Índice de Conteúdos
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos.
Segundo dados recentes divulgados pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos, 1 em cada 36 pessoas é autista. Assim, ainda é muito comum que pessoas no espectro cresçam sem saber do diagnóstico e o recebam somente na vida adulta — o que chamamos de diagnóstico tardio de autismo.
Dessa forma, é comum que muitos famosos autistas, como a cantora SIA, que recentemente compartilhou em um podcast a notícia de seu diagnóstico de autismo, tenham um entendimento maior sobre o transtorno e compartilhem seus diagnósticos.
Assim como ela, outras celebridades só foram entender que eram autistas ao chegar na vida adulta. Neste texto, vamos explorar alguns famosos que são autistas e descobrir como eles têm impactado e inspirado pessoas ao redor do mundo.
Conheça 6 famosos autistas
O espectro autista abrange uma grande variedade de características e sinais, e é importante reconhecer que, de nenhuma forma, ele é limitante para as pessoas diagnosticadas. Expandir conversas e promover uma compreensão mais inclusiva, é fundamental para que cada vez mais pessoas procurem informação médica sobre um possível laudo.
Felizmente, o TEA tem sido discutido cada vez mais na nossa sociedade, seja nas redes sociais, política ou mídia, potencializando e trazendo foco para pautas sobre neurodiversidade e representatividade no espectro, o que ajuda a quebrar mitos e estereótipos.
Junto a isso, muitas pessoas já adultas, como famosos, procuram por profissionais para lidar com a suspeita de autismo, uma vez que temos uma quantidade maior e mais verídica de informações sendo compartilhadas, consequentemente promovendo a conscientização e identificação.
Separamos 6 famosos autistas que estão no espectro e provavelmente você não sabia, olha só!
1. Angélica Morango
A participante do BBB10 e jornalista Angélica Morango, recebeu o diagnóstico também na fase adulta, aos 37 anos, e disse que hoje, consegue entender algumas questões do passado e se olha com mais carinho e ternura.
Assim como outros famosos autistas, ela foi buscar acompanhamento psicológico para entender melhor algumas características suas, até querendo saber se poderia ser TDAH.
Ela contou em seu Instagram que receber esse diagnóstico tardio “foi diferente de tudo o que já tinha sentido em toda a vida, um misto de libertação e medo”
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Giovanna Vlašić | Autismo (@professora.autista)
2. Dan Aykroyd
O ator e comediante canadense, conhecido por seus papéis em “Os Caça-Fantasmas” e “Um Tira da Pesada”, foi diagnosticado com autismo em 2013, aos 60 anos.
Ele tem sido um defensor da conscientização e da aceitação do autismo, compartilhando sua experiência para ajudar a reduzir os estereótipos associados ao espectro. Além disso, o ator também fala muito sobre como o TEA o ajudou a se concentrar em suas habilidades criativas, usando seu foco para escrever roteiros de filmes.
3. Vitor Fadul
Vitor Fadul teve seu diagnóstico aos 25 anos, o que trouxe um novo olhar para sua vida e carreira no cenário musical.
Sua jornada após-diagnóstico o levou a uma busca por autenticidade e à conscientização sobre o autismo, compartilhando sua experiência e encorajando outros a abraçarem sua singularidade.
4. Amanda Ramalho
Ex apresentadora do programa Pânico da Jovem Pan, a jornalista Amanda Ramalho também compartilhou seu diagnóstico tardio aos 36 anos de idade. Ela contou que mesmo fazendo terapia há 10 anos, sempre ignorava o assunto quando o profissional abordava.
Foi somente durante uma mudança de apartamento que ela conseguiu perceber que tinha muita dificuldade com mudanças e essas ações a deixavam um pouco desconfortável. Com isso, ele se sentiu mais seguro para iniciar a busca pelo diagnóstico.
Hoje, ela usa seu Instagram como plataforma para compartilhar informações verdadeiras sobre neurodiversidade e ajudar mais pessoas a se descobrirem no espectro.
“Em muitos casos, ter conhecimento e aceitação em relação ao autismo, faz com que a liberdade de ser quem a gente realmente é fique mais próxima.”
5. Sia
Conhecida por sucessos musicais como “Chandelier” e “Elastic Heart”, a cantora Sia compartilhou recentemente seu diagnóstico de autismo. Durante a participação no podcast “Rob Has a Podcast” ela desabafou sobre sua jornada com o autismo, destacando as lutas e os triunfos que enfrentou ao longo dos anos.
Apesar de não falar com qual idade recebeu seu laudo, ela comentou sobre como isso a ajudou a amar a si mesmo em um processo de aceitação.
“Nos sentimentos vistos pela primeira vez em nossas vidas por quem realmente somos, e então podemos começar a sair para o mundo e apenas operar como seres humanos com orações e não fingindo ser nada.”
5. Chris Packham
Chris Packham é um famoso naturalista e apresentador de TV britânico. Ele é conhecido por seus programas de documentários sobre vida selvagem e pela defesa da preservação ambiental.
Packham foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 40 anos e, desde então, tem sido figura importante do Reino Unido na conscientização e compreensão do autismo. Ele teve dificuldades com a comunicação social e frequentemente se sentiu isolado e incompreendido.
Chris é o apresentador do “Inside Our Autistic Minds” é um documentário lançado em 2021 pela BBC que explora as experiências de pessoas autistas, além de ter um documentário próprio, de 2017, sobre sua história que se chama “Aspergers and Me“, onde ele relata melhor sobre sua reação à terapia ABA e outras terapias usadas para pessoas autistas.
O que é diagnóstico tardio?
Diferente de um diagnóstico que acontece quando se é criança, para diagnosticar o autismo na vida adulta, são necessários outros procedimentos e avaliações. Para confirmar a suspeita, é necessário que a pessoa passe por uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de avaliar e descrever o perfil de desempenho cognitivo.
Com isso, é possível avaliar alterações cognitivas, que acontecem pelos transtornos neurológicos, como o autismo. Após a avaliação, o profissional consegue indicar as melhores intervenções e acompanhamento adequado.
Muitos adultos têm procurado ajuda para o diagnóstico tardio de autismo. Isso acontece, principalmente, porque se identificam com pessoas conhecidas que também estão no espectro ou até mesmo com personagens de séries e filmes.
Apesar do processo de diagnóstico tardio de autismo ser longo e muitas vezes difícil para quem está nesta busca, obter uma resposta pode trazer a sensação de alívio e autocompreensão.
E autistas adultos não devem – NUNCA – serem invalidados. Autismo não tem cura e é para a vida toda; por isso, precisa de intervenção e acompanhamento clínico de qualidade.
Conversamos com Letícia Magalhães, que recebeu o diagnóstico na vida adulta. Confira o depoimento dela clicando aqui.
Além desses 5 exemplos de famosos autistas que trouxemos neste texto, temos outro conteúdo com outra lista de celebridades que ajudam a desconstruir muitos mitos acerca do TEA, como o de que pessoas autistas vivem em seus próprios mundos. Vale a pena ler!