Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
6 Personagens autistas.

6 personagens autistas representados nas animações infantis

Você já parou para pensar na importância de pessoas autistas serem representadas em séries e filmes? Agora imagine quão importante é ver esses personagens autistas presentes em animações infantis!

A representatividade gera conscientização, e oferece espaço para aprender mais sobre as diferenças. Adentrar crianças em universos tão lúdicos e únicos é muito importante para reforçar que cada pessoa se desenvolve, aprende e se relaciona com o outro de forma singular.

Essas representações de personagens autistas proporcionam uma oportunidade valiosa para sensibilizar o público infantil sobre a neurodiversidade. Pensando nisso, preparamos neste artigo a apresentação de 6 personagens autistas que são representados em desenhos indicados para o público infantil.Confira!

Banner sobre a Rede Genial de terapeutas com mulher sentada em um escritório, com um notebook a sua frente.

Conheça 6 personagens autistas presentes em desenhos e animações

A inclusão de personagens autistas em animações não apenas abrange a discussão sobre a neurodiversidade, mas também ajuda a reduzir estigmas, preconceitos e mitos sobre autismo, por exemplo.

É sempre muito importante que pessoas neuroatípicas se vejam representadas e pertencentes de todos os espaços na sociedade. Isso garante que elas entendam que fazem, sim, parte do mundo ao redor e podem conquistar um futuro com autonomia e independência.

Além disso, com a representatividade adequada de personagens autistas em animações é possível ter um impacto positivo na saúde mental das crianças, promovendo empatia, compreensão e informação desde pequenos.

Com isso, crianças neurotípicas conseguem, desde novos, entender as diferenças em indivíduos e têm maior probabilidade de desenvolver uma atitude inclusiva e respeitosa em relação aos outros.

Isso é especialmente significativo para crianças autistas, que podem se identificar com personagens que compartilham experiências semelhantes.

A seguir, separamos 6 personagens autistas presentes em desenhos animados e filmes, que toda a família pode assistir juntos.

1 – Bruno do desenho “Thomas e seus amigos”

Recentemente o desenho “Thomas e seus amigos” apresentou para o grupo de personagens autistas com o Bruno!

A Mattel, empresa responsável pela distribuição do desenho, contou que Bruno é um trem de frenagem, o último vagão do trem, responsável por fazer o freio dos outros vagões. Ele é representado como um ótimo amigo para a turma, além de ser brincalhão e ter sempre uma piada na ponta da língua.

Outro detalhe muito importante, é a escolha da dublagem para Bruno, pois seus dubladores, Chuck Smith e Elliot Garcia (de 10 e 9 anos respectivamente) também são autistas.

A Nova temporada de Thomas e seus amigos está disponível na Google Play, mas calma que o Bruno ainda não chegou na versão brasileira.

2 – Max no filme “Mary e Max – Uma Amizade Diferente”

O filme “Mary e Max” retrata a amizade de dois amigos virtuais, que precisam aprender a conviver com as diferenças um do outro. Mesmo morando muito longe, Max em Nova York e Mary na Austrália, os dois se comunicam diariamente.

Max é retratado como um personagem solitário e um pouco ansioso. Mais tarde o espectador entende que Max é autista, e possui dificuldade na interação social, e na comunicação com as pessoas ao redor, principalmente com Mary.

No filme Max conta para Mary que tem a Síndrome de Asperger. Hoje o termo não é mais utilizado, porém, na data de lançamento, 2009, era muito comum relacionar a Síndrome de Asperger ao Transtorno do Espectro Autista.

O filme está disponível na Amazon Prime.

3 – Julia personagem de “Vila Sésamo”

Em abril de 2017, os fãs de “Vila Sésamo” conheceram a nova personagem Julia, a primeira muppet com autismo. Ela foi apresentada no episódio “Meet Julia”, ou “Conheça Julia”, em tradução livre.

Ela já havia aparecido nos livros digitais e vídeos da Vila Sésamo desde 2015, mas só chegou às telinhas no ano de 2017, onde se juntou ao grupo de bonecos que desde a década de 70 encanta o público com divertidas histórias.

No episódio de estreia, um dos personagens fala com Julia, mas ela não responde, o que o faz pensar que ela não gosta dele. Então Abby, outra muppet da turma, explica que “ela faz as coisas de uma maneira um pouco diferente, num jeito Julia de ser”.

Julia também não gosta de abraçar, então sugere que o gesto seja feito de outra maneira, com o “abraço estela do mar”, que consiste em entrelaçar as mãos carinhosamente.

Os episódios de “Vila Sésamo” podem ser assistidos gratuitamente no canal oficial do YouTube.

4 – Arthur, o protagonista de “Auts”

A série animada Auts acompanha a vida e as aventuras de Arthur, um garoto autista de 6 anos, que ao lado dos amigos, Ana e Davi, lida com as dificuldades que encontra, como: a comunicação com pessoas de fora do ciclo social, as estereotipias do protagonista e o preconceito de colegas de classe e outras pessoas.

Auts é baseada e inspirada nas experiências entre Renato Barreto, criador da série, e seu filho Artur, diagnosticado com autismo. Além disso, a família toda participa da produção: o próprio Arthur da vida real faz a dublagem do protagonista, a personagem amiga Ana é interpretada por Fernanda, mãe do garoto, Fernanda, e o personagem Davi pelo seu irmão, David. E olha que legal: o Arthur aprimorou suas habilidades de fala em decorrência da dublagem da série.

Os episódios estão disponíveis no site oficial da série!

O bebê no curta “Flutuar”

Flutuar conta a história de um bebê que aprendeu a desafiar a gravidade e passa a flutuar. O pai do pequeno tenta esconder essa habilidade do mundo, com medo dos julgamentos da sociedade ao redor.

O filme é baseado no relacionamento do diretor Bobby Rubio, que se inspirou em seu filho autista. Ele contou que quando recebeu o diagnóstico de autismo, pensou em esconder o filho do mundo, com medo de que ele pudesse ser machucado pelas pessoas próximas.

“No final do curta, o pai percebe que foi longe demais e precisa deixar o filho ser quem ele é. Acredito que esta é uma lição que precisamos continuar a abraçar em nossa comunidade”, contou o diretor em entrevista sobre o curta.

Flutuar está disponível no Disney+

Léo do Mundo Bita

Muito conhecido pelo público infantil, o programa Mundo Bita anunciou em dezembro de 2023 seu novo personagem Léo, um menino autista de 8 anos, que adora a natureza e gosta de registrar tudo sobre a fauna e flora.

Ao lado dos amigos Tina, Lila, Dan e Tito, Léo, que está no Transtorno do Espectro Autista, irá se aventurar por um mundo cheio de cores e músicas e se aventuraram pelo lugar mágico com os amigos e Bita, o chapeleiro de bigode laranja.

O personagem autista ainda não está disponível nos episódios da série e será apresentado ao público em abril de 2024, marcando o mês da conscientização do Autismo. Sua chegada será feita como protagonista de um episódio chamado “Mundo Bita: Imagine-se”, que ficará disponível na HBO Max e Cartoonito.

Personagens autistas: Léo do mundo Bita

Conclusão

A representação de personagens autistas nas animações infantis é um passo importante em direção a um mundo mais inclusivo e compreensivo. Ao permitir que todas as crianças compreendam o outro e também tenham espaço para se sentirem confortáveis, é possível incentivar uma convivência muito mais saudável e inclusiva.

Pais e profissionais de saúde desempenham papéis fundamentais ao apoiar e incentivar iniciativas que promovam a diversidade neuro cognitiva. Com isso, estamos construindo um futuro onde todas as crianças, independentemente de suas características, possam se ver representadas em todos os espaços.

Quer conhecer outros personagens autistas representados nas telinhas? Acesse nossa categoria Entretenimento para navegar por nossos conteúdos do blog:

Categoria entretenimento

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Câmara aprova projeto que visa contratação de pessoas autistas Marcos Mion visita abrigo que acolhe pessoas autistas no RS Existem alimentos que podem prejudicar a saúde de pessoas autistas? Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul