História do autismo Séries e filmes autismo: imagem mostra personagens de Atypical e The good doctor

5 filmes e séries que abordam o autismo

Foto do author Heloise Rissato

Heloise Rissato

24 de junho de 2022

Representatividade é um fator muito importante quando pensamos em inclusão, fazendo com que as pessoas se sintam acolhidas e vistas. Para a comunidade autista, não é diferente, por isso descobrir e conhecer filmes e séries sobre autismo é muito importante.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge mais de 2 milhões de pessoas no Brasil e mesmo assim ainda existe uma invisibilidade e falta de informação quando o assunto é autismo. Por isso, personagens atípicos ajudam as pessoas a entenderem melhor as nuances da vida dentro do espectro e contribuem para que autistas se coloquem como protagonistas em suas histórias.

Neste artigo, separamos 5 filmes e séries sobre autismo que mostram a diversidade dentro da neurodivergência e comunicam as singularidades do TEA.

5 filmes e séries sobre autismo para você assistir

Falar sobre filmes e séries sobre o autismo é extremamente importante para conscientizar o público de como pessoas autistas se comportam, quais podem ser seus desafios e mostrar as similaridades em nossas vidas. 

Além disso, esses conteúdos também abrem a possibilidade de pessoas se identificarem com os personagens e procurarem uma equipe de profissionais para o diagnóstico de autismo. Essas são 5 produções para entender melhor sobre o TEA:

1. Atypical

Atypical é uma série britânica que estreou em 2017, terminou em 2021 e conta com 4 temporadas. A história acompanha a vida de Sam (Keir Gilchrist), um menino no espectro que decide arrumar uma namorada e se tornar mais independente. Sua decisão impacta em toda sua família e traz uma jornada de autodescobertas para todos.

Toda a produção trata o autismo de forma sensível e leve, retratando as descobertas, dificuldades e aprendizados de Sam ao longo de sua vida. Ela está disponível na Netflix.

2. The Good Doctor 

Interpretado por Freddie Highmore, Shaun Murphy é um jovem cirurgião diagnosticado com TEA e Síndrome de Savant, o que faz com que o personagem tenha habilidades extraordinárias em campos específicos, porém enfrente dificuldades em sua comunicação.

A série foca na interação do médico com a equipe de um grande hospital, narrando várias adversidades em enfrentar o ceticismo e desconfiança de colegas e pacientes, além dos desafios da profissão. Disponível no Globoplay, ela começou em 2017 e tem 5 temporadas até o momento.

3. Float 

Esse curta-metragem da Pixar vai contar a história de Rubio, uma criança autista, mostrando as relações com seus pais. Com apenas 6 minutos, essa animação é baseada na relação do diretor filipino Bobby Rubio com seu filho Alex, diagnosticado com TEA. 

Mesmo muito curtinho, o filme, que está disponível na Disney+, sobre autismo promove ensinamentos valiosos quando o assunto é ter mais empatia, se comportar diante da diversidade e falar sobre o amor nas relações de pessoas neurotípicas e atípicas. 

4. Tudo Que Quero 

O longa estrelado por Dakota Fanning conta a história de Wendy, uma jovem com 30 anos diagnosticada com TEA e que ama escrever. Para provar que é capaz de ser independente, ela foge de casa com seu cachorro e decide participar de um concurso de criação de roteiro para uma série famosa de ficção científica.

No caminho ela precisa enfrentar vários desafios e aprende a importância de fazer amizades ao longo da vida. O filme está disponível para alugar no Amazon Prime Video e também na Apple TV.

5. Temple Grandin

Esse é um filme premiado no Emmy e no Globo de Ouro que conta a história da psicóloga e zootecnista norte-americana Mary Temple Grandin interpretada por Claire Danes. Baseado na história real da cientista, a narrativa mostra os desafios de uma época em que o TEA ainda não era muito conhecido. 

Diagnosticada com autismo desde a infância, Grandin afirma que o transtorno ajudou-a compreender melhor os animais. Em seu doutorado ela revolucionou a forma como o manuseio de gado é feito na indústria pecuária dos Estados Unidos. O filme está disponível na HBO.

Esses 5 filmes e séries sobre o autismo são importantes para que cuidadores e autistas possam se sentir representados e entender melhor os aspectos da vida no espectro. Em nosso blog temos diversos conteúdos para famílias atípicas que podem ajudar nessa jornada.

Foto do author Heloise Rissato

Escrito por:

Heloise Rissato

Qual é a sua relação com a criança autista?*

Ei, você gostou
do conteúdo? 😄

Responda 4 perguntas abaixo e nos ajude a criar conteúdos mais relevantes para você:

Qual seu e-mail*

Qual desses três grupos você faz parte? *

Qual desses assuntos mais te interessa?

Você encontrou o que procurava?