Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
Intervenção precoce: adulto segura tablet e criança aperta na tela

Intervenção precoce e autismo: entenda o que é e como procurar ajuda

A intervenção precoce é um dos pilares para o aprendizado de crianças com sinais de atraso no desenvolvimento.

Por meio dela, profissionais capacitados e a família podem estimular a criança de modo a trabalhar habilidades ainda não adquiridas e evitar que esse atraso se transforme em mais dificuldades ainda no futuro.

Isso sempre aproveitando a neuroplasticidade do cérebro infantil para criar esses momentos de aprendizagem contínuo e garantir estímulos corretos e direcionados durante o crescimento.

Para este texto, conversamos com Celine Saulnier, psicóloga clínica com mais de 20 anos de experiência em diagnóstico de TEA e distúrbios do neurodesenvolvimento.

Aqui, você entenderá quando uma intervenção pode ser considerada precoce, qual a importância das práticas baseadas em evidências no autismo e como escolher a melhor equipe para iniciar as intervenções em crianças com suspeita ou diagnóstico recente de autismo. Leia até o final!

O que é uma intervenção precoce?

A intervenção precoce refere-se a estratégias e terapias implementadas em crianças com autismo desde os primeiros sinais de desenvolvimento atípico, antes mesmo de existir um diagnóstico fechado.

Por meio dessa abordagem proativa, os profissionais conseguem melhorar habilidades sociais, emocionais, comunicativas e cognitivas.

Quando falamos em autismo, a intervenção precoce por meio das práticas baseadas em evidências é indicada mesmo se ainda há apenas uma suspeita de que aquela criança possa estar no espectro.

Isso porque, estudos mostram que, quanto mais cedo for iniciada, maiores as chances de reduzir comportamentos desafiadores e ajudar no desenvolvimento de curto e longo prazo da criança.

Dessa forma, a intervenção precoce entende que pela neuroplasticidade cerebral, a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar, é possível criar oportunidades de aprendizagem desde cedo, especialmente durante os primeiros anos de vida, contribuindo para o desenvolvimento infantil.

“As crianças certamente podem progredir em idades maiores, mas a taxa de ganho pode ser mais lenta. Quanto mais os atrasos ficam sem solução, maior o risco da criança de desenvolver comportamentos desafiadores para compensar as habilidades de comunicação mais funcionais limitadas (por exemplo, agressão, autolesão, colapsos comportamentais), resultando em um aumento da necessidade de intervenções adicionais”, explica Celine.

Quando uma intervenção é considerada precoce?

Mulher com a mão no ombro de homem que está sentado. A imagem representa Intervenção precoce no autismo.

A idade para uma intervenção ser considerada precoce varia em alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, país onde Celine atua, ela é precoce quando a criança tem entre 0 e três anos de idade, mas em alguns estados esta faixa etária pode aumentar até cinco anos.

Já no Brasil, esta intervenção é definida como precoce quando acontece na primeira infância, o que segundo o Ministério da Saúde é de 0 a 6 anos.

No entanto, conforme a especialista em análise do comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e profissional da Genial Care, Lívia Bomfim, os profissionais clínicos consideram, também, o que chamam de primeiríssima infância.

“Na definição do que é primeira infância, existe esse primeiro momento, de que vai dos 0 aos 3 anos, em que a neuroplasticidade está no ápice e a estimulação precoce pode trazer resultados mais rápidos”, explica ela.

Intervenção precoce no autismo

Seja com diagnóstico ou apenas com a suspeita, a intervenção precoce também é essencial no caso de autismo.

“Numerosos estudos demonstraram que a intervenção precoce está fortemente associada ao resultado ideal. Quando os atrasos de linguagem e/ou desenvolvimento são identificados precocemente, a intervenção para ensinar e promover essas habilidades ajuda a fechar a lacuna nos atrasos”.

“O resultado ideal é diferente para cada criança, mas o objetivo deve ser aumentar a capacidade da criança de ser o mais independente e autossuficiente possível na vida. Fechar lacunas nos atrasos cognitivos, de linguagem e de comportamento adaptativo está associado a uma maior independência na idade adulta”, pontua Celine.

Ela ainda reforça que não é necessário ter um diagnóstico de autismo para iniciar a intervenção.

“Em muitos casos, infelizmente, pode haver longos tempos de espera para obter uma avaliação diagnóstica abrangente. Se um diagnóstico for necessário para serviços de reembolso de seguro, obter qualquer diagnóstico pode ajudar a iniciar pelo menos alguns dos serviços”, reforça a psicóloga.

“Por exemplo, às vezes é mais fácil obter uma avaliação de fala para documentar um atraso de linguagem para iniciar serviços de fala (semelhante para avaliações ocupacionais e/ou fisioterapia para atrasos motores finos e grossos, respectivamente). Isso pelo menos permite que alguma intervenção comece antes que uma intervenção mais abrangente possa ser implementada após o diagnóstico de TEA”, explica.

Apesar disso, ela alerta para o fato de que a intervenção precoce não significa uma “cura” para o autismo!

Uma vez que o TEA não é considerado uma doença, as terapias visam abordar comportamentos desafiadores (aqui entram desregulação comportamental, agressão, automutilação, deficiências do funcionamento executivo, atrasos de comportamento adaptativo etc.) e atrasos no desenvolvimento.

Como escolher a melhor equipe para intervenção precoce no autismo

Por apresentar déficits em várias áreas, pessoas no espectro do autismo precisam de uma equipe multidisciplinar especialista em práticas baseadas em evidências, conjunto de procedimentos para os quais os pesquisadores forneceram um nível aceitável de pesquisa que mostra que a prática produz resultados positivos para crianças, jovens e ou adultos com TEA.

Nesse caso, podemos dizer que a utilização desses resultados de pesquisas, por exemplo, serve como ferramenta para atingir a evolução com as necessidades do indivíduo. Ou seja, não é um “achismo” – funciona mesmo tendo sido comprovado!

Além disso, é essencial que essa equipe também seja especialista em autismo. Mas a principal característica da intervenção precoce, segundo Celice Saulnier, é a individualidade.

“A intervenção também precisa ser individualizada com base nas necessidades específicas da criança para ser mais eficaz, e essas necessidades podem mudar com o tempo”.

“Tende a haver um equívoco de que mais horas de intervenção direta resultam em melhores resultados. No entanto, a qualidade dos serviços é mais importante do que a quantidade. Um estudo mostrou que a intervenção precoce intensiva consiste em ‘até 25 horas/semana’ de serviços, mas isso inclui serviços diretos, serviços educacionais e estratégias implementadas pelos pais”.

Presença parental: ponto-chave no desenvolvimento da criança com autismo

“Os pais são as figuras mais importantes na vida de uma criança e, como tal, são fundamentais para ajudar a promover o desenvolvimento de seu filho. Por esse motivo, é imperativo incluí-los no programa de intervenção de seus filhos”, afirma Celine.

“Todos os programas de intervenção devem incluir educação dos pais, coaching e treinamento sobre as estratégias, apoios, acomodações e modificações necessárias para promover o desenvolvimento de seus filhos”.

“Os pais não devem sentir que precisam ser um ‘terapeuta’ adicional para seus filhos, mas sim aprender os apoios necessários para aumentar o envolvimento social de seus filhos em contextos diários naturalistas”, conclui.

Estratégias de Intervenção Precoce

A intervenção precoce foca em estimular o desenvolvimento em várias áreas, incluindo cognição, linguagem, habilidades motoras e comportamento social. Dessa forma, ela consegue promover a independência e a autonomia da criança.

Para isso, é preciso que a equipe multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento da criança, crie estratégias de intervenção precoce individualizadas e de acordo com o perfil específico dela.

Essas estratégias podem ser feitas a partir de abordagens científicas de intervenção como: ABA, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, por exemplo.

Análise Comportamental Aplicada (ABA)

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência da aprendizagem que quando utilizada como embasamento para o atendimento de pessoas com transtornos do desenvolvimento como, por exemplo, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Ela foca em promover o ensino de novas habilidades e a ajudar a lidar com comportamentos desafiadores. Por meio dela os terapeutas conseguem fazer uma análise dos comportamentos, saber quais as influências ambientais disso e traçar estratégias que permitam ensinar novas habilidades.

Fonoaudiologia

Muitas crianças autistas enfrentam desafios na comunicação e interação social. Assim, a intervenção precoce focaliza na fonoaudiologia olha para essas habilidades, ajudando a criança a se comunicar de maneira mais eficaz e a se envolver em interações sociais significativas.

Existem algumas estratégias e abordagens que podem ser utilizadas pelos profissionais de fonoaudiologia, como a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e as pranchas de comunicação, como a PECS.

Terapia Ocupacional

Intervenções sensoriais feitas pela Terapia Ocupacional são uma excelente forma de diminuir a hiper ou hipossensibilidade das pessoas no espectro, e permitir menor desconforto com as sensações do mundo ao redor.

Através da T.O. é possível ajudar as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para desempenhar as atividades diárias de forma independente e significativa.

Isso quer dizer que ela ajuda na promoção, desenvolvimento e manutenção das atividades funcionais da rotina. Para pessoas com TEA, isso pode incluir tarefas como vestir-se, comer, comunicar-se e participar de atividades sociais, por exemplo.

Conclusão

A intervenção precoce é uma estratégia fundamental no desenvolvimento de crianças atípicas, assim como o autismo. Ela consegue proporcionar melhores chances de autonomia e integração social.

Ao procurar ajuda de profissionais especializados, os pais e pessoas cuidadoras estão dando o primeiro passo em direção a um futuro mais independente e inclusivo para suas crianças.

Importante lembrar que ao falarmos sobre a intervenção precoce no autismo, é fundamental entendermos que cada criança é única, e a abordagem terapêutica deve ser personalizada para atender às suas necessidades específicas.

Se identificou possíveis sinais de atraso em sua criança, e está buscando entender se eles podem representar risco para autismo, convidamos você a clicar no banner abaixo e fazer nosso teste da Escala M-CHAT, uma das ferramentas com validade científica mais utilizadas para detectar o autismo em bebês:

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso