Índice de Conteúdos
Independente se uma família é típica ou atípica, a rotina para crianças é muito importante, pois isso garante segurança, limites e compreensão do que é esperado acontecer durante os dias.
Para crianças autistas, a rotina desempenha um papel ainda mais essencial no desenvolvimento e no bem-estar, já que ela é ferramenta fundamental para evitar crises, desregulação emocional e ajudar a garantir previsibilidade.
Este artigo explora a importância de estabelecer rotinas para crianças no espectro autista, e como ela pode auxiliar na hora de se comunicar e interagir, evitando que se sintam inseguras, confusas ou tenham comportamentos desafiadores. Acompanhe!
Como uma criança autista enxerga o mundo?
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo. Isso não significa que pessoas autistas vivem em seus próprios mundos, como muitas pessoas acreditam.
Apenas diz respeito à forma individual que cada pessoa no espectro recebe os estímulos e lida com eles no dia a dia. Dessa forma, a rotina para criança irá ajudar com que ela lide de forma mais natural e correta com determinadas ações.
Muitas crianças com TEA costumam ter fortes habilidades visuais, e nós já falamos sobre isso em nosso artigo, como cérebro autista funciona.
Entretanto, é bom enfatizar que nem todas as pessoas com autismo pensam por meio de imagens. Cada pessoa é única e, autista ou não, sua forma de pensar também é singular.
Ou seja, enquanto uma pessoa neurotípica está mais acostumada a receber diversos estímulos diferentes e lidar com aquilo, as pessoas atípicas têm dificuldades em processar esses estímulos e se sentem cansados, ansiosos e frustrados quando não conseguem processar todas essas informações.
Assim, pessoas autistas não vivem o mundo de forma diferente, apenas precisam de maior suporte e apoio para conseguir estabelecer rotinas de acordo com suas singularidades e o mundo que as rodeia.
A importância da rotina para pessoas autistas
Muitas pessoas autistas se apegam a hábitos rotineiros, os quais já estão acostumados a seguir no dia a dia, por isso a rotina para crianças no espectro acaba sendo um importante instrumento para auxiliar na jornada corriqueira.
Não existe uma explicação única do porquê algumas pessoas autistas se apegam tanto à rotina, mas geralmente é pela previsibilidade que ela oferece!
Ou seja, quando a rotina está totalmente descrita e acordada entre a pessoa com TEA e seu núcleo de familiares e cuidadores, ela não apresenta surpresas ou situações extras das quais o autista não consegue assimilar.
Além disso, o apego da rotina está ligado a um dos sinais do TEA: apresentar comportamentos restritivos e repetitivos, pois dessa forma a pessoa autista encontra conforto e aprende a conviver com o mundo ao seu redor.
Além disso, a alteração na rotina pode estar ligada tanto em uma grande mudança, por exemplo, da casa, quanto em uma alteração nas atividades diárias, como combinar um horário diferente para tomar o café da manhã.
Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina para crianças no espectro, independente da “grandeza” da ação, já que o que importa aqui não é a mudança em si, mas o fato de elas conseguirem se preparar para essa mudança sem surpresas repentinas.
A rotina como elemento estabilizador em momentos de desregulação
É claro que imprevistos vão acontecer em qualquer família, e muitas vezes algumas coisas podem não estar no nosso controle. Mas o importante é garantir que, quando isso puder ser evitado, estabelecer uma maneira de comunicar mudanças para que a criança fique confortável e consiga se preparar.
A falta de rotina para crianças atípicas pode ser comparada a uma viagem sem roteiro. É bastante desesperador e aflitivo, para a maioria das pessoas, não saber para onde vão e como os próximos dias serão.
Assim, é bastante comum que quando não existe rotina para crianças autistas, elas apresentem maior irritabilidade, ansiedade e até mesmo alterações nos padrões de sono e de aprendizagem.
Saber como serão os dias, ajuda crianças com TEA a se organizarem mentalmente e encontrarem maiores oportunidades de desenvolvimento em seus comportamentos.
Alguns dos principais benefícios de uma rotina para crianças com autismo são:
Estabilidade emocional e comportamental
A consistência das rotinas funciona como um alicerce para a estabilidade emocional de todo o núcleo familiar, reduzindo comportamentos desafiadores e proporcionando um ambiente seguro para o desenvolvimento da criança.
Desenvolvimento de habilidades sociais
A integração de rotinas visa criar oportunidades estruturadas para a interação social. Dessa forma, as crianças podem não apenas aprimorar suas habilidades sociais, mas também desenvolver uma comunicação mais eficaz, permitindo uma participação mais significativa em diversos contextos e potencializando suas interações sociais, seja em casa, na escola ou no ambiente terapêutico.
Autonomia e habilidades de autocuidado
A promoção da autonomia é um objetivo compartilhado por pais e profissionais de saúde. A introdução de rotinas diárias desempenha um papel essencial nesse processo.
Além de fomentar a independência, as rotinas fornecem um ambiente estruturado para o desenvolvimento de habilidades práticas de autocuidado. Isso não apenas contribui para a autonomia da criança, mas também prepara o terreno para uma transição mais suave para as responsabilidades diárias e independência no futuro.
Impacto positivo na comunicação
A estrutura proporcionada pelas rotinas não apenas impacta diretamente a estabilidade emocional, mas também desempenha um papel fundamental no aprimoramento das habilidades de comunicação.
A previsibilidade oferecida pelas rotinas cria um ambiente propício para o desenvolvimento e a prática da comunicação, permitindo interações mais claras e significativas entre a criança, seus cuidadores e o mundo ao seu redor.
Como criar rotina para crianças autistas?
Estabelecer rotinas eficazes para crianças no espectro autista é um passo significativo na promoção do desenvolvimento saudável e na criação de um ambiente acolhedor.
A previsibilidade proporcionada pelas rotinas não apenas reduz o estresse, mas também promove a estabilidade emocional e comportamental.
Neste guia abrangente, exploraremos estratégias práticas para criar rotinas adaptativas, capacitando pais e profissionais de saúde a promoverem um ambiente propício para o florescimento das crianças autistas.
1- Entenda as necessidades individuais
Antes de criar rotinas, é essencial compreender as necessidades específicas da criança e seu perfil e preferências específicas.
Cada criança no espectro autista é única, e adaptar as rotinas de acordo com suas preferências e desafios individuais é fundamental para o sucesso e adaptação de toda a família.
Isso evita frustrações e ansiedades em ações ou demandas, que podem ser complexas demais de realizar. Ou até mesmo, garante facilidade e prazer, como usar animais ou desenhos que a criança goste, por exemplo.
2- Estabeleça horários regulares
A consistência temporal é essencial. Estabeleça horários consistentes para atividades diárias, como refeições, sono e momentos de lazer.
Isso proporciona à criança uma sensação de previsibilidade, criando um ambiente seguro e confortável para que ela saiba quando, como e a que momento determinadas ações vão ser realizadas.
3- Incorpore atividades sensoriais
Diversas crianças no espectro autista têm sensibilidades sensoriais únicas. Ao criar rotinas para crianças, incorpore atividades sensoriais que proporcionem estímulo adequado.
Lembre-se também de considerar preferências táteis, visuais, olfativas e/ou auditivas. Se a criança gosta mais de massinha ou água, por exemplo, você pode usar esses elementos para facilitar. Isso pode ajudar a regular o sistema sensorial da criança.
4- Flexibilidade e adaptação
Embora a consistência seja fundamental, é igualmente importante incorporar flexibilidade nas rotinas.
Esteja preparado para ajustar as atividades conforme necessário, considerando as necessidades e preferências da criança. Sempre considerando momentos em que a criança não quer mais fazer algo ou se sente desconfortável.
A capacidade de adaptação é essencial para garantir que as rotinas sejam eficazes e benéficas ao longo do tempo, por isso, não deixe de conversar com o pequeno e entender como o processo está sendo para ele.
6- Colaboração com profissionais de saúde:
Busque orientação de profissionais de saúde, terapeutas ocupacionais e especialistas em autismo ao criar rotina para crianças no espectro.
A colaboração com esses profissionais pode oferecer perspectivas valiosas e estratégias personalizadas para atender às necessidades específicas da criança, otimizando assim a eficácia do que está sendo implementado no ambiente da casa, além do terapêutico.
7- Utilize suportes visuais
As crianças autistas muitas vezes respondem bem a rotinas visuais com suportes específicos.
Utilize calendários, cronogramas e outros recursos visuais para representar as rotinas. Isso ajuda na compreensão das transições entre atividades, tornando o processo mais claro e previsível.
O que é uma rotina visual?
A rotina visual é mais uma ferramenta de suporte visual que pode ajudar a estabelecer e comunicar rotinas de forma clara e compreensível para pessoas autistas. Dessa forma, rotinas visuais ajudam a criar um ambiente estruturado e compreensível, facilitando a transição entre atividades e reduzindo a ansiedade.
Ela é uma ferramenta que usa elementos visuais, como imagens, símbolos ou calendários, para ajudar pessoas autistas a compreender e seguir suas rotinas diárias.
Ao utilizar esse recurso, é possível criar um plano visualmente claro e organizado, indicando a sequência de atividades ao longo do dia. Isso ajuda a tornar as transições entre as tarefas mais suaves e previsíveis, o que é especialmente útil em contextos como escola ou casa.
Já temos um conteúdo completo sobre rotinas visuais aqui no nosso blog, vale muito a pena ler e continuar aprendendo.
Conclusão
Ao investir tempo e esforço na criação de rotinas adaptativas, pais e profissionais de saúde não apenas enfrentam desafios, mas também capacitam as crianças no espectro autista, potencializando suas habilidades únicas.
A previsibilidade é algo fundamental na vida de pessoas atípicas, oferecendo uma trajetória saudável e eficiente para o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida.
Personalizar a rotina com elementos significativos e compreensíveis torna-a mais eficiente, auxiliando na organização das atividades diárias e melhorando a comunicação.
Para além dos dias em casa, a rotina é essencial também em momentos de lazer, férias ou viagens em família, por exemplo. Para ajudar, temos um conteúdo completo sobre o assunto em nosso blog. Vem ler:
2 respostas para “A importância de estabelecer rotina para crianças no espectro autista: veja 7 dicas”
Olá boa tarde tudo bem sou mãe da Isabel que tem 12 anos que é autista com outras comorbidades epilepsia, TDH e imperatividade. Gostaria de ajuda pra montar uma rotina em casa mais sem recompensa. Me chamo Eli obrigada
Olá, Eliene. Como vai? Esperamos que muito bem.
Eliene, compreendo sua busca por uma rotina eficaz para Isabel, considerando especialmente as comorbidades do TEA (epilepsia, TDAH e hiperatividade), sem usar recompensas externas. Entendo que seu foco será em criar uma estrutura previsível e visual para promover a autonomia e reduzir a ansiedade.
Separamos algumas estratégias para a rotina sem recompensas:
° Rotina visual clara: utilize um quadro com imagens ou símbolos que representem cada atividade do dia (acordar, tomar café, higiene, atividades, descanso, etc.). A previsibilidade visual ajuda Isabel a entender o que esperar, diminuindo a ansiedade e a necessidade de “recompensas” para cooperação;
° Estrutura e consistência: mantenha os horários das atividades o mais regulares possível. A consistência traz segurança e ajuda na internalização da rotina. Avise com antecedência sobre qualquer mudança na rotina;
° Divida as tarefas: quebre atividades maiores em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso facilita a compreensão e a execução, aumentando a sensação de conquista intrínseca;
° Use os hiperfocos: integre o hiperfoco em bola na rotina funcionalmente. Por exemplo, se for hora de guardar os brinquedos, use um cesto temático de bola ou permita um instante com a bola após concluir a tarefa;
° Comunicação Clara e Direta: use linguagem simples e evite ambiguidades. Seja clara sobre o que se espera em cada momento da rotina;
° Reforço interno e elogios descritivos: em vez de recompensas materiais, foque em elogios específicos sobre o esforço e a conclusão da tarefa (“Que bom que você guardou todos os brinquedos!”, “Você se vestiu muito rápido hoje!”). Isso ajuda a construir a motivação interna.
Lembre-se que a implementação de uma rotina leva tempo e adaptação. Observe o que funciona melhor para sua querida Isabel e ajuste conforme necessário. O objetivo é criar um ambiente previsível e seguro que a ajude a desenvolver autonomia e a reduzir a ansiedade, sem depender de recompensas externas.
Esperamos ter ajudado.
Abraço.