Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?

Heloise Rissato
Publicado em 12 de janeiro de 2023 Atualizado em 27 de junho de 2023
Índice de Conteúdos
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Nesse aspecto, muitos pais podem notar sinais na primeira infância, como a falta de riso, e se questionar se isso significa que a criança está no espectro.
Apesar de cada criança se desenvolver em seu próprio ritmo, é importante que a família entenda sobre os marcos do desenvolvimento infantil, acompanhando possíveis sinais de alerta. Isso não significa que a família precisa se desesperar a qualquer sinal, mas sim conversar com os profissionais que estão acompanhando o desenvolvimento da criança.
Isso porque, esse desenvolvimento cognitivo infantil ajuda na construção de conhecimento e processos mentais que envolvem atenção, percepção, raciocínio e imaginação. É por meio dele que a criança consegue se envolver e interagir com o mundo ao seu redor.
Dessa forma, quando esses marcos não são atingidos ou até mesmo demoram mais a aparecer, entendemos que a criança apresenta sinais de atraso no desenvolvimento, que podem estar relacionados com algum transtorno ou condição, como o autismo, por exemplo.
Neste texto, você vai entender melhor se a falta de riso de uma criança pode estar relacionada com o TEA e quais os marcos do desenvolvimento importantes de serem acompanhados durante o crescimento.
A falta de riso no bebê pode ser autismo?
O riso nos bebês é uma parte importante do desenvolvimento infantil, já que além de ser uma forma de expressar emoções e vontades, ele também traz reações fisiológicas e mentais que atuam no aprendizado, sociabilidade e redução de estresse dos pequenos.
Com essa ação é possível exercitar vários músculos do rosto e do abdômen, além de fortalecer o sistema imunológico e o coração, pelas endorfinas geradas pelo cérebro. Ao nível cognitivo, o riso é capaz de aprimorar a memória, a atenção e o pensamento criativo.
Assim, é esperado que os bebês estejam sorrindo até o terceiro mês de vida, mesmo que ainda não saibam exatamente o que isso significa. Nessa fase, eles “treinam” estes movimentos faciais, especialmente quando estão perto de outras pessoas, quase que imitando essa ação.
Nesse aspecto, existe uma diferença entre o riso e o riso social. Os risos ou sorrisos sociais, são quando o bebê sorri porque quer, de fato, se comunicar com você, ao invés de apenas imitar a sua expressão ou começar a desenvolver essa habilidade.
Apesar da falta de riso ser um dos sinais de autismo em bebês, isso não significa que pequenos que não dão risadas têm TEA. Por isso, é muito importante que a família acompanhe os marcos do desenvolvimento da criança e fique atenta à presença de mais sinais, procurando orientação profissional para entender melhor o quadro.
O que são marcos do desenvolvimento?
Os marcos do desenvolvimento infantil são um conjunto de habilidades específicas esperadas que uma criança atinja até determinada idade. Apesar de cada criança ser única e se desenvolver em seu ritmo, eles são importantes para que as famílias consigam entender se a criança tem um desenvolvimento considerado típico.
Eles são definidos por meio de critérios dos do Ministério da Saúde, considerando a média da faixa na qual as crianças costumam adquirir determinadas habilidades importantes para que elas se desenvolvam com independência e autonomia. Eles são divididos pelas seguintes áreas:
- Socialização;
- Linguagem e fala;
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Habilidades emocionais.
A partir de 2022, houve uma mudança importante que aponta para novos marcos do desenvolvimento infantil. Nela, a principal alteração proposta pelo CDC é justamente com relação aos marcos de desenvolvimento da linguagem e fala. A supervisora de fonoaudiologia da Genial Care, Victória Girão, comentou sobre esses novos marcos de desenvolvimento aqui em nosso blog.
De forma prática, o que muda é que houve um adiamento de objetivos que devem ser atingidos na linguagem e fala para idades mais avançadas. Assim, alguns marcos que eram esperados para crianças de 12 meses, foram passados para 2 anos, por exemplo, como: a criança saber apontar partes do corpo.
Quais os sinais de autismo em bebês?
O atraso na fala é um dos sinais de autismo mais percebidos pelas famílias que recebem o diagnóstico de autismo mais tarde. Mas, a partir dos 18 meses ou até mesmo antes, é possível notar alguns comportamentos que podem indicar atenção.
Lembre-se: isso não é uma regra, e como o autismo é um espectro e cada pessoa única, esses sinais podem aparecer antes ou depois disso. Abaixo listamos alguns dos sinais de atraso no desenvolvimento de bebês para acompanhar:
0 a 3 meses
- Não sorri;
- Não prestar atenção na face humana;
- Não reagir a sons e à voz humana;
- Não fixar o olhar em rostos e ter dificuldade em seguir vozes com os olhos;
- Não explorar o mundo;
- Não ter a percepção das próprias mãos;
- Não explorar o campo visual.
De 4 a 5 meses
- Dificuldade de localizar de onde vêm os sons;
- Não ter a percepção dos próprios pés;
- Não descobrir brinquedos e o brincar;
- Não ter aumento da capacidade de atenção;
- Não expressar emoções;
- Não movimentar o corpo para pegar o que está ao seu alcance.
De 6 e a 12 meses
- Não ri ou faz sons estridentes e não sorri sozinha;
- Ignorar brincadeiras no espelho e não explorar objetos;
- Não usar o corpo para atingir objetivos;
- Ter dificuldade em agir de forma intencional.
De 1 ano a 1 ano e meio
- Não explorar brinquedos de maneira ampla;
- Não gostar tanto de jogos de ação e reação;
- Ter dificuldade de se distanciar da pessoa cuidadora.
De 1 ano e meio a 2 anos
- Ter dificuldade de brincar de forma simbólica;
- Não saber explorar os efeitos de suas ações.
Vale lembrar que não são todos os bebês com autismo que apresentam todos os sinais e muitos que não estão no espectro também podem apresentar alguns deles. Assim, a avaliação profissional é indispensável!
Quando devo buscar ajuda?
É importante buscar ajuda especializada assim que se perceber que um ou mais marcos não foram atingidos na idade esperada. Apesar desses sinais de atraso, é comum que algumas crianças reajam e alcancem o crescimento de uma forma não linear. Por isso, notar que seu filho ou filha apresenta, isoladamente, um desses sinais não é motivo para preocupação instantânea.
Manter um diálogo aberto com o profissional que acompanha o crescimento da criança é a melhor maneira de falar sobre suas observações e entender o que está acontecendo. Apenas ele pode avaliar se o que você notou caracteriza algum tipo de atraso no desenvolvimento e indicar intervenções que podem ajudar no desenvolvimento e ganho de habilidades.
Para ajudar a entender melhor os possíveis sinais de atraso no desenvolvimento do seu filho, você pode responder à Escala M-CHAT, considerada a principal escala para rastreio precoce no autismo, e que pode ser usada em crianças de até 5 anos.
Para responder ao M-CHAT, clique no banner abaixo. Mas atenção: mesmo se o resultado for baixo risco, mas você identifica sinais comuns no autismo, ou que indicam atraso no desenvolvimento da criança, procure ajuda profissional.
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Escrito por:
Heloise Rissato
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