Índice de Conteúdos
Você já parou para pensar na importância de personagens autistas serem representados em séries e filmes? Agora imagine quão importante é ver esses personagens presentes em animações infantis!
A representatividade gera conscientização, e oferece espaço para aprender mais sobre as diferenças. Adentrar crianças em universos tão lúdicos e únicos é muito importante para reforçar que cada pessoa se desenvolve, aprende e se relaciona com o outro de forma singular.
Pensando nisso, preparamos neste artigo a apresentação de 5 personagens autistas que são representados em desenhos indicados para o público infantil.
Bruno do desenho “Thomas e seus amigos”
Recentemente o desenho “Thomas e seus amigos” apresentou para o grupo de personagens autistas com o Bruno!
A Mattel, empresa responsável pela distribuição do desenho, contou que Bruno é um trem de frenagem, o último vagão do trem, responsável por fazer o freio dos outros vagões. Ele é representado como um ótimo amigo para a turma, além de ser brincalhão e ter sempre uma piada na ponta da língua.
Outro detalhe muito importante, é a escolha da dublagem para Bruno, pois seus dubladores, Chuck Smith e Elliot Garcia (de 10 e 9 anos respectivamente) também são autistas.
A Nova temporada de Thomas e seus amigos está disponível na Globoplay, mas calma que o Bruno ainda não chegou na versão brasileira.
Max no filme “Mary e Max – Uma Amizade Diferente”
O filme “Mary e Max” retrata a amizade de dois amigos virtuais, que precisam aprender a conviver com as diferenças um do outro. Mesmo morando muito longe, Max em Nova York e Mary na Austrália, os dois se comunicam diariamente.
Max é retratado como um personagem solitário e um pouco ansioso. Mais tarde o espectador entende que Max é autista, e possui dificuldade na interação social, e na comunicação com as pessoas ao redor, principalmente com Mary.
No filme Max conta para Mary que tem a Síndrome de Asperger. Hoje o termo não é mais utilizado, porém, na data de lançamento, 2009, era muito comum relacionar a Síndrome de Asperger ao Transtorno do Espectro Autista.
O filme está disponível na Amazon Prime.
Julia personagem de “Vila Sésamo”
Em abril de 2017, os fãs de “Vila Sésamo” conheceram a nova personagem Julia, a primeira muppet com autismo. Ela foi apresentada no episódio “Meet Julia”, ou “Conheça Julia”, em tradução livre.
Ela já havia aparecido nos livros digitais e vídeos da Vila Sésamo desde 2015, mas só chegou às telinhas no ano de 2017, onde se juntou ao grupo de bonecos que desde a década de 70 encanta o público com divertidas histórias.
No episódio de estreia, um dos personagens fala com Julia, mas ela não responde, o que o faz pensar que ela não gosta dele. Então Abby, outra muppet da turma, explica que “ela faz as coisas de uma maneira um pouco diferente, num jeito Julia de ser”.
Julia também não gosta de abraçar, então sugere que o gesto seja feito de outra maneira, com o “abraço estela do mar”, que consiste em entrelaçar as mãos carinhosamente.
Os episódios de “Vila Sésamo” podem ser assistidos gratuitamente no canal oficial do YouTube.
Arthur, o protagonista de “Auts”
A série animada Auts acompanha a vida e as aventuras de Arthur, um garoto autista de 6 anos, que ao lado dos amigos, Ana e Davi, lida com as dificuldades que encontra, como: a comunicação com pessoas de fora do ciclo social, as estereotipias do protagonista e o preconceito de colegas de classe e outras pessoas.
Auts é baseada e inspirada nas experiências entre Renato Barreto, criador da série, e seu filho Artur, diagnosticado com autismo. Além disso, a família toda participa da produção: o próprio Arthur da vida real faz a dublagem do protagonista, a personagem amiga Ana é interpretada por Fernanda, mãe do garoto, Fernanda, e o personagem Davi pelo seu irmão, David. E olha que legal: o Arthur aprimorou suas habilidades de fala em decorrência da dublagem da série.
Os episódios estão disponíveis no site oficial da série!
O bebê no curta “Flutuar”
Flutuar conta a história de um bebê que aprendeu a desafiar a gravidade e passa a flutuar. O pai do pequeno tenta esconder essa habilidade do mundo, com medo dos julgamentos da sociedade ao redor.
O filme é baseado no relacionamento do diretor Bobby Rubio, que se inspirou em seu filho autista. Ele contou que quando recebeu o diagnóstico de autismo, pensou em esconder o filho do mundo, com medo de que ele pudesse ser machucado pelas pessoas próximas.
“No final do curta, o pai percebe que foi longe demais e precisa deixar o filho ser quem ele é. Acredito que esta é uma lição que precisamos continuar a abraçar em nossa comunidade”, contou o diretor em entrevista sobre o curta.
Flutuar está disponível no Disney+
Quer conhecer outros personagens autistas representados nas telinhas? Acesse nossa categoria Entretenimento para navegar por nossos conteúdos do blog!