Para as famílias equipe interdisciplinar: imagem é uma ilustração que mostra os profissionais envolvidos na equipe

Equipe interdisciplinar no autismo: entenda o que é e a importância dela

Foto do author Gabriela Bandeira

Gabriela Bandeira

27 de abril de 2022

Uma equipe interdisciplinar tem como objetivo atuar diretamente no desenvolvimento da pessoa com autismo e também apoiar a família durante esse processo. Assim como equipes transdisciplinares e multidisciplinares, o objetivo principal é promover a qualidade de vida para quem está no espectro e para o núcleo familiar. 

No entanto, apesar do objetivo ser o mesmo, a forma como essas equipes trabalham é um pouco diferente. Neste artigo, explicamos mais sobre a atuação de uma equipe interdisciplinar no tratamento do autismo. 

Diagnóstico do autismo

Para começar, é importante falar que alguns dos profissionais que compõem uma equipe interdisciplinar também podem estar presentes no momento do diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Sendo assim, o processo de investigação da suspeita de autismo pode ser feito por profissionais das seguintes áreas:

  • Psiquiatria da infância e da juventude;
  • Neuropediatria;
  • Neuropsicologia;
  • Fonoaudiologia;
  • Psicologia;
  • Neurologia;
  • Terapia ocupacional.

Seguindo os critérios determinados por manuais diagnósticos, como o DSM e o CID, esses profissionais vão observar o indivíduo, aplicar protocolos já validados cientificamente e também conversar com a família para, enfim, traçar o diagnóstico de TEA. 

O que é uma equipe interdisciplinar?

Começar intervenções que vão ajudar no desenvolvimento da pessoa é essencial, mesmo durante o processo de investigação para diagnóstico. Isso porque, uma vez que se confirma que existem sinais de atraso no desenvolvimento, o indivíduo já pode ser estimulado para aprender novos comportamentos e habilidades, se socializar e se comunicar de maneira mais efetiva. 

Assim, ter uma equipe interdisciplinar que vai ajudar nesse processo é de extrema importância. Como explicamos no início, as áreas e especialidades que compõem esse time são as mesmas das equipes multidisciplinares e transdisciplinares. Sendo mais comum encontrar profissionais da: 

  • Psicologia;
  • Terapia ocupacional;
  • Fonoaudiologia. 

O que muda, no entanto, é a maneira de trabalhar entre elas.

Equipe multidisciplinar

Ainda que haja um tema que norteie todo o planejamento (o autismo), cada profissional traz o conteúdo para dentro do seu contexto ou especialidade. Assim, atuando de forma separada.

Equipe transdisciplinar

Formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam em conjunto. Não há divisão de conhecimento, nem hierarquia entre eles. Isto é, os conhecimentos fazem parte do todo e nenhum é considerado mais importante do que o outro.

Equipe interdisciplinar

Integra diferentes áreas do conhecimento com um objetivo comum. Diferente das outras duas, a equipe interdisciplinar é formada por profissionais que 

  1. Compartilham seus olhares;
  2. Realizam estudos de caso;
  3. Conversam sobre os procedimentos 
  4. Elegem a maneira mais eficaz de cada profissional atuar para o desenvolvimento do outro.

Aqui, além do olhar com o indivíduo e seu núcleo familiar, a equipe também procura potencializar cada profissional que faz parte dela, entendendo seus conhecimentos e forma de contribuição para atingir os objetivos definidos. 

Quando falamos especificamente em equipe interdisciplinar no autismo, os ganhos para profissionais que atuam nesse time e também da pessoa no TEA são inúmeros. Assim, esse modelo de trabalho é tão indicado quanto o das equipes multidisciplinares e transdisciplinares. 

Na Genial Care, temos um time formado por profissionais de diversas especialidades e que atuam para promover melhor qualidade de vida para a criança e bem-estar do núcleo familiar por meio de intervenção em casa e treinamento parental. Conheça mais dos nossos serviços no site.

Foto do author Gabriela Bandeira

Escrito por:

Gabriela Bandeira

Qual é a sua relação com a criança autista?*

Está procurando por um conteúdo específico? Clique e veja todos os temas deste artigo!

Clique no tópico que deseja saber mais.