Índice de Conteúdos
Espaços muito movimentados e com um fluxo grande de pessoas, como os aeroportos, são cheios de ruídos, estímulos visuais intensos e multidões. Para pessoas com autismo, esses ambientes podem causar uma sobrecarga sensorial, tornando a experiência de viajar extremamente desafiadora.
Pensando nisso, os aeroportos de Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro, inauguraram nesta segunda, 19 de junho, uma sala multissensorial para facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes enquanto aguardam seus voos nos terminais de embarque.
A iniciativa é uma excelente maneira de oferecer um ambiente acolhedor, seguro e confortável para que famílias com crianças no espectro, por exemplo, possam evitar crises e desregulações emocionais durante o período.
A Infraero e o @mporoficial inauguraram nesta segunda-feira, 19, os espaços multissensoriais nos aeroportos Santos Dumont e Congonhas. As salas foram projetadas para ampliar a inclusão e otimizar a experiência de pessoas neurodivergentes durante suas viagens. pic.twitter.com/rSdUirbqXk
— Infraero Aeroportos (@infraero) June 19, 2023
Neste artigo você vai entender melhor a importância de uma sala multissensorial e como ela pode melhorar a experiência de viagem para pessoas com autismo.
Sala multissensorial para pessoas neurodivergentes nos aeroportos
A inauguração da sala multissensorial no dia 19 de junho é uma iniciativa do governo para ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes em viagens. Ambos os espaços foram abertos um dia após a comemoração do Dia Mundial do Orgulho Autista, com equipamentos que seguem as metas globais da ONU — Organização das Nações Unidas — de desenvolvimento social.
As salas são equipadas com iluminação especial, mobiliário projetado para garantir tranquilidade e conforto e também painéis de atividades. Além disso, o ambiente conta com bolas iluminadas, projetores de vídeos e efeitos especiais e também uma máquina de bolinhas de sabão.
Em Congonhas, o menino autista Lorenzo, de 9 anos, demonstrou entusiasmo ao cortar a faixa da sala multissensorial, dizendo “Luzes, câmera, ação!”. Ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o pequeno, enquanto esperava, sentou em poltronas que parecem os assentos do avião, e logo perguntou: “Vamos viajar hoje?”.
Com isso, a mãe de Lorenzo lembrou do primeiro voo em família e contou que a experiência foi bastante desafiadora. Assim, “é fundamental essa mudança de cenário para inclusão de crianças no espectro”, continuou ela.
Sala multissensorial inaugurada em Congonhas tem aprovação de criança autista: https://t.co/6QPDK331Pa pic.twitter.com/MWm5ple5Yp
— #Santaportal (@Santaportal1) June 19, 2023
Inicialmente, o funcionamento da sala multissensorial é feito para até 16 crianças por sessões, com horários das 5h às 23h, que será alterado conforme demanda dos aeroportos. O ministro conta que será feito um convênio com a prefeitura de São Paulo para que alunos autistas das escolas municipais visitem o espaço mesmo se não forem viajar.
Ele declarou que serão adaptadas cadeiras de rodas elétricas, e essa iniciativa é uma das principais metas do Governo Federal para tornar a aviação muito mais acessível para todas as pessoas.
Para utilização das salas nos aeroportos, os responsáveis devem procurar os balcões das companhias aéreas para serem acompanhados e orientados sobre o ambiente. Em Congonhas, a sala multissensorial fica na sala de embarque, perto do portão 4. Já no Rio de Janeiro, ela fica no terminal de embarque, logo após o raio-X.
A importância de uma sala multissensorial para pessoas no espectro
Para pessoas com autismo, a sala sensorial é um local fundamental para lidar com a sobrecarga sensorial comum em ambientes com muitos estímulos. Esse ambiente é capaz de proporcionar um espaço tranquilo, reduzindo a ansiedade.
Além disso, os estímulos sensoriais suaves presentes em salas multissensoriais ajudam a regular o processamento sensorial, evitando a sobrecarga. As luzes e sons suaves, bem como os objetos táteis proporcionam uma experiência agradável e reconfortante.
Como as salas sensoriais são ambientes seguros e controlados, elas permitem que as pessoas com autismo tenham liberdade de explorar e interagir com elementos de acordo com suas necessidades individuais, promovendo a autonomia e o autocuidado.
A deputada estadual de SP, Andréa Werner, comentou em seu Twitter sobre o convite que recebeu do ministro Márcio França para conhecer a sala multissensorial de Congonhas e acompanhar a inauguração. Ela afirma que o espaço vai acolher bem demais os autistas.
A convite do Ministro @marciofrancasp , fui conhecer a sala sensorial de Congonhas e comprovei que o espaço vai acolher bem demais os autistas que passarem por lá! Amanhã, estarei na inauguração. https://t.co/eg21G6yVL9
— Andréa Werner (@andreawerner_) June 18, 2023
Além disso, o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, ressaltou a importância de atualizar sempre a infraestrutura dos aeroportos, para que cada vez mais pessoas se sintam confortáveis de estarem nesses lugares. Ele também lembrou que já existe uma sala sensorial em Vitória (ES), e o objetivo é ampliar novos espaços.
Conheça as Unidades Genial Care de São Paulo com sala sensorial
Aqui na Genial Care, entendemos a importância da sala multissensorial nos atendimentos da terapia ocupacional para as intervenções das crianças com autismo, já que proporcionam estímulos sensoriais controlados, um ambiente calmante e atrativo, o desenvolvimento de habilidades e a promoção da autonomia e autogerenciamento, contribuindo para o progresso terapêutico e o bem-estar geral.
Dessa forma, equipamos nossas Casas Geniais, as unidades clínicas espalhadas por São Paulo, com salas sensoriais para cada atendimento. Nelas nosso time clínico tem equipamentos para garantir os estímulos adequados e proporcionar bem-estar das crianças que estão em intervenção.
Além de ser um momento lúdico (e divertido) para a criança, com tantas cores e formas para explorar e descobrir, também contribui muito para o desenvolvimento de habilidades e repertório da pessoa no espectro.
Nossas unidades Genial Care estão nos seguintes endereços:
Zona Oeste
• Av. São Gualter, 1734 – Alto de Pinheiros
Zona Sul
• Av. Vergueiro, 1645 – Paraíso
• Av. das Nações Unidas 13797 – Morumb
Zona Leste
• Rua Coronel Estevam Lopes de Camargo, 89 – Tatuapé
Zona Norte
• Rua Felipe Gadelha, 129 – Santana
Conclusão
As salas sensoriais são importantes espaços que proporcionam um ambiente inclusivo, estimulante e adaptado às necessidades sensoriais das pessoas neurodivergentes, promovendo seu bem-estar emocional, autonomia, interação e aprendizagem.
As inaugurações nos aeroportos de Congonhas-SP e Santos Dumont-RJ representam um marco significativo na inclusão de pessoas com autismo. Elas oferecem momentos seguros e tranquilos, onde famílias e crianças com TEA podem encontrar alívio da sobrecarga sensorial e ter uma experiência de viagem mais agradável.
Iniciativas como essa são maneiras de inspirar outros espaços públicos a adotarem medidas semelhantes, tornando o mundo mais inclusivo e acessível para todos.