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O protagonismo infantil diz respeito à importância da criança em ser protagonista da sua própria vida, e a capacidade de tomar decisões que auxiliam no desenvolvimento e bem-estar.
Quando falamos em protagonismo na infância, é preciso ressaltar que esse conceito entende que as crianças são seres autônomos, com direito a voz própria, e são capazes de emitir suas próprias opiniões com desejos e sonhos singulares.
Uma importante característica desse conceito, é enfatizar a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem, com metodologias ativas ou metodologias de aprendizagem que tornem o processo de educação mais inclusivo, e que encoraje a explorar e experimentar novas ideias e experiências.
Quando as famílias incentivam o protagonismo infantil na criança autista, uma série de benefícios são impulsionados a serem desenvolvidos, com características que contribuem para a autonomia, tais como:
- Autoconfiança;
- Autoestima;
- Empatia
- Pensamento crítico
Nesse texto, vamos falar como as pessoas cuidadoras podem estimular a despertar o protagonismo infantil na criança autista.
Por que estimular o protagonismo infantil em crianças autistas?
Os benefícios de estimular o protagonismo infantil vale para toda criança, típica ou atípica, isso porque essa característica contribui para o desenvolvimento da criança de forma que ela estimule a própria autonomia, autoestima e, ainda, a habilidades socioemocionais.
Esse processo é muito importante durante as etapas de crescimento da criança, para que ela descubra e entenda com o que mais se identifica, além de respeitar os próprios sentimentos e desejos em determinadas situações.
É muito importante para que ela estabeleça limites, trazendo à tona o pensamento cada vez mais amadurecido acerca das situações que as envolve. Isso impacta – diretamente – na forma como ela vai enxergar a si mesmo, as próprias emoções e, como consequência, na forma que enxerga a pessoa ao redor.
O protagonismo infantil é um conjunto que deve ser abordado com muito cuidado pelas pessoas cuidadoras e, quando preciso, com a ajuda de um profissional da psicologia para trabalhar essas habilidades socioemocionais, que vão favorecer relações interpessoais ao longo da vida da criança.
O que a BNCC fala sobre protagonismo infantil?
Existem metodologias de ensino que tem como objetivo desenvolver diretamente o protagonismo infantil durante o processo de aprendizagem, já falamos sobre algumas delas em nosso blog, como a Montessori e a Reggio Emilia, que são recomendadas, inclusive pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A BNCC é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica, destaca a importância do protagonismo infantil em sua seção introdutória.
Segundo a BNCC, o protagonismo infantil pode ser visto como um elemento central da Educação Básica, por isso, destaca a importância de promover a participação ativa das crianças em seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, estimular a exercitar a capacidade de resolver problemas, tomar decisões e enfrentar desafios.
Isso contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, a colaboração e o respeito às diferenças, que são fundamentais para a formação integral dos alunos.
Para a BNCC, é essencial que as crianças sejam reconhecidas como sujeitos de direitos e que tenham a oportunidade de exercer o protagonismo em suas próprias vidas.
Isso significa que elas devem ser incentivadas a tomar decisões e a participar ativamente do processo educativo, em parceria com os adultos.
Como estimular o protagonismo infantil em casa?
O ambiente escolar acaba sendo, em grande parte, o principal local para estimular o desenvolvimento do protagonismo infantil, isso porque, como citamos acima, existem metodologias de ensino que têm exatamente esse objetivo: tornar a criança o principal responsável e protagonista do processo de aprendizagem.
Entretanto, a criança precisa que esse processo seja expandido para outros ambientes, de forma que esse processo seja eficaz. Por isso, alguns pedagogos defendem que a intenção do protagonismo infantil deve começar dentro de casa, com os cuidadores influenciando e promovendo espaços para o desenvolvimento dessa característica.
Há várias maneiras de os pais estimularem o protagonismo infantil em casa. Algumas sugestões são:
- Dar espaço para a criança se expressar: oferecer um ambiente acolhedor e seguro é fundamental para a criança se sentir à vontade para falar sobre suas ideias, pensamentos e sentimentos sem que seja julgada, dessa forma, a criança se sente ouvida e respeitada.
- Incentivar a tomada de decisão: as pessoas cuidadoras podem oferecer opções para a criança escolher, dando a ela a oportunidade de decidir sobre assuntos que lhe dizem respeito, como a roupa que vai vestir, o que vai comer no lanche, qual brinquedo quer brincar, entre outros.
- Promover a resolução de problemas: antes de identificar um problema e a solução, os pais podem ajudar a criança nessa etapa, oferecendo opções para que ela estimule a criatividade e capacidade de raciocínio.
- Valorizar o esforço e a tentativa: é importante valorizar o esforço e a tentativa da criança, mesmo que ela não alcance o resultado esperado. Isso ajuda a fortalecer a autoestima e a confiança da criança em suas próprias habilidades.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe: o incentivo para a criança colaborar com outras pessoas, seja em atividades em família ou com amigos, pode surgir a partir de jogos colaborativos, que reforçam a importância do trabalho em equipe e ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia, a solidariedade e o respeito às diferenças.
As pessoas cuidadoras podem adotar diversas práticas para estimular o protagonismo infantil em casa, mesmo que não alcancem o resultado esperado, estimular a colaboração e o trabalho em equipe, contribuem para o desenvolvimento socioemocional da criança.
Mas atenção: essas informações sempre devem ser compartilhadas com a equipe multidisciplinar que atende a criança, para garantir que as estratégias serão individualmente criadas com base no repertório da criança.
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