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Seja durante o período de férias escolares ou até mesmo de qualidade em casa, os momentos de lazer se tornam cada vez mais presentes no núcleo familiar, principalmente se for um período em que toda a família também está de férias e aproveita para descansar em casa ao invés de viajar com a criança.
Apesar de existir uma infinidade de brincadeiras e atividades recreativas que podem ser feitas em casa, existem diversas opções que podem beneficiar e auxiliar no desenvolvimento da criança no espectro autista, principalmente quando falamos do desenvolvimento motor e até da socialização.
Pensando nisso, nosso time clínico separou algumas atividades que podem ser feitas entre os familiares e a criança com TEA. As dicas são da Caroline Rorato, coordenadora da área de ABA da Genial Care, e da Thalita Sanches, Terapeuta Ocupacional. Leia e descubra nossas dicas!
As brincadeiras e os momentos de lazer
Os momentos de lazer são fundamentais para o desenvolvimento de todas as crianças, incluindo aquelas com autismo. É um momento para construir conexões, estimular habilidades e, acima de tudo, criar memórias preciosas.
Dessa forma, preencher esse tempo com atividades recreativas e com brincadeiras pode ir muito além do “ser divertido”, pois alguns brinquedos e atividades já são estrategicamente estipulados para atingir justamente a área de desenvolvimento motor da criança.
Um exemplo são as brincadeiras sensoriais que podem ser feitas em casa com objetos do dia a dia, como, por exemplo, o gelo, a farinha e pequenos pedaços de feijão.
A integração sensorial é um processo neurobiológico que promove a capacidade de:
- Processar;
- Organizar;
- Interpretar sensações;
- Responder de maneira apropriada ao ambiente.
No caso das sensoriais, elas são capazes de integrar o indivíduo ao ambiente em que está inserida, de forma que a exploração seja a principal ferramenta motivadora de interação com o ambiente.
Como incluir a criança autista nas brincadeiras?
Para que a criança com autismo participe das brincadeiras nos momentos de lazer, ela precisa estar motivada e curiosa com a atividade que lhe é proposta. “A motivação é um dos pontos mais importantes durante as brincadeiras”, explica Caroline.
Propor alguns momentos de lazer com brincadeiras é uma tarefa que precisa ser feita com paciência, entendendo o limite de cada criança. Caroline explica que há maneiras de deixar a criança mais empolgada para participar de momentos assim.
“Usar brinquedos que a criança gosta, iniciando com imitações do que ela faz para que ela tenha o controle da brincadeira, podem ajudar para que ela tenha vontade de brincar.”
Um exemplo de brincadeira indicado por Carolina, é caso a criança goste de derrubar coisas, “a indicação é construir uma torre com novos blocos e derrubar também, fazendo barulho enquanto derruba e expressões faciais de surpresa”.
Entretanto, quando a criança tem um interesse menor por objetos, mas gosta de movimentos, é preciso propor em atividades que estimulem os sentidos sensoriais sem o uso desses objetos, por exemplo, investir em brincadeiras de:
- Correr;
- Pular;
- Se esconder;
- Cantar músicas;
- Girar;
- E outras ações que estimulem o movimento.
“Inclusive, é importante oferecer esse suporte caso a criança precise de ajuda para correr, se esconder ou pular, você pode pegar na mão dela para dar esse apoio”, reforça a coordenadora da ABA.
Dicas de como deixar os momentos de lazer mais proveitosos
É importante abordar o lazer de maneira especial quando se trata de crianças autistas, principalmente por conta de dificuldades e repertórios mais restritos.
Aqui estão algumas dicas e estratégias para tornar esses momentos de lazer significativos e agradáveis para todos.
1. Conheça os interesses da criança
Cada criança autista é única, com seus próprios interesses e preferências. Descubra o que realmente cativa seu filho. Pode ser um personagem de desenho animado, um hobby específico ou até mesmo elementos sensoriais, como texturas ou cores.
Conhecer esses interesses ajudará você a planejar atividades que seu filho realmente desfrutará.
2. Estabeleça rotinas claras
As crianças autistas muitas vezes se beneficiam de rotinas previsíveis. Tente criar um cronograma consistente para os momentos de lazer. Isso pode fornecer uma sensação de segurança e controle para a criança, tornando a experiência mais agradável para todos.
3. Escolha atividades sensoriais
Atividades que envolvem os sentidos podem ser especialmente envolventes para crianças autistas.
Pintura com os dedos, explorar texturas diferentes ou fazer bolhas de sabão são ótimas opções. Essas atividades não apenas oferecem estímulo sensorial, mas também podem ser usadas para trabalhar habilidades motoras finas.
“Também pode incluir outros estímulos que ela gosta na brincadeira motora, pode facilitar também, usar uma bolha de sabão, soltando no alto, para a criança ter que subir e estourar”, complementa Thalita Sanchez.
4. Use a comunicação visual
A comunicação visual pode ser eficaz para crianças autistas.
A rotina visual para autismo ajuda na hora de usar quadros de comunicação, imagens ou cartões com figuras representativas para ajudar seu filho a expressar desejos e necessidades durante o tempo de lazer. Isso pode reduzir frustrações e melhorar a interação.
5. Leve o tempo que for necessário
Não tenha pressa. As crianças autistas podem precisar de mais tempo para se ajustarem a novas atividades ou ambientes. Seja paciente e permita que seu filho explore no seu próprio ritmo.
6. Envolva-se ativamente
Participe das atividades com seu filho. Sua presença e apoio são fundamentais para tornar o tempo de lazer significativo. Mostre interesse pelas coisas que o cativam e compartilhe momentos especiais juntos.
Atividades motoras para fazer em casa essenciais para auxiliar no desenvolvimento
As habilidades motoras essenciais são compostas por habilidades de locomoção: (andar, correr, saltar, rolar, escalar), de estabilidade (equilibrar, flexionar, girar) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar).
Thalita reforça: “é muito importante que a criança tenha um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais que favoreçam no seu desenvolvimento”. E sugere atividades que podem ser realizadas em casa e que favoreçam no desenvolvimento motor da criança:
- Circuito motor: Utilize materiais que tem em casa como, por exemplo: almofada, puff, cadeira, balde. E elabore um caminho de obstáculos com alturas diferentes. Proponha o subir, descer, engatinhar, enquanto segura algum objeto com peso durante o trajeto e acertando dentro do balde no final;
- Túnel: Faça um caminho de cadeiras com o objetivo que a criança passe por baixo, rastejando ou engatinhando. Deixe no fim do trajeto algo que motive a criança a passar pelas cadeiras, por exemplo, um brinquedo que seja reforçador para ela;
- Caminho de almofadas: Construa com a criança um caminho de almofadas. Ela poderá caminhar sobre elas e tentar equilibrar-se sozinha;
- Pulos: Use uma cadeira ou sofá para esta atividade. Peça para a criança ficar em pé e, se possível, abrir os braços em cima do local escolhido (Variação de posturas: em pé, de joelhos ou de gato). Contar até 3 e só após o término da contagem ela poderá pular no alvo. Este alvo pode ser uma pilha de almofadas ou colchão;
- Carrinho de mão: Segure os pés da criança e ela deverá se manter apenas com o apoio das mãos no chão. Conte até 5, e vai aumentando o tempo. Poderá acrescentar a tarefa pedindo para pegar objetos com pesos diferentes e jogar no cesto;
- Carrinho de pano: Com a utilização de uma colcha ou lençol, peça para a criança deitar e desloque-a com movimentos como arrastar ou girar.
Por que momentos de lazer são importantes para a criança autista?
O autismo se caracteriza pelas dificuldades na comunicação e interação social e presença de comportamentos restritos e repetitivos.
Portanto, a pessoa no espectro precisa ser estimulada a desenvolver essas habilidades, justamente para aprender a linguagem funcional, fazer novas amizades e ter uma vida com saúde e bem-estar.
Caroline reforça que o estímulo para o indivíduo com TEA deve ser constante: “é preciso muita estimulação de comunicação, socialização e habilidade motoras”.
A jornada de desenvolvimento e os estímulos podem ocorrer a partir do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, porém as pessoas cuidadoras podem aplicar as atividades adaptadas para além das clínicas e espaços de consultas.
Existem maneiras funcionais de estímulo da comunicação e interação social que podem ser aplicados nos momentos de lazer, assim como reforçar nosso time clínico:
“Dar modelos com linguagem falada (ou usando a Comunicação Aumentativa e Alternativa) para ela pedir por coisas na brincadeira, como: nomear os objetos e/ou imitar o que a criança está fazendo, aumenta a conexão, a socialização e o contato entre pessoa cuidadora e pessoa no espectro”.
Momentos de lazer além das brincadeiras
Uma noite de filme em casa pode ser um período bem relaxante e, ao mesmo tempo, estimulante. Filmes de acordo com a faixa etária, e até mesmo animações, oferecem estímulo visual e auditivo, além de instigar a imaginação em pessoas autistas.
Além de ser uma atividade relaxante, é um momento em que a criança não precisa – necessariamente – compartilhar com outras pessoas, pode ser somente ela apenas descansando após um longo período de brincadeiras agitadas.
Mas atenção: não é recomendável permitir que a criança fique um longo período exposta a telas de televisão, tablet e celular!
É preciso estimular um tempo de uso, oferecendo previsibilidade do momento em que o uso do aparelho será permitido, incluindo essa orientação no quadro de rotinas.
“Lembre-se que nós adultos, quando ficamos ociosos, também recorremos ao celular. Então ajude a criança a se engajar, proponha brincadeiras, passeie com ela. Isso vai diminuir a chance de pedir por eletrônicos”, ressaltam Caroline e Thalita.
Conclusão
Aproveitar momentos de lazer com crianças autistas requer sensibilidade, paciência e dedicação. Lembre-se de que o objetivo principal é fortalecer os laços familiares, promover o desenvolvimento e criar lembranças felizes.
Cada criança é única, portanto, ajuste suas abordagens de acordo com as necessidades específicas do seu filho. Com amor e compreensão, você pode tornar esses momentos preciosos e enriquecedores para todos.
Lembre-se sempre de que você não está sozinho. Existem recursos, informações e profissionais especializados que podem fornecer orientação adicional à medida que você cria momentos de lazer significativos para seu filho autista.
O importante é que esses momentos sejam cheios de amor, aceitação e diversão.
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