Índice de Conteúdos
Recentemente Uma Advogada Extraordinária, o dorama da Netflix, chegou ao fim. Mesmo uma semana após a exibição dos últimos episódios, já tem gente com saudade de assistir séries coreanas sobre autismo com um enredo tão apaixonante quanto.
Apesar de ter sido confirmada para a segunda temporada, a série deve demorar para retornar, por conta do conflito de agendas do elenco.
Por isso, criamos uma lista com séries coreanas sobre autismo, que também merecem ser assistidas, pois se preocupam em retratar com respeito o espectro autista.
O sucesso de Uma Advogada Extraordinária
Uma Advogada Extraordinária dominou a Netflix, e desde sua estreia (há 2 meses) nunca saiu do TOP 10 da plataforma de streaming. Hoje, mesmo após o término, ocupa o 1º lugar no ranking de obras mais assistidas.
A série foi elogiada pelos espectadores principalmente pela atuação da atriz Park Eunbi, que interpretou a protagonista Woo Young Woo, a advogada com autismo.
Em várias entrevistas, Eunbi disse que teve o cuidado de estudar e entender o Transtorno de Espectro Autista (TEA) para se livrar dos estereótipos ofensivos. E com isso atraiu uma onda de admiradores, que ansiavam por mais episódios, e se apaixonaram pela advogada extraordinária.
Séries coreanas sobre autismo
Veja abaixo algumas séries Coreanas que retratam o espectro autista. Confira!
Move to Heaven
Outro dorama que fez sucesso na época de lançamento – também na Netflix – foi Move to Heaven, ou A Caminho do Céu, como ficou conhecida no Brasil. A série coreana sobre autismo chegou em abril de 2021, com 10 episódios.
Move to Heaven traz como protagonista um jovem autista, Han Geu-ru, interpretado pelo ator Tan Jun-sang, que possui dificuldades em interagir socialmente com as pessoas, mas possui uma boa relação com seu pai, e ambos administram os trabalhos da funerária Move to Heaven.
Na série, os serviços funerários são diferentes dos tradicionais, pois tem como objetivo eternizar as singularidades, criando uma caixa especial para a família com itens pessoais e favoritos do falecido. Quando a família recebe a caixa, a lembrança de quem já partiu torna-se ainda mais especial, exclusiva e emocionante.
Entretanto, Geu-ru perde o pai. Por viver somente com ele, é designado que seu tio Cho San-gu, que acabou de sair da cadeia, passe a cuidar dele. Logo no início, o tio fica muito ansioso por não conseguir lidar com as particularidades de Geu-ru, evitando contato com o garoto, mas conforme os episódios e novos clientes da funerária surgem, ambos descobrem que têm muito mais em comum do que imaginam.
It’s okay not to be okay
Apesar de não trazer como protagonista uma pessoa no espectro autista, o dorama tem um personagem carismático que roubou o coração do público, principalmente das pessoas autistas.
Em It’s okay not to be okay, Moon Sang-Tae é irmão mais velho do protagonista, Moon Gang-Tae, e vive aos cuidados do mesmo, pois seu autismo é classificado como autismo nível 3, mais conhecido por autismo severo.
No dorama, o personagem é apaixonado por dinossauros, e gosta muito de desenhar. Ele adora os livros da escritora Ko Moon-Young, que escreve histórias para o público infantil. Em uma oportunidade em que a conhece, ela fica encantada com seu talento para desenhos, e o chama para trabalhar junto com ela.
Ko Moon-Young tem transtorno bipolar, e a série demonstra a dificuldade dela em se relacionar com outras pessoas. Entretanto, ambos formam uma boa dupla quando o assunto é criar histórias.
Good Doctor
A versão coreana de Good Doctor é uma série coreana sobre autismo e a principal inspiração para a adaptação americana.
O dorama médico de 2013, Good Doctor estrela Joo Won como Park Si-on, um residente no campo pediátrico diagnosticado com TEA e Síndrome de Savant. Além disso, possui memória fotográfica e habilidades espaciais.
Apesar de seu incrível talento, o doutor é muito criticado por ser introvertido e ter dificuldade em entender os sentimentos dos pacientes. Por isso, precisa enfrentar todos os dias uma onda de preconceitos e comentários maldosos a respeito de sua atuação como médico.
Good Doctorestá disponível no catálogo da Netflix com o título em português, “Uma Chance de Vida“, ao todo são 20 episódios.
Outras indicações de séries sobre autismo
Nesse artigo indicamos séries coreanas sobre autismo que fizeram muito sucesso. E você pode conhecer outras produções, que também abordam o transtorno do espectro autista de uma maneira genial! É só clicar no botão abaixo para ler o texto: