonância com a BNCC são:

  • Aprendizagem cooperativa: os estudantes trabalham em grupo para alcançar objetivos comuns, desenvolvendo habilidades como cooperação, liderança, responsabilidade e comunicação.
  • Projetos de aprendizagem: os estudantes são convidados a resolver problemas complexos, desenvolver soluções criativas e aplicar o conhecimento em situações práticas, desenvolvendo habilidades como pesquisa, análise crítica, comunicação e trabalho em equipe.
  • Aprendizagem baseada em problemas: os estudantes são desafiados a resolver problemas reais, utilizando o conhecimento teórico e prático, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisão e colaboração.
  • Sala de aula invertida: os estudantes aprendem o conteúdo teórico em casa, por meio de materiais digitais, e as aulas são dedicadas a atividades práticas e discussões em grupo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades como autonomia, colaboração e pensamento crítico.
  • Metodologia de projetos integrados: os estudantes trabalham em projetos interdisciplinares, que envolvem várias áreas do conhecimento, desenvolvendo habilidades como pesquisa, análise crítica, comunicação e trabalho em equipe.
  • Aprendizagem por investigação: os estudantes são convidados a realizar investigações sobre temas relevantes, utilizando métodos científicos, desenvolvendo habilidades como observação, coleta de dados, análise crítica e comunicação.

Essas metodologias ativas podem ser adaptadas e combinadas de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes, favorecendo uma educação mais significativa e engajadora.

Quais metodologias ativas devo procurar para meu adolescente autista?

grupo de meninos sentado em uma mesa usando tecnologia

Algumas metodologias ativas podem ser mais adequadas para alguns alunos do que para outros, e é importante adaptar as abordagens educacionais para atender às necessidades individuais de cada aluno com TEA.

No entanto, é importante lembrar que cada adolescente autista é único e pode ter necessidades e preferências específicas.

É sempre importante trabalhar em colaboração com a família e uma equipe de profissionais especializados para desenvolver um plano educacional personalizado para o adolescente autista.

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