Índice de Conteúdos
Existem novos marcos do desenvolvimento infantil definidos pelo CDC Centro de Desenvolvimento para o Controle de Doenças dos Estados Unidos. Essa mudança ocorre principalmente em uma das mais importantes habilidades: a da linguagem.
Esses critérios são importantes para famílias entenderem em qual idade se espera que a criança adquira determinada habilidade. Quando ocorre um atraso no desenvolvimento infantil é essencial que as pessoas cuidadoras busquem ajuda profissional para iniciar a intervenção precoce.
Neste artigo, apresentamos os novos marcos do desenvolvimento infantil, principais mudanças e falamos com profissionais sobre o assunto.
O que são marcos do desenvolvimento?
Chamamos de marcos de desenvolvimento infantil um conjunto de habilidades que são esperadas que as crianças atinjam até determinada idade. Apesar de cada criança ser única e se desenvolver ao seu próprio tempo, é importante que a família esteja atenta aos marcos para identificar quando existe um atraso no desenvolvimento.
Com critérios definidos por órgãos da medicina, os marcos do desenvolvimento infantil consideram a média da faixa etária na qual crianças costumam adquirir habilidades importantes para que tenham autonomia e independência no futuro.
Exemplos de marcos do desenvolvimento infantil importantes são:
- Linguagem e fala;
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Socialização;
- Entre outros.
De acordo com a supervisora de fonoaudiologia da Genial Care, Victória Girão, os marcos do desenvolvimento infantil são importantes para todas as famílias entenderem se a criança tem um desenvolvimento considerado típico.
🔎 Victória Girão | Fonoaudióloga | CRFa 2 – 19696
“Anos de estudos e pesquisas nos trazem de maneira comprovada o que se espera que a criança faça em cada mês e/ou idade. Conhecer os marcos é extremamente importante para que principalmente a família acenda um alerta ao lidar com possíveis atrasos no desenvolvimento de sua criança e consiga procurar por um profissional”, diz.
Novos marcos do desenvolvimento infantil
A partir de 2022, houve uma mudança importante que aponta para novos marcos do desenvolvimento infantil. E a principal alteração proposta pelo CDC é justamente com relação aos marcos de desenvolvimento da linguagem e fala.
De forma prática, o que muda é que houve um adiamento de objetivos que devem ser atingidos na linguagem e fala para idades mais avançadas. Por exemplo:
- Criança saber apontar partes do corpo: o marco, que antes era esperado para crianças com 12 meses de idade passou para os 2 anos.
- Criança atinge repertório de 50 palavras: marco esperado para crianças aos 2 anos foi adiado para os 2 anos e meio.
As propostas do CDC tiveram parceria com a Associação Americana de Pediatria (American Society of Pediatrics – AAP), uma vez que o órgão contratou a organização para convocar um grupo de trabalho com objetivo de simplificar e otimizar o uso dos marcos.
Uma polêmica sobre o caso é justamente o fato de que nenhum profissional da fonoaudiologia estava na equipe formada por oito especialistas que atuaram na revisão e apresentação dos novos marcos do desenvolvimento infantil. Apesar disso, houve uma mudança drástica nos marcos de linguagem e fala.
Para Victória, o impacto dessa mudança é preocupante. “Embora a decisão tenha sido baseada em um estudo de revisão que contou com a opinião dos envolvidos (e não com novos testes/pesquisas), não houve abertura para a participação ativa dos profissionais que vivenciam na prática o desenvolvimento de linguagem”.
Ela ainda comenta que: “com um olhar crítico e profissional, me preocupa o ‘aumento dos prazos’ nos quais as crianças deveriam atingir habilidades, pois podemos perder um tempo importante de identificar a dificuldade e posteriormente intervir da forma mais adequada”.
Ela ainda reforça que a mudança dos marcos da linguagem e fala possivelmente serão observados não só com famílias, mas também com profissionais que estão na linha de frente do acompanhamento da criança.
“Além de gerar confusão em relação ao tempo de surgimento das habilidades já definidas, haverá um intervalo maior entre a identificação de algo que aparentemente não está acontecendo como deveria e o encaminhamento para avaliação, diagnóstico e terapia (se assim for necessário).
Vitória ainda ressalta sobre as consequências: “elas serão mais visíveis no prognóstico daquelas crianças que estão com dificuldades para atingir os marcos, mas que por decisão de profissionais e familiares aguardarão para buscar ajuda. A intervenção precoce pode mudar a qualidade de vida de uma criança”, argumenta.
A própria Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição (American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) se pronunciou demonstrando preocupação com relação a esta mudança e informou que especialistas já estão analisando as diretrizes propostas com objetivo de identificar se elas condizem com as evidências científicas.
Atraso nos marcos do desenvolvimento
Além da parte da linguagem e fala, resultou em um terço dos marcos do desenvolvimento transferidos para diferentes idades do que foi determinado:
- 67,7% dos marcos foram remanejados para idades mais avançadas;
- Aproximadamente 80% dos marcos finais tinham dados normativos de mais de 1 fonte;
- Os marcos socioemocionais e cognitivos tiveram os dados menos normativos.
Apesar de muitas pessoas associarem os novos marcos do desenvolvimento infantil com a pandemia provocada pelo coronavírus, que causou um atraso na socialização e desenvolvimento de habilidades em crianças, o estudo em questão foi realizado pelo CDC e AAP em 2019, antes do isolamento social.
E agora, em quais marcos devo me basear?
De acordo com Victória, as famílias brasileiras devem levar em consideração marcos do desenvolvimento antigos. “Independente de concordar ou não com as mudanças propostas, acredito ser fundamental que as famílias tenham acesso às informações sobre os marcos do desenvolvimento de linguagem que durante os últimos 20 anos foram mantidas, praticadas e comprovadas cientificamente”.
Ela ainda reafirma o alerta: “se houver qualquer dúvida e/ou a sensação de que algo não está acontecendo como deveria, não esperem. Procurem por um olhar clínico e especializado”.