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O ato de brincar é universal e atemporal, uma linguagem que permite que todas as crianças consigam explorar e conhecer o mundo ao seu redor. Mas para além de um simples momento de diversão, as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil, inclusive no âmbito da aprendizagem.
Assim, a importância do brincar desempenha um papel essencial para crianças no espectro, já que estratégias lúdicas conseguem direcionar as diferentes maneiras de brincar, focando no ganho e desenvolvimento de habilidades e repertório.
Neste artigo, exploraremos os benefícios do brincar para crianças com TEA e compartilharemos algumas brincadeiras específicas que podem auxiliar no seu crescimento e aprendizado. Confira!
A importância do brincar no desenvolvimento infantil
Brincar é uma parte importante do crescimento e desenvolvimento das crianças, ajudando-as a desenvolver várias habilidades, como imitação, atenção, memória e imaginação.
Além disso, as brincadeiras também ensinam sobre regras, relacionamento consigo mesmas e com os outros, e contribuem para o desenvolvimento do pensamento para as situações em que são expostas, seja brincando sozinhas ou em grupos.
De acordo com o estudo “O brincar e a criança com transtorno do espectro autista: revisão de estudos brasileiros” feito em 2020, o brincar é algo que as crianças fazem para satisfazer suas necessidades, reproduzir coisas que veem em sua vida cotidiana e se divertir de formas que não podem fazer em outras situações.
Além disso, existe um conceito chamado de “zona de desenvolvimento proximal” que significa que as crianças têm habilidades que ainda não estão totalmente desenvolvidas, mas que estão evoluindo.
Isso quer dizer que, entre o que a criança já desenvolveu e o que ela poderá desenvolver, existe um espaço onde, por meio de estímulos e mediação, a criança poderá atingir capacidades superiores às já alcançadas, e é aqui que a importância do brincar é ainda maior!
As diferentes maneiras de brincar
Quando pensamos na importância do brincar para criança autista precisamos levar em consideração que existem formas distintas de desenvolver habilidades e construir repertórios para a rotina.
Antes de conhecermos cada uma delas, é importante lembrar que todas essas maneiras são essenciais para um plano de desenvolvimento amplo da criança, contemplando as várias possibilidades e oportunidades de aprendizagem.
Brincar independente
Aqui, a criança autista consegue se engajar em atividades, com objetos e brincadeiras, sem precisar de outra pessoa para ensinar a função ou medir a ação. É quase que o brincar sozinho para aprendizado.
A importância do brincar independente é fundamental, já que ajuda no estímulo da autonomia e independência, diminuição de agitação, favorecendo a imaginação e criatividade. Além disso, é uma ótima forma de favorecer o enfrentamento de situações novas e autorregulação emocional.
Brincar funcional
Já no brincar funcional, a criança consegue dar funcionalidade a um ou mais objetos e brinquedos que envolvem aquele momento, como, por exemplo: chutar uma bola no gol, fazer um carrinho andar ou ler um livro para uma boneca.
Com esse propósito é possível fazer a criança entender melhor o mundo ao redor, estimular a sua paciência e concentração, além de proporcionar reconhecimento de lógica e sequência de comportamentos.
Brincar simbólico
Quando falamos de brincar simbólico, estamos nos referindo ao ato de usar um objeto ou brinquedo como se fosse outro, criando um aspecto imaginário. Isso ajuda a expandir possibilidades durante a brincadeiras, e mostra que a importância do brincar vai além do momento presente, mas também ajuda na criação de repertório.
Entre os benefícios podemos destacar o desenvolvimento de competências como imaginação e raciocínio, o trabalho de abstração e o estímulo de flexibilização e superação de desafios a partir de novas possibilidades.
Além de tudo isso, o brincar simbólico também prepara a criança autista para outras interações sociais, já que estimula uma conversação e imaginação.
Brincar de faz de conta
Bem próximo do brincar simbólico, nessa modalidade a criança consegue atuar e trocar de papéis durante a brincadeira. Dessa forma, ela consegue pensar, elaborar, construir e representar usando a criatividade.
A importância do brincar de faz conta está no trabalho da linguagem, estímulo de interesse pelo outro, favorecimento da identidade e afetividade e é claro, expansão do ambiente em que está.
Além de tudo isso, esse brincar também prepara a criança para outras interações sociais, já que estimula uma conversação e imaginação.
Brincar compartilhado
Por fim, no brincar compartilhado temos um aspecto de troca, onde cada parceiro tem sua vez, em trocar de turno comunicativas, necessitando da interação social como parte da brincadeira.
Esse ato ajuda na promoção de sensação de pertencimento, construção da autoestima, aprendizado de regras e costumes sociais, além de trabalhar a linguagem e ensinar a dividir e compartilhar.
Benefícios do brincar para a criança com TEA
O brincar deve sempre ser estimulado nas crianças e levado a sério. Por mais lúdico e divertido que esse momento seja para o pequeno, ele também é fundamental para o desenvolvimento e socialização de crianças com TEA.
Entre os principais benefícios de ter estratégias bem direcionadas nesse sentido, sempre respeitando as etapas do desenvolvimento e particularidades de cada criança, temos:
- Estímulo social: o brincar promove interação social, ajudando as crianças com TEA a desenvolverem habilidades sociais fundamentais para as trocas diárias. Brincar com colegas, familiares e amigos permite que elas pratiquem a empatia, comunicação e compartilhamento de emoções e sentimentos.
- Melhora da comunicação: o ato de brincar, muitas vezes, envolve o uso da linguagem, seja através da comunicação verbal, gestos ou expressões faciais. Isso é uma oportunidade maravilhosa para crianças com TEA praticarem e aprimorarem suas habilidades comunicativas.
- Desenvolvimento cognitivo: brincar é uma forma natural de aprendizado. Assim, as brincadeiras estimulam o pensamento criativo, a resolução de problemas e a criatividade, permitindo que as crianças explorem e desbravem o mundo ao redor.
- Redução do estresse e regulação emocional: a importância do brincar é vista também como forma de regulação emocional, já que esse ato ajuda a reduzir ansiedades e momentos de crise em crianças no espectro, permitindo que elas fiquem mais confortáveis e seguras durante atividades que gostam.
- Desenvolvimento motor: Muitas brincadeiras envolvem movimentos físicos, o que contribui para o desenvolvimento motor das crianças. Isso é particularmente importante para crianças com TEA, que podem ter desafios na coordenação motora.
A importância do brincar e a participação dos pais
A criança autista precisa ser estimulada a aprender de formas naturais e efetivas, e as interações lúdicas e brincadeiras contribuem muito para isso.
É muito mais do que apenas diversão; é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
O que torna essa jornada de descoberta ainda mais significativa é o envolvimento ativo e carinhoso dos pais. Por isso, os pais e todo o núcleo familiar têm um papel essencial nesse processo.
Todos que fazem parte do dia a dia da criança precisam estar envolvidos na hora do brincar, já que ajuda ela ter mais perspectiva do que pode ser feito. Isso porque, o brincar é uma parte essencial do crescimento de uma criança.
Quando os pais se envolvem no brincar de seus filhos, essa interação torna-se um momento precioso de conexão. É uma oportunidade para os pais compreenderem as necessidades, desejos e personalidades únicas de seus filhos.
Essa interação fortalece os laços familiares e a criação do vínculo parental, aumentando a confiança mútua e o amor compartilhado.
Além disso, ao brincar com seus filhos, os pais podem ajudá-los a expressar sentimentos, lidar com desafios emocionais e desenvolver a empatia. O ato de brincar pode ser terapêutico, proporcionando um espaço seguro para explorar emoções.
O que contribuiu efetivamente para o protagonismo infantil dentro do espectro!
Por isso, a participação ativa dos pais no brincar de seus filhos é uma maneira poderosa de enriquecer o desenvolvimento infantil. É um investimento no crescimento físico, mental e emocional das crianças, ao mesmo tempo, em que cria momentos especiais que durarão toda a vida.
Quais brincadeiras podem ser feitas com crianças autistas?
É muito importante lembrarmos que cada criança é única e tem suas preferências, gostos e particularidades. Por isso, não existe uma brincadeira certa ou errada quando falamos do desenvolvimento infantil.
O que existem, são brincadeiras e jogos que fazem parte do repertório e gostos de uma criança, ajudando-a desenvolver o lúdico por meio da diversão. Por isso, é fundamental sempre respeitar o perfil individual de cada criança e pensar em oportunidades que combinem com seu gosto.
O importante é oferecer um ambiente de apoio e incentivar o brincar de maneira que seja confortável para a criança. O brincar é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento, proporcionando diversão e aprendizado simultaneamente.
Aqui você encontra algumas opções de brincadeiras que podem ser aplicadas no dia a dia:
Brincadeiras de imitar (jogos de imitação)
As brincadeiras de imitar não apenas estimulam a criatividade, mas também ajudam as crianças a compreenderem o mundo ao seu redor.
Quando as crianças imitam adultos ou outras crianças, estão aprendendo a se comunicar, a entender papéis sociais e a desenvolver habilidades cognitivas.
Além disso, essas brincadeiras fortalecem os laços entre pais e filhos, criando momentos especiais de conexão.
Aqui é possível fazer jogos de imitação, usar brinquedos para criar histórias sociais, sentar em frente ao espelho e promover mímicas e gestos.
Brincadeiras que promovem a comunicação
A comunicação é uma habilidade fundamental que as crianças com TEA podem aprimorar através do brincar.
Brincar com jogos que envolvem diálogo, gestos e interações verbais ou não verbais é uma maneira eficaz de promover o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
Além de ser uma experiência de aprendizado, essas brincadeiras também podem ser divertidas e fortalecer o relacionamento entre pais e filhos.
Atividades ao ar livre
As atividades ao ar livre são uma excelente maneira de as crianças com TEA explorarem o mundo e desenvolverem suas habilidades motoras.
Elas podem descobrir texturas, cores, sons e o ambiente natural enquanto se divertem ao ar livre.
Caminhadas na natureza, piqueniques, jogos esportivos e até mesmo brincadeiras na areia ou na água são oportunidades para um desenvolvimento saudável e para aprimorar habilidades sensoriais.
Além disso, o ar livre oferece uma variedade de estímulos que podem beneficiar crianças no espectro.
Conclusão
O brincar é uma parte fundamental do crescimento e desenvolvimento de todas as crianças, e para aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus benefícios são ainda mais notáveis.
Essas atividades não apenas proporcionam momentos de alegria e diversão, mas também desempenham um papel vital no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor dessas crianças.
É essencial lembrar que, enquanto compartilhamos algumas brincadeiras específicas, cada criança é única, e suas preferências podem variar.
Portanto, a chave para promover o brincar saudável para crianças com TEA está na observação, adaptação e no apoio individualizado.
Aqui em nosso blog, temos um conteúdo com dicas de 5 brincadeiras para integração sensorial no autismo que podem ajudar na hora de criar momentos inesquecíveis e divertidos, olha só:
5 dicas de brincadeiras para integração sensorial no autismo