Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
Mãe praticando rotina para crianças. No caso, com seu filho, ela se diverte o enxugando pós-banho.

A importância de estabelecer rotina para crianças no espectro autista: veja 7 dicas

Independente se uma família é típica ou atípica, a rotina para crianças é muito importante, pois isso garante segurança, limites e compreensão do que é esperado acontecer durante os dias.

Para crianças autistas, a rotina desempenha um papel ainda mais essencial no desenvolvimento e no bem-estar, já que ela é ferramenta fundamental para evitar crises, desregulação emocional e ajudar a garantir previsibilidade.

Este artigo explora a importância de estabelecer rotinas para crianças no espectro autista, e como ela pode auxiliar na hora de se comunicar e interagir, evitando que se sintam inseguras, confusas ou tenham comportamentos desafiadores. Acompanhe!

Como uma criança autista enxerga o mundo?

Retrato de uma rotina para criança autista: menino de olhos fechado com fone de ouvido. Ele tem um semblante relaxado e tranquilo.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo. Isso não significa que pessoas autistas vivem em seus próprios mundos, como muitas pessoas acreditam.

Apenas diz respeito à forma individual que cada pessoa no espectro recebe os estímulos e lida com eles no dia a dia. Dessa forma, a rotina para criança irá ajudar com que ela lide de forma mais natural e correta com determinadas ações.

Muitas crianças com TEA costumam ter fortes habilidades visuais, e nós já falamos sobre isso em nosso artigo, como cérebro autista funciona.

Entretanto, é bom enfatizar que nem todas as pessoas com autismo pensam por meio de imagens. Cada pessoa é única e, autista ou não, sua forma de pensar também é singular.

Ou seja, enquanto uma pessoa neurotípica está mais acostumada a receber diversos estímulos diferentes e lidar com aquilo, as pessoas atípicas têm dificuldades em processar esses estímulos e se sentem cansados, ansiosos e frustrados quando não conseguem processar todas essas informações.

Assim, pessoas autistas não vivem o mundo de forma diferente, apenas precisam de maior suporte e apoio para conseguir estabelecer rotinas de acordo com suas singularidades e o mundo que as rodeia.

A importância da rotina para pessoas autistas

Muitas pessoas autistas se apegam a hábitos rotineiros, os quais já estão acostumados a seguir no dia a dia, por isso a rotina para crianças no espectro acaba sendo um importante instrumento para auxiliar na jornada corriqueira.

Não existe uma explicação única do porquê algumas pessoas autistas se apegam tanto à rotina, mas geralmente é pela previsibilidade que ela oferece!

Ou seja, quando a rotina está totalmente descrita e acordada entre a pessoa com TEA e seu núcleo de familiares e cuidadores, ela não apresenta surpresas ou situações extras das quais o autista não consegue assimilar.

Além disso, o apego da rotina está ligado a um dos sinais do TEA: apresentar comportamentos restritivos e repetitivos, pois dessa forma a pessoa autista encontra conforto e aprende a conviver com o mundo ao seu redor.

Além disso, a alteração na rotina pode estar ligada tanto em uma grande mudança, por exemplo, da casa, quanto em uma alteração nas atividades diárias, como combinar um horário diferente para tomar o café da manhã.

Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina para crianças no espectro, independente da “grandeza” da ação, já que o que importa aqui não é a mudança em si, mas o fato de elas conseguirem se preparar para essa mudança sem surpresas repentinas.

A rotina como elemento estabilizador em momentos de desregulação

É claro que imprevistos vão acontecer em qualquer família, e muitas vezes algumas coisas podem não estar no nosso controle. Mas o importante é garantir que, quando isso puder ser evitado, estabelecer uma maneira de comunicar mudanças para que a criança fique confortável e consiga se preparar.

A falta de rotina para crianças atípicas pode ser comparada a uma viagem sem roteiro. É bastante desesperador e aflitivo, para a maioria das pessoas, não saber para onde vão e como os próximos dias serão.

Assim, é bastante comum que quando não existe rotina para crianças autistas, elas apresentem maior irritabilidade, ansiedade e até mesmo alterações nos padrões de sono e de aprendizagem.

Saber como serão os dias, ajuda crianças com TEA a se organizarem mentalmente e encontrarem maiores oportunidades de desenvolvimento em seus comportamentos.

Alguns dos principais benefícios de uma rotina para crianças com autismo são:

Estabilidade emocional e comportamental

A consistência das rotinas funciona como um alicerce para a estabilidade emocional de todo o núcleo familiar, reduzindo comportamentos desafiadores e proporcionando um ambiente seguro para o desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento de habilidades sociais

A integração de rotinas visa criar oportunidades estruturadas para a interação social. Dessa forma, as crianças podem não apenas aprimorar suas habilidades sociais, mas também desenvolver uma comunicação mais eficaz, permitindo uma participação mais significativa em diversos contextos e potencializando suas interações sociais, seja em casa, na escola ou no ambiente terapêutico.

Autonomia e habilidades de autocuidado

A promoção da autonomia é um objetivo compartilhado por pais e profissionais de saúde. A introdução de rotinas diárias desempenha um papel essencial nesse processo.

Além de fomentar a independência, as rotinas fornecem um ambiente estruturado para o desenvolvimento de habilidades práticas de autocuidado. Isso não apenas contribui para a autonomia da criança, mas também prepara o terreno para uma transição mais suave para as responsabilidades diárias e independência no futuro.

Impacto positivo na comunicação

A estrutura proporcionada pelas rotinas não apenas impacta diretamente a estabilidade emocional, mas também desempenha um papel fundamental no aprimoramento das habilidades de comunicação.

A previsibilidade oferecida pelas rotinas cria um ambiente propício para o desenvolvimento e a prática da comunicação, permitindo interações mais claras e significativas entre a criança, seus cuidadores e o mundo ao seu redor.

Como criar rotina para crianças autistas?

Menina brincando em mesa infantil com brinquedos.

Estabelecer rotinas eficazes para crianças no espectro autista é um passo significativo na promoção do desenvolvimento saudável e na criação de um ambiente acolhedor.

A previsibilidade proporcionada pelas rotinas não apenas reduz o estresse, mas também promove a estabilidade emocional e comportamental.

Neste guia abrangente, exploraremos estratégias práticas para criar rotinas adaptativas, capacitando pais e profissionais de saúde a promoverem um ambiente propício para o florescimento das crianças autistas.

1- Entenda as necessidades individuais

Antes de criar rotinas, é essencial compreender as necessidades específicas da criança e seu perfil e preferências específicas.

Cada criança no espectro autista é única, e adaptar as rotinas de acordo com suas preferências e desafios individuais é fundamental para o sucesso e adaptação de toda a família.

Isso evita frustrações e ansiedades em ações ou demandas, que podem ser complexas demais de realizar. Ou até mesmo, garante facilidade e prazer, como usar animais ou desenhos que a criança goste, por exemplo.

2- Estabeleça horários regulares

A consistência temporal é essencial. Estabeleça horários consistentes para atividades diárias, como refeições, sono e momentos de lazer.

Isso proporciona à criança uma sensação de previsibilidade, criando um ambiente seguro e confortável para que ela saiba quando, como e a que momento determinadas ações vão ser realizadas.

3- Incorpore atividades sensoriais

Diversas crianças no espectro autista têm sensibilidades sensoriais únicas. Ao criar rotinas para crianças, incorpore atividades sensoriais que proporcionem estímulo adequado.

Lembre-se também de considerar preferências táteis, visuais, olfativas e/ou auditivas. Se a criança gosta mais de massinha ou água, por exemplo, você pode usar esses elementos para facilitar. Isso pode ajudar a regular o sistema sensorial da criança.

4- Flexibilidade e adaptação

Embora a consistência seja fundamental, é igualmente importante incorporar flexibilidade nas rotinas.

Esteja preparado para ajustar as atividades conforme necessário, considerando as necessidades e preferências da criança. Sempre considerando momentos em que a criança não quer mais fazer algo ou se sente desconfortável.

A capacidade de adaptação é essencial para garantir que as rotinas sejam eficazes e benéficas ao longo do tempo, por isso, não deixe de conversar com o pequeno e entender como o processo está sendo para ele.

6- Colaboração com profissionais de saúde:

Busque orientação de profissionais de saúde, terapeutas ocupacionais e especialistas em autismo ao criar rotina para crianças no espectro.

A colaboração com esses profissionais pode oferecer perspectivas valiosas e estratégias personalizadas para atender às necessidades específicas da criança, otimizando assim a eficácia do que está sendo implementado no ambiente da casa, além do terapêutico.

7- Utilize suportes visuais

As crianças autistas muitas vezes respondem bem a rotinas visuais com suportes específicos.

Utilize calendários, cronogramas e outros recursos visuais para representar as rotinas. Isso ajuda na compreensão das transições entre atividades, tornando o processo mais claro e previsível.

O que é uma rotina visual?

A rotina visual é mais uma ferramenta de suporte visual que pode ajudar a estabelecer e comunicar rotinas de forma clara e compreensível para pessoas autistas. Dessa forma, rotinas visuais ajudam a criar um ambiente estruturado e compreensível, facilitando a transição entre atividades e reduzindo a ansiedade.

Ela é uma ferramenta que usa elementos visuais, como imagens, símbolos ou calendários, para ajudar pessoas autistas a compreender e seguir suas rotinas diárias.

Ao utilizar esse recurso, é possível criar um plano visualmente claro e organizado, indicando a sequência de atividades ao longo do dia. Isso ajuda a tornar as transições entre as tarefas mais suaves e previsíveis, o que é especialmente útil em contextos como escola ou casa.

Já temos um conteúdo completo sobre rotinas visuais aqui no nosso blog, vale muito a pena ler e continuar aprendendo.

Conclusão

Ao investir tempo e esforço na criação de rotinas adaptativas, pais e profissionais de saúde não apenas enfrentam desafios, mas também capacitam as crianças no espectro autista, potencializando suas habilidades únicas.

A previsibilidade é algo fundamental na vida de pessoas atípicas, oferecendo uma trajetória saudável e eficiente para o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida.

Personalizar a rotina com elementos significativos e compreensíveis torna-a mais eficiente, auxiliando na organização das atividades diárias e melhorando a comunicação.

Para além dos dias em casa, a rotina é essencial também em momentos de lazer, férias ou viagens em família, por exemplo. Para ajudar, temos um conteúdo completo sobre o assunto em nosso blog. Vem ler:

5 dicas para viajar nas férias

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso