Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
Personagem da peça de teatro infantil Azul sentado na praia. Ele constrói um castelo de areia com as mãos.

Conheça a peça de teatro “Azul” que fala de forma lúdica sobre o TEA entre irmãos

A chegada de um bebê traz muitos sentimentos, dúvidas e questionamento para a família, principalmente se já existe um filho mais velho. Quando falamos de irmãos de crianças atípicas, isso pode ser ainda mais difícil.

É sobre isso que a peça de teatro “Azul” fala. Com Violeta, personagem principal da peça, a história se desenrola e muda de rumo quando ela descobre que o irmão caçula é uma pessoa neurodivergente.

Emocionante e educativa, esta produção encantadora aborda de forma lúdica o Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre irmãos, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para toda a família.

Conversamos com o dramaturgo Gustavo Bicallho, da Artesanal Cia. de Teatro, companhia responsável pela peça de teatro  “Azul”. Leia e conheça mais!

“Azul”, uma peça de teatro para todos os públicos

Boneco utilizado na peça infantil de teatro 'Azul'

“Azul” é uma obra teatral que estreou com grande destaque no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), conquistando crianças e adultos com sua abordagem sensível sobre o TEA.

Com uso de bonecos e máscaras e uma trilha sonora que mistura blues, marchinhas e música erudita, essa peça de teatro infantil está cativando o público ao tratar, de forma lúdica e sensível, o Transtorno do Espectro Autista.

Gustavo conta que “Azul” surgiu em 2016, quando ele e Andrea Batitucci estavam escrevendo outro texto. Na época, a Andrea era madrasta de uma menina com autismo e comentou um fato que a criança havia feito, que havia causado um grande embaraço com outra pessoa, no elevador, mas que era engraçado e genuíno ao mesmo tempo.

A partir dessas nuances que crianças geralmente têm, independentemente de serem típicas ou atípicas, eles começaram a escrever algo a respeito do tema.

Ambos foram estudando mais sobre o TEA, até que em 2020, surgiu a possibilidade de montarem essa peça de teatro pela CCBB — Centro Cultural Banco do Brasil — do Rio, que só foi possível em 2022, com CCBBs de demais estados, como São Paulo, Distrito Federal e Minas, como patrocinadores.

Dividida em 3 atos, a peça de teatro  conta primeiro sobre Violeta com 4 anos, quando o irmão Azul chega e ela quer de todo jeito se livrar dele. Depois, com 7 anos, quando a família descobre o diagnóstico do irmão mais novo. Por fim, no terceiro ato, todos acham que Azul sumiu, e Violeta se encontra com Tempo, para explicar que cada coisa tem seu próprio ritmo.

Bicallho também fala que a montagem é toda inclusiva e com volume baixo, sem sons e barulhos inesperados. Além disso, também sempre há um tempo “dilatado” para que o público neurodiverso consiga compreender melhor.

Artesanal Cia. de Teatro é a responsável pela peça

Pessoas reunidas para uma fotografia. São os atores e atrizes que fazem a peça 'Azul'

A Artesanal Cia. de Teatro foi criada no Rio de Janeiro em 1995 e tem, como foco principal, a produção de espetáculos de teatro para os públicos infanto-juvenil e jovem adulto.

Já são mais de 29 anos de trajetória com cerca de 17 espetáculos de teatro produzidos. E apesar de serem um grupo de origem carioca, a Artesanal é uma companhia que se apresenta em diversos Estados brasileiros e, também, já coleciona algumas apresentações internacionais, como na Alemanha e China.

“Azul é filho dos 29 anos da Artesanal, dos anos que a Andrea Batitucci e eu estamos nos dedicando à escrita, da constante pesquisa de toda nossa equipe, que sempre traz novidades e outras inquietações. De coração, desejamos que Azul tenha uma vida longa e que possa alcançar o maior número de pessoas possível”, pontua o dramaturgo.

Violeta e Azul e o papel dos irmãos no desenvolvimento de crianças atípicas

Narrada através dos olhos de Violeta, a peça de teatro “Azul” começa com a menina ansiosa e animada para a chegada do seu novo irmãozinho. O que ela não imagina, é que o bebê ocupará um espaço inesperado na vida da família, trazendo à tona sentimentos de ciúme e tristeza para ela.

Isso é algo muito comum na realidade de famílias atípicas, onde o núcleo familiar precisa entender e ajustar a rotina sobre as diversas possibilidades de uma pessoa no espectro, onde filhos neurotípicos podem se ver em uma nova configuração, sem saber como comunicar ou demonstrar o que estão sentindo.

“Há uma questão na peça que é colocada de forma bastante sutil, mas Azul não é o irmão que Violeta esperava ganhar. A família precisa descobrir formas de se comunicar com o menino”.

Bicallho conta que, o primeiro ato fala sobre os ciúmes da irmã mais velha, que perde seu espaço de centralidade, em função do bebê que chega. Isso é uma vivência comum em toda a família que tem mais de um filho.

“O segundo ato, não só apresenta o fato de Azul estar no TEA, mas trabalha o amadurecimento de Violeta como irmã, quando ela compreende que Azul faz parte da sua centralidade e estabelece uma relação de troca com o irmão”, continua ele.

“Já o terceiro ato, apenas nos mostra que Violeta cresceu, ela já entendeu que faz parte da experiência de vida dela, a coexistência com esse irmão — e é nesse ato que ela descobre a relação de afeto que há com ele.”

É importante frisar que para construir os personagens, a companhia teve a parceria da Cris Muñoz, pessoa autista e também mãe de autista, além de consultora de Acessibilidade e Inclusão.

Ela acompanhou todo o processo e sempre trouxe sua experiência como pessoa no espectro e também mãe de uma adolescente autista. Gustavo afirma que “ela foi fundamental para ajudar a encontrar o tom narrativo da encenação”.

Peça de teatro sobre TEA ajuda na representatividade e informação

O dramaturgo afirma que o teatro é um espaço que permite uma comunicação direta entre atores e espectadores, por isso ele é uma ferramenta tão poderosa quando queremos potencializar uma ideia e transmitir diversas perspectivas.

“Azul transcende a questão do TEA. Ele funciona, também, como espetáculo. Ele entretém. Ele possibilita diversas camadas de leitura, desde uma mais superficial a outras mais profundas. Ou melhor dizendo, “Azul” não propõe nenhuma resposta, apenas uma reflexão”.

Dessa forma, “Azul” é uma forma educativa de abordar sobre o TEA e desafios comuns na vida de famílias atípicas. Com elementos de imersão com bonecos, máscaras e até mesmo a música, é possível comunicar as várias individualidades do espectro.

Além disso, por vermos toda a história pelas percepções de Violeta, podemos nos aproximar dos pensamentos e compreensões de uma criança, que diferente de um adulto, precisa de muito mais suporte para entender as coisas ao seu redor.

“Acho que a primeira coisa a se fazer é tratar a diversidade como algo normal. O fato é que somos todos diferentes. Cada indivíduo carrega seu próprio universo interno e sua forma de compreender o mundo”.

Conclusão

“Azul” é mais do que uma peça de teatro infantil, é uma celebração da diversidade, uma lição de empatia e uma jornada inesquecível para toda a família.

Ao explorar o TEA entre irmãos, a produção destaca a importância do entendimento, informação e suporte na jornada de toda a família, por várias perspectivas.

O espetáculo está em cartaz em São Paulo no CCBB entre os dias 05/01/24 a 25/02/24. Depois segue para o Rio de Janeiro onde fica disponível até o dia 06/08/24.

Assim como em “Azul” é importante olharmos para as relações familiares sob várias perspectivas. Por isso, em nosso blog já temos um conteúdo sobre desafios, feito com irmãos de pessoas atípicas, vale a pena ler:

Habilidades sociais no autismo

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso