Índice de Conteúdos
“Messi autista, Messi é autista”, você com certeza já ouviu ou até contou isso para alguém. A história de que o jogador de futebol argentino está no espectro é muito popular e tende a ser bastante comentada durante as épocas de copa do mundo, mas ela é totalmente falsa.
Os boatos de que Messi recebeu o diagnóstico de autismo aos 8 anos de idade e que o TEA estaria relacionado ao seu talento para o futebol surgiram no Brasil em 2013. Neste texto te contamos mais detalhes desta história.
Como surgiu o boato de que Messi é autista?
A personalidade do atacante argentino sempre chamou atenção. Seu jeito tímido e a dificuldade em conversar com a imprensa, além do estilo único de finalização, composto por dribles parecidos que indicam uma repetição de gestos são frequentemente comparados com comportamentos comuns no autismo.
Essas características foram citadas pelo jornalista Roberto Amado em 2013. Em seu site “Poucas palavras”, ele publicou um texto no qual afirmava que Messi recebeu o diagnóstico de Síndrome de Asperger na Argentina, quando tinha 8 anos.
No artigo, Amado chega a usar erroneamente o termo “portador” para se referir ao autismo de Messi e faz menções à genialidade do jogador, comparando-o com o personagem Raymond, do filme Rain Man (1980), um dos primeiros de Hollywood a retratar um personagem com autismo.
Intitulado “Como o autismo de Messi ajudou-o a ser gênio”, o texto comete erros ao comparar características do argentino com o do personagem inspirado no estadunidense Kim Peek, que além de autismo também tinha Síndrome de Savant, condição também conhecida como “síndrome do Sábio”.
Associando, assim, características da Síndrome de Savant, um distúrbio cujas pessoas diagnosticadas podem apresentar inúmeros talentos, especialmente relacionados a uma memória extraordinária, além de graves déficits intelectuais e dificuldades em se comunicar, compreender o que é transmitido e estabelecer relações interpessoais.
Fake news se espalhou pelo Brasil e chegou até o pai de Messi
Dias depois do texto de Amado repercutir na internet, o ex-jogador de futebol, e agora senador, Romário fez uma publicação em seu perfil no Twitter. “Vocês sabiam que o Messi tem Síndrome de Asperger? É uma forma leve de autismo, que deu a ele o dom do foco e concentração acima de tudo e de todos”, escreveu.
Ele ainda continuou o assunto dizendo que: “Newton e Einstein também tinham níveis de autismo. Espero que, como eles, Messi se supere a cada dia e continue nos apresentando esse belo futebol”.
A história chegou até o pai de Messi, na Argentina, que negou os boatos e ameaçou processar o político. Segundo a família, o jogador teve um único problema de saúde causado por uma deficiência hormonal que foi tratado quando era criança.
A afirmação foi comprovada mais tarde pelo médico Diego Schwarzstein, que acompanhou o caso do argentino na época. Em entrevista ao UOL Esporte, ele disse: “Leo nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem”.
Messi e síndrome do X-frágil
Esta não é a primeira fake news envolvendo Messi. Em 2012, muitas pessoas chegaram a acreditar que o craque tinha síndrome do X-frágil, uma condição do neurodesenvolvimento e genética ligada ao cromossomo X, e desencadeia algumas alterações no desenvolvimento comportamental e intelectual de uma pessoa.
Desta vez, o boato surgiu porque, ao comemorar um gol, o jogador ergueu a camisa do Barcelona e, por baixo, ele estava com uma camiseta onde se via escrito “Síndrome X- frágil”.
Mais tarde, ele anunciou que essa era apenas uma forma de apoio. Isso porque, de acordo com informações divulgadas na época, ele ajuda financeiramente instituições que tratam pessoas com síndrome do X-frágil.
Outros famosos vítimas do mesmo boato
Além de Messi, outros famosos também já foram citados como pessoas autistas apenas baseado em seus comportamentos e sem nenhuma comprovação ou afirmação de suas partes:
- Bill Gates;
- Isaac Newton;
- Ludwig Van Beethoven;
- Wolfgang Amadeus Mozart.
Vale reforçar que o diagnóstico de autismo nem sequer existia quando algumas dessas pessoas estavam vivas. Para conhecer pessoas famosas que já confirmaram estar no espectro do autismo, clique no botão abaixo e leia nosso texto sobre famosos autistas: