Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?

Heloise Rissato
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 Atualizado em 28 de junho de 2023
Índice de Conteúdos
Você sabia que em abril temos o dia do autismo? Todo ano temos uma campanha nacional para o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, dia 2 de abril, e em 2023, a Genial Care fará parte da campanha nacional de conscientização do autismo, que tem como tema: “Mais informação, menos preconceito”.
A data surgiu em 2 de abril de 2008 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com intuito de levar cada vez mais informação à população como forma de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas autistas e suas famílias, ampliando os espaços de comunicação, inclusão e representatividade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a população.
A popularização desse dia é uma excelente maneira de acabar com a falta de compreensão que ainda tem um impacto muito grande sobre autistas, suas famílias e as comunidades.
“A estigmatização e a discriminação associadas às diferenças neurológicas continuam sendo obstáculos substanciais ao diagnóstico e às terapias, uma questão que deve ser abordada tanto pelos formuladores de políticas públicas nos países em desenvolvimento quanto pelos países doadores”, reforça a ONU.
Campanha da Genial Care para o mês da conscientização do autismo
Nosso foco esse ano é usar toda a campanha que envolve o dia do autismo como forma de conscientizar cada vez mais pessoas sobre o TEA, fortalecendo o acesso à informação verdadeira para reduzir a discriminação e o preconceito e ampliar espaços de fala.
Serão vários eventos ligados a essa campanha do autismo que irá se iniciar com a nossa participação no Seminário Rio TEAMA, quinta edição, que será feita uma semana antes do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nos dias 24, 25 e 26 de março.
Esse é um evento pensado para disseminar conhecimentos atualizados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com palestrantes de renome nacional e internacional, que irão debater as terapias, tratamentos, medicamentos, diagnóstico precoce, educação inclusiva, direitos dos autistas, autismo adulto e outros.
Além disso, também vamos participar, ao lado de famílias e pessoas autistas, na caminhada de São Paulo no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 02/04, domingo, na Av. Paulista.
A caminhada é uma forma de potencializarmos a disseminação de informações verdadeiras e levando dados confiáveis sobre o espectro do autismo e trazer mais pessoas autistas e suas famílias como protagonistas da nossa sociedade.
Também faremos um Congresso Online em parceria com a Revista Autismo para colocar o autismo em pauta disseminando “Mais informação, menos preconceito” tema nacional do mês de abril.
A data é 06/04, quinta-feira, às 18h no nosso canal do Youtube. Fique atento em todas as nossas redes sociais, pois os palestrantes ainda serão divulgados. Acesse e se inscreva:
Tema nacional da campanha do dia do autismo em 2023
De encontro com a importância do dia do autismo na contribuição de informações verdadeiras e conscientização sobre o transtorno, o tema nacional da campanha em 2023 será “Mais informação, menos preconceito”.
Esse tema reflete valores e posicionamentos que estamos constantemente reforçando. Quebra de barreiras para acesso a direitos estabelecidos e construção de novos direitos. Inclusão social, saúde, educação, moradia, segurança, mercado de trabalho, com dignidade e participação cidadã.
Desde 2019, a Revista Autismo lança um tema nacional para a data, como uma forma de compartilhar a mesma mensagem para todos, sendo mais efetivo e gerando mais união com toda a comunidade do autismo.
Além disso, a data é marcada por diversas caminhadas e eventos espalhados pelo Brasil, como forma de aumentar a divulgação da causa, como falamos anteriormente, marcaremos presença na caminhada de São Paulo, no dia 02/04, na Av. Paulista.
Por conta da pandemia da Covid-19, essa caminhada estava em pausa desde 2020, mas esse ano já tem data confirmada no Rio de Janeiro e São Paulo.
A importância do dia do autismo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo e não apresenta nenhuma característica física que pode ser identificada pelo olhar, fazendo com que muitas pessoas ainda usem a expressão capacitista “nem parece autista”.
Essa fala é capaz de invalidar todas as dificuldades e barreiras que autistas e suas famílias têm, principalmente quando pensamos nos diferentes níveis de suporte de cada pessoa no espectro.
Precisamos lembrar que: não existe uma “cara” para autismo e não existe autismo melhor ou pior. O que existe são níveis de necessidade de suportes diferentes, além das individualidades de cada pessoa no espectro.
Exatamente por isso que o abril (conhecido também como Abril Azul) é um mês tão importante para pessoas no espectro e suas famílias, já que expressões e falas como essas apenas ajudam a reforçar uma “falsa normalidade”.
Conforme a conscientização sobre o TEA aumenta, e a população têm mais acesso a informações de qualidade sobre o tema, sendo possível expandir as conversas sobre acessibilidade, inclusão e diversidade para que a sociedade entenda que não existe algo “normal”, mas sim diferente da expectativa.
É preciso repensar no uso exclusivo da cor azul para representar o espectro
É muito importante desconstruirmos possíveis estereótipos do autismo, e isso engloba olharmos para o azul como algo característico do diagnóstico só em meninos. Até alguns anos atrás, os estudos voltados para entender melhor o autismo, eram centrados em homens, o que pode ter facilitado bastante o diagnóstico para esse grupo.
Esse, inclusive, é um dos principais motivos para a cor azul ser definida no passado como um dos símbolos do autismo. Mas sabemos que isso vem mudando, e que a camuflagem social no autismo é um dos fatores que diminui a incidência de laudos em pessoas do sexo feminino.
As comunidades são feitas de pessoas com múltiplas linhas de pensamentos e percepções, e na comunidade do autismo não é diferente.
Nesse contexto, existe uma série de críticas apresentadas ao Abril Azul pelo uso exclusivo dessa cor para representar o autismo.
São muitos os ativistas autistas que defendem o uso do símbolo do infinito, que engloba todas as cores do arco-íris, como forma de representar a neurodiversidade no espectro, e também a diversidade de raça, identidade de gênero e sexualidade das pessoas autistas.
Que tal continuar a leitura sobre os símbolos do autismo e a diferença entre eles? Basta clicar no botão abaixo para acessar nosso conteúdo sobre o assunto:
Símbolos do autismo: saiba quais são e os significados
Conheça nosso atendimento padrão ouro em intervenção para autismo
Quero conhecer


Escrito por:
Heloise Rissato
Esse artigo foi útil para você?
Artigos relacionados
Receba conteúdos geniais !
Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.