Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?
Natália Calegare
Publicado em 14 de abril de 2022 Atualizado em 18 de agosto de 2023
Índice de Conteúdos
Estamos no último texto da série que criamos sobre o protocolo RUBI de treinamento parental, material que tem como objetivo principal capacitar pais e cuidadores no manejo de comportamentos desafiadores de seus filhos no espectro.
Falamos anteriormente sobre as sessões 1 a 11 e organizamos as informações da seguinte forma nos textos anteriores:
- Sessões 1 e 2, que têm como foco introduzir os princípios comportamentais, como o modelo A-B-C de registro e análise de comportamentos e apresentar estratégias de prevenção para os comportamentos desafiadores;
- Sessões 3 e 4, que cobrem a importância da organização de uma rotina diária e a introdução do conceito de reforço;
- Sessões 5 e 6, que se aprofundam no conceito de reforço e no ignorar de maneira planejada, enquanto estratégia para potencializar o desenvolvimento saudável de crianças com TEA;
- Sessões 7 e 8, que apresentam como objetivo principal estratégias para o ensino e fortalecimento de habilidades de cooperação e de comunicação funcional;
- Sessões 9 e 10, que têm foco em procedimentos importantes para o ensino de novas habilidades importantes para o desenvolvimento saudável da criança no espectro;
- Sessão 11, que apresenta os conceitos de generalização e manutenção, que são estratégias necessárias para que as novas habilidades aprendidas pela criança se mantenham ao longo do tempo e em contextos variados.
Este artigo apresenta brevemente as sete sessões complementares do protocolo RUBI que abordam os seguintes temas:
- Economia de fichas;
- Problemas alimentares;
- Habilidades de imitação;
- Problemas de sono;
- Time out;
- Treino de banheiro;
- Manejo de crises.
Vamos lá?
RUBI sessão extra 1: Economia de fichas
Essa sessão tem como objetivo apresentar para a pessoa cuidadora o conceito por trás da economia de fichas, as implicações do seu uso, como fazer seu planejamento e aplicação em casa.
O que é economia de fichas?
A economia de fichas é uma ferramenta utilizada, em geral, com crianças mais velhas, que conseguem esperar para ter acesso ao reforçador. Dessa forma, são utilizados pontos, adesivos, estrelas, ou qualquer estímulo, que a criança recebe ao executar tarefas específicas e que ao final são trocados por algum reforçador.
Isso facilita com que atividades reforçadoras mais potentes, porém que necessitam de planejamento – como por exemplo, uma ida a um parque que a criança goste – possam ser usadas para promover o desenvolvimento saudável da criança.
É importante ressaltar que o uso dessa ferramenta deve ser planejado, assim como sua eventual retirada.
RUBI sessão extra 2: Problemas alimentares
A segunda sessão complementar tem como foco alguns dos problemas alimentares mais comuns em crianças com TEA:
- Seletividade;
- Dificuldade em permanecer na mesa durante a refeição;
- Comer rápido demais;
- Comer mais do que o necessário para se sentir saciado.
São dadas orientações específicas para cada um desses cenários, dando à pessoa cuidadora ferramentas para manejar a dificuldade específica da criança. Dessa forma, o profissional que atua com a família deve individualizar a sessão para os objetivos específicos do caso.
Como familiares podem melhorar o momento das refeições?
O RUBI também oferece algumas dicas de como organizar a alimentação da criança de maneira efetiva:
- Manter os mesmos horários para as refeições;
- Limitar acesso a lanches;
- Estabelecer a duração limite de cada refeição;
- Transformar o momento da refeição em positivo.
RUBI sessão extra 3: Habilidades de imitação
Nessa etapa do treinamento parental, o objetivo é apresentar estratégias para potencializar o ensino das habilidades de imitação da criança.
Essa sessão complementar é incluída no manual porque dificuldades nessas habilidades podem atrapalhar o aproveitamento de outras intervenções apresentadas no RUBI, assim como a aprendizagem geral da criança.
Dessa forma, essa sessão pode ser apresentada à pessoa cuidadora no início do treinamento, a depender da análise do caso.
RUBI sessão extra 4: Problemas de sono
Nessa sessão o foco central é em manejar problemas comuns em crianças no espectro na hora de dormir.
Como para desenvolver as estratégias de manejo adequado do sono é necessário que o terapeuta tenha acesso ao cenário do sono da criança, essa etapa pode ser dividida em duas partes:
- Etapa 1: Acessar dificuldades na hora de dormir (coleta de dados);
- Etapa 2: Desenvolver estratégias adequadas de manejo das dificuldades.
Como familiares podem melhorar a hora do sono?
No manual RUBI estão descritas algumas estratégias para higiene do sono, que são mudanças que podem melhorar a qualidade do sono da criança, assim como a rotina de toda família nesse momento do dia.
Algumas dessas dicas são:
- Ambiente: O quarto deve estar a uma temperatura amena, sem muitos barulhos ou luzes e não se deve fazer o uso de telas (celulares, televisão e etc);
- Sentidos: Para algumas crianças, sons cotidianos podem atrapalhar o momento do sono. Logo, pode ser interessante colocar algum tipo de ruído mais agradável. Além disso, podem haver dificuldades devido à textura dos lençóis, travesseiros e até mesmo dos pijamas. Sendo assim, é importante que seja feita uma análise do quadro da criança para que essas mudanças sejam feitas;
- Comida e bebida: É aconselhado que algumas horas antes do momento de dormir, sejam evitados alimentos e bebidas ricos em cafeína, como refrigerantes e chocolates;
- Atividade: Logo antes de dormir é importante que sejam realizadas atividades relaxantes. Brincadeiras ou exercícios físicos devem ser evitados 30 minutos antes da hora da criança ir para a cama, assim como o uso de telas;
- Saúde: Algumas medicações podem prejudicar o sono da criança, tanto dificultando com que ela pegue no sono, quanto que ela permaneça a noite toda dormindo. É importante checar com o médico se esse é o caso e pensar em conjunto quais alterações são possíveis.
RUBI sessão extra 5: Time out
Na quinta sessão complementar são oferecidas informações para o uso adequado do time out, além dos desafios de utilizar essa estratégia.
Afinal, o que é time out?
Esse termo em inglês se refere à estratégia de impedir que a criança tenha acesso a atividades reforçadoras por um tempo determinado.
Segundo o manual RUBI, o time out pode ser adequado para comportamentos mantidos por atenção, como por exemplo, retirar a criança da sala de aula, para que seu comportamento não seja mais reforçado pela atenção de seus pares.
Importante ressaltar que essa ferramenta só será efetiva se a criança não tiver acesso aos estímulos reforçadores, durante esse período.
RUBI sessão extra 6: Treino de banheiro
Essa sessão é destinada a problemas relacionados ao uso do banheiro, dessa forma o terapeuta deve individualizar essa etapa a depender da dificuldade que a criança apresentar.
Assim como na etapa focada no comportamento alimentar, esse momento do treinamento parental, deve ser dividido em dois:
- Destinado a coleta de dados dos comportamentos da criança no uso do banheiro;
- Destinado para o desenvolvimento de estratégias que a ajudem a aprender habilidades que promovam autonomia nessas tarefas da vida diária.
Alguns dos problemas que crianças com TEA podem apresentar nesse contexto são:
- A criança não tem habilidades para o uso do banheiro: ela ainda não faz uso do banheiro, permanecendo a maior parte do tempo com fraldas.
- A criança depende da rotina estruturada, não inicia o uso do banheiro de maneira independente: ela em geral não usa fraldas e tem poucos escapes, desde que alguém a leve regularmente ao banheiro. Caso não a levem ao banheiro, ela não pedirá para utilizá-lo ou irá sozinha até ele.
- A criança que tem habilidades apenas para urinar ou defecar, porém não para os dois: ela tem habilidades para urinar ou defecar de maneira independente, porém não realiza os dois dessa forma.
- A criança que apresenta rituais (no uso da fralda ou do banheiro): ela evacua somente em lugares específicos, como um canto de sua casa, segurando até que esteja nesse ambiente.
- A criança que se recusa a sentar na privada: algumas crianças se recusam a sentar na privada e não conseguem desenvolver as habilidades necessárias para autonomia dessa atividade. Ao serem colocadas no banheiro, podem desenvolver crises.
- A criança que urina na cama: ela utiliza corretamente o banheiro durante o dia, porém durante a noite não consegue segurar.
Para adereçar essas dificuldades o RUBI apresenta dicas de como iniciar o ensino dessas habilidades, como por exemplo, aumentar a ingestão de líquidos durante a fase inicial, para que aumente a probabilidade da criança precisar urinar ao ser levada ao banheiro.
RUBI sessão extra 7: Manejo de crises
A última sessão complementar tem como objetivo capacitar a pessoa cuidadora a manejar crises, desde comportamentos desafiadores que podem incluir comportamentos perigosos, que colocam a integridade da criança em risco, até problemas no sistema familiar.
Para tal, o manual oferece duas opções de como essa etapa pode ser guiada pelo terapeuta:
- Opção 1: A criança apresenta comportamentos desafiadores e perigosos para sua integridade.
- Opção 2: O profissional percebe que há problemas no sistema familiar que impedem a continuidade do treinamento parental e que portanto precisam ser endereçados. Como por exemplo: problemas conjugais ou possibilidade de abuso.
Se você ficou interessado em saber mais sobre como o RUBI funciona, fique de olho no nosso blog e leia os conteúdos já produzidos sobre este treinamento parental!
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Natália Calegare
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