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Crianças brincando de correr

Quais atividades utilizar na terapia ocupacional para crianças autistas?

Na busca contínua pelo melhor desenvolvimento e inclusão de crianças autistas, a Terapia Ocupacional (T.O.) desempenha um papel fundamental, já que essa especializada promove atividades que beneficiam o desenvolvimento de pessoas autistas, buscando ajudar a criança autista a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem problemas para desenvolvê-los.

Por meio de atividades personalizadas e direcionadas, os terapeutas ocupacionais ajudam a criança a desenvolver habilidades motoras, sociais e emocionais, promovendo seu engajamento ativo e autonomia.

Assim, a terapia ocupacional auxilia em atividades que favorecem o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais (interagir, pensar, criar, etc) e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

E como é feita essa intervenção? Neste artigo, vamos falar sobre algumas atividades da terapia ocupacional, e quão importantes elas são para potencializar a evolução e bem-estar das pessoas autistas.

E se você é um terapeuta ocupacional apaixonado pela causa, continue lendo até o final, pois também temos uma oportunidade para você se juntar à equipe da Genial Care, nossa clínica multidisciplinar líder no cuidado de crianças com autismo. Confira!

O que faz um Terapeuta Ocupacional?

Terapeutas brincando com criança autismo. A brincadeira é feita sob brinquedos de obstáculos, em um jardim.

O terapeuta ocupacional estuda o desenvolvimento infantil e os marcos desse caminho evolutivo.

Além disso, ele acompanha pessoas típicas e atípicas, de todas as faixas etárias, e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades da vida diária, incluindo, por exemplo, as tarefas de:

  • Autocuidado – higiene, como escovar os dentes, alimentação e vestuário;
  • Produtividade – trabalhar ou estudar;
  • Momentos de lazer – esportes, dança e pintura, por exemplo;
  • Atividades sociais em geral.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define a terapia ocupacional como uma profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações:

  • Cognitivas;
  • Afetivas;
  • Perceptivas;
  • Psicomotora.

Essas alterações podem ser decorrentes ou não são decorrentes – ou não – de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas.

Terapia ocupacional e o espectro autista

O terapeuta ocupacional trabalha a partir das habilidades e limitações de cada um. Ele cria junto a pessoa no espectro novas formas de realizar atividades, propondo maior autonomia e independência.

O nível de autonomia é diferente dentro de cada realidade. Por isso, o profissional deve ter um olhar individualizado e avaliar o contexto de vida, idade, histórico ocupacional, desenvolvimento e objetivos da criança autista.

No caso do autismo, a T.O. busca desenvolver habilidades:

  • De caligrafia;
  • Motoras finas;
  • Diárias da rotina.

Quando pensamos nos graus de autismo no desenvolvimento de habilidades com a T.O., algumas habilidades muitas vezes contemplam mais os autistas de nível 1 (leve) e nível 2 (moderado). No entanto, algumas atividades podem auxiliar aqueles que estão no nível 3 (severo) do espectro.

Isso porque auxilia também no desenvolvimento de habilidades mais básicas. Um exemplo disso é alimentar-se e ir ao banheiro sozinho, o que promove mais autonomia.

Banner sobre a Rede Genial de terapeutas com mulher sentada em um escritório, com um notebook a sua frente.

Atividades para terapia ocupacional no autismo

As intervenções e atividades da terapia ocupacional, impactam na melhoria da comunicação, habilidades de interação e habilidades motoras.

Assim, os terapeutas ocupacionais muitas vezes recomendam começar o dia com um circuito sensorial: um programa de atividades que ajudam as crianças a alcançar um estado “pronto para aprender”.

Os circuitos sensoriais são uma série de atividades projetadas especificamente para despertar todos os sentidos. Eles são uma ótima maneira de energizar ou acalmar as crianças no dia a dia.

Entre algumas atividades da terapia ocupacional no autismo, podemos destacar:

Estimulação Sensorial

As crianças autistas muitas vezes têm uma resposta sensorial atípica, podendo ter hipersensibilidade ou hipossensibilidade aos estímulos do ambiente.

Assim, a terapia ocupacional utiliza atividades sensoriais como massagens, uso de escovas terapêuticas, caixas de toque e objetos com texturas diversas para ajudar a criança a modular e processar esses estímulos, promovendo seu bem-estar geral.

Algumas atividades de alerta, para estimular o sistema nervoso central do corpo em preparação para o aprendizado podem ser:

  • Girar, pular em uma bola de ginástica;
  • Pular sozinho com os pés.

Brincadeiras Estruturadas

As brincadeiras estruturadas são uma forma divertida e eficaz de desenvolver habilidades sociais, linguagem e interação. Aqui, os profissionais usam jogos e brinquedos apropriados para a idade e nível de desenvolvimento da criança, estimulando a comunicação, a coordenação motora e a resolução de problemas.

Atividades de Autocuidado

O desenvolvimento de habilidades de autocuidado é essencial para promover a independência da criança autista. Por isso, os T.Os. trabalham em conjunto com os pais e cuidadores para ensinar e praticar atividades como vestir-se, escovar os dentes, alimentação e higiene pessoal.

Isso fortalece a autoconfiança da criança e sua capacidade de realizar tarefas do dia a dia. Algumas atividades calmantes que trabalho muscular pesado e pressão profunda, para dar uma consciência de seu corpo no espaço e aumentar a capacidade de autorregulação da entrada sensorial são:

  • Empurrões na parede;
  • Flexões;
  • Uso de pesos.

Integração Sensorial

Muitas crianças autistas têm dificuldade em integrar as informações sensoriais, o que pode afetar sua capacidade de concentração e coordenação.

Dessa forma, a terapia ocupacional utiliza técnicas que estimulam o processamento sensorial, como balanços, trampolins, atividades com bola e jogos que envolvam movimentos específicos, ajudando a criança a se adaptar e reagir de forma adequada aos estímulos sensoriais.

Algumas atividades de que exijam que o cérebro e o corpo trabalhem juntos são:

  • Equilibrar-se em uma prancha oscilante;
  • Rolar troncos;
  • Malabarismo.

É importante lembrar que: cada pessoa é única e todas as atividades dependem das necessidades e repertório da criança, por isso é fundamental conhecer o perfil específico dos pequenos e adaptar ao que funciona melhor para a individualidade.

A importância do brincar

O ato de brincar, na terapia ocupacional, é muito importante, já que a T.O. estimula as partes motora, sensorial e neurológica da criança.

Mas não somente uma brincadeira aleatória, pois o profissional direciona brinquedos e atividades conforme a idade e a necessidade da criança autista.

Por exemplo, em um bebê de poucos meses com atraso no desenvolvimento, é preciso estimular sentidos como a visão e a audição, além do controle do pescoço e o movimento de se virar.

Por isso, os brinquedos escolhidos apostam mais no visual, com músicas e sons que atraem a atenção.

Massinha de modelar: uma importante atividade da terapia ocupacional

A massinha de modelar também é um instrumento muito importante para o desenvolvimento.

O ato de preparar, modelar, amassar e apertar a massinha possibilita o desenvolvimento da coordenação visual motora, coordenação motora fina, sequenciamento e atenção. Além de trabalhar com a criatividade da criança, afinal ela possui um vasto espaço para criação das formas na massinha como:

  • Fazer bolinhas e cobrinhas;
  • Apertar;
  • Cortar e furar formas;
  • Riscar;
  • Desenhar em cima.

Atividades da vida diária

Atividades de vida diária proporcionam sensações diversificadas, e nem sempre interpretadas como agradáveis. Entretanto, a T.O. estimula essas atividades necessárias, para que a criança consiga autonomia durante esse processo.

As AVDs podem ser estimuladas para desenvolver a autonomia da criança, incentivando-a a realizar duas atividades cotidianas que acontecem frequentemente:

Na hora de se vestir – é possível favorecer que a criança escolha a roupa que desejar vestir pela combinação que mais chame a atenção dela, como as cores, as texturas, o peso e/ou o tamanho.

Na hora do banho – é o momento de experimentar sensações como toque leve, toque profundo e temperatura. Acrescentar cor e brinquedos na banheira torna o banho um momento de brincadeira.

Estamos contratando

terapeuta com criança em sala de integração sensorial
Terapeuta Genial Care

A inclusão de um terapeuta ocupacional na equipe multidisciplinar de intervenção para crianças autistas é essencial. Por isso, se você é um profissional da terapia ocupacional e busca uma oportunidade inovadora para fazer a diferença na vida de crianças com autismo e suas famílias, a Genial Care é o lugar perfeito para você.

Nossa clínica multidisciplinar está com vagas de T.O., expandindo a equipe e buscando profissionais comprometidos e talentosos para se juntarem a nós nessa transformação.

Oferecemos um ambiente de trabalho colaborativo, infraestrutura moderna e recursos atualizados para o desenvolvimento profissional contínuo.

Além disso, você terá a chance de trabalhar lado a lado com uma equipe experiente de especialistas multidisciplinares, incluindo psicólogos ABA e fonoaudiólogos, proporcionando uma abordagem abrangente e integrada em todo o processo.

Terapeutas: preencham já nosso formulário

Na Genial Care, valorizamos a dedicação, a empatia e o compromisso em ajudar todas as crianças a alcançarem seu máximo potencial. Se você deseja fazer parte de uma equipe apaixonada por transformar vidas e contribuir para o avanço da terapia ocupacional no autismo, acesse nossas vagas agora mesmo.

A Genial Care é uma clínica multidisciplinar para crianças autistas e suas famílias, mas, além disso, é uma healthtech que valoriza os profissionais clínicos e oferece constantes treinamentos, trocas e formações para entregar resultados clínicos e intervenções de excelência.

Conclusão

A terapia ocupacional desempenha um papel essencial no cuidado e desenvolvimento de crianças autistas. Além de fornecer uma abordagem personalizada e direcionada às necessidades da criança, o terapeuta ocupacional contribui para o planejamento e monitoramento do progresso, garantindo uma intervenção abrangente e coordenada.

A expertise do terapeuta ocupacional na área de habilidades motoras, sensoriais e emocionais permite uma intervenção mais completa e integrada, potencializando o desenvolvimento global da criança, garantindo autonomia e independência para vida toda.

Em outros textos do blog falamos como a Terapia Ocupacional pode ajudar no desenvolvimento de pessoas autistas, em atividades da vida diária. Acesse nossa seção de T.O. em nosso blog, clicando no botão abaixo:
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